• Andrey Daher Coelho

[Review] SaGa Frontier Remastered - A Obra-Prima de Volta a Vida no Nintendo Switch


SaGa Frontier é uma Obra-Primados RPGs que muitos não tiveram a oportunidade de jogar em seu lançamento originalmente no PlayStation 1, mas graças a modernidade, hoje nós podemos desfrutar dessa obra no Nintendo Switch e com diversas melhorias.


Em SaGa Frontier Remastered, os jogadores podem escolher um protagonista de sua preferência e embarcar em uma história única para cada personagem, com objetivos e finais diferentes.


Os fãs podem esperar uma nova evolução no enredo com a adição do novo protagonista - Fuse. Com gráficos lindamente remasterizados, novos eventos e recursos que não foram implementados na versão original, os fãs irão desfrutar deste título clássico que agora se tornou mais amplamente disponível em consoles modernos.



NOVOS RECURSOS PRINCIPAIS

⦁ Novo personagem principal, Fuse! - Anteriormente conhecido como “o cenário perdido”, os jogadores agora poderão jogar como um novo personagem principal, Fuse, assim que as condições forem cumpridas. O cenário Fuse apresenta ótimas novas faixas musicais de Kenji Ito e está repleto de novos conteúdos. Descubra um lado diferente dos outros personagens principais.



⦁ Gráficos aprimorados e novos recursos extensos - SaGa Frontier Remastered foi atualizado com gráficos de alta resolução, permanecendo fiel ao estilo e tom únicos do jogo original. Novos recursos adicionais foram adicionados, incluindo o modo de velocidade dupla, tornando o jogo mais suave do que nunca e oferecendo uma experiência em 1080p na TV e 720p no portátil.


⦁ Phantom Cutscenes finalmente implementado - Várias cutscenes que foram cortadas foram adicionadas ao cenário de Asellus, permitindo aos jogadores mergulhar mais fundo na história do que antes.



RECURSOS DO SISTEMA DE JOGO

⦁ Cenário livre - A história começa selecionando um dos oito protagonistas. Desfrute de histórias ramificadas e mudanças nos finais que resultam das escolhas correspondentes.


⦁ Batalhas - Desfrute de batalhas formando três equipes de quinze personagens, incluindo o protagonista. Os encontros do símbolo desencadeiam batalhas e a força de um monstro inimigo muda de acordo com o número de vezes que os jogadores se envolveram em batalha com o monstro.(Então não tenha medo ou vergonha de ativar a opção de fugir das batalhas caso você veja que será impossível a vitória, acredite, isso pode acontecer com bastante frequência).



⦁ Glimmer - Adquira novas técnicas por meio de “Glimmers” que ocorrem aleatoriamente durante a batalha. Pode haver momentos em que os “Glimmers” influenciam o resultado ...?!


⦁ Combos - Quando as condições são atendidas, ocorrem “combos” nos quais técnicas, feitiços e ataques especiais são desencadeados consecutivamente, desenrolando batalhas dramáticas. Uma das coisas mais legais do jogo é o sistema de level up, que não é medido por level como nos RPGs mais tradicionais, ao invés disso, o personagem vai ganhando upgrade automático de seus atributos conforme for batalhando, e muitas das vezes ganham novas habilidades durante as lutas, apenas por usar uma determinada arte ou habilidade consecutivamente.



ATUALIZAÇÕES DE RECURSOS DO JOGO

⦁ Nova IU - a IU foi redesenhada para a geração atual de plataformas de jogos, incluindo suporte a mouse para PC (STEAM).


⦁ Modo New Game + : Com o Novo Jogo +, os jogadores agora podem transportar os dados salvos existentes, incluindo itens, técnicas, atributos e muito mais, quando começam um novo jogo com Novo Jogo +.


⦁ Gráfico de história - Acompanhe a história de cada personagem com o novo recurso de gráfico de história, permitindo que você veja a jornada de cada protagonista enquanto joga.


⦁ Salvamento automático - com o novo recurso de salvamento automático, os jogadores não precisam mais se preocupar em perder seu progresso durante o jogo.(Acredite, é muito comum dar game over nas primeiras vezes em que joga, o game te da muita liberdade de exploração e as vezes é comum ir para um lugar errado com inimigos com level bem acima).


⦁ Aumentos de velocidade - Acelere seu ritmo de jogo, utilizando opções de aumento de velocidade duplo ou triplo para eventos, cenas de batalha e passagem de mapa.



CONHEÇA OS PROTAGONISTAS DE SAGA FRONTIER REMASTERED


Cada um dos oito heróis em SaGa Frontier Remastered tem seus próprios objetivos pessoais e encontrarão seus próprios destinos diferentes, com o sistema de cenário livre mudando a forma como suas histórias se desenrolam com base nas escolhas que você faz ao longo do caminho. (Isso mesmo, estamos falando de um jogo da geração 32bits amigos).



Conheça os oito protagonistas e escolha seu personagem favorito para criar sua própria história única!


RED - Um aprendiz de engenheiro a bordo do luxuoso navio de passageiros, Cygnus, cuja fachada sorridente esconde seu passado trágico; sua família foi assassinada por uma organização maligna conhecida como “BlackX”. Salvo da morte por um ser misterioso, ele herdou superpoderes que podem salvar o mundo da ruína certa. Um de seus principais pontos fortes é ser capaz de se transformar em um herói em circunstâncias específicas.


BLUE - Nascido com uma centelha de poder mágico insondável, o costume local dita que ele só será capaz de alcançar seu verdadeiro potencial se seu irmão gêmeo morrer por suas mãos. Junte-se a Blue em sua jornada para derrotar seu irmão gêmeo, Rouge, e reivindicar seu direito de nascimento. Use seu dom de “Realm Magic”, um poder que apenas aqueles que nasceram e foram criados no Magic Kingdom possuem, para ajudá-lo em sua jornada.



T260G - Mecanismo feito a partir de um núcleo antigo descoberto em uma escavação arqueológica a quem foi confiada uma missão vital. Devido a uma falha de memória, o T260G não foi capaz de lembrar completamente a missão e esqueceu seu propósito de vida. Observe a mudança do tipo de corpo do T260G conforme você avança ao longo de sua história.


LUTE - Um jovem desobediente e que cresceu no campo, pega seu instrumento musical e sai de sua terra natal pela primeira vez. Lute é o único protagonista que pode ser retirado da party.


EMILIA - Uma ex-supermodelo que assumiu a culpa pelo assassinato brutal de seu noivo, Emilia agora caça o homem mascarado chamado Joker para levar a morte de seu noivo à justiça. Use suas habilidades únicas e especiais com novos trajes que podem ser obtidos ao longo de sua história.


ASELLUS - Salva da morte por Orlouge, o rei dos místicos, ela foi transformada na única metade humana, metade mística que o mundo já viu. Agora ela busca um significado em um mundo onde nunca é verdadeiramente aceita. Faça uso de seu poder de “transformação mística”, mas com cautela.



RIKI - Um monstro em busca de anéis para salvar sua terra natal, Margmel, que está fadada a expirar a qualquer momento. Os anéis que Riki procura são considerados essenciais para evitar que sua terra natal caia em ruínas. Como um monstro, Riki pode absorver habilidades de outros monstros para se transformar.


FUSE - Um detetive cuja natureza temperamental tem levado muitos a pensar nele como um fusível curto, daí o apelido “Crazy Fuse” (nome real Roster), mas todos o chamam apenas de “Fuse”. Embora seus métodos tenham sido chamados de “extremos”, sua percepção e instinto o tornam sem igual entre suas fileiras. Fuse pode recrutar muitos personagens, incluindo outros protagonistas, permitindo uma grande variedade de equipes.



DICAS DE JOGO


⦁ O nível de poder dos inimigos que você enfrenta dependerá do número de batalhas que você travou. Aumente o nível de seus personagens de acordo para enfrentar chefes diferentes.

⦁ Usar ataques básicos geralmente leva ao aprendizado de novas habilidades.

⦁ Usar as habilidades aprendidas às vezes permitirá o aprendizado de ataques de nível superior.

⦁ Ao usar habilidades, há uma chance de que eles façam um ataque combinado que causa um dano maior.

⦁ Apenas humanos e místicos podem usar magia e místicos geralmente são os melhores usuários de magia.

⦁ Os jogadores podem começar a jogar SaGa Frontier Remastered como qualquer um dos protagonistas, a experiência de jogo será divertida e oferecerá um enredo único e intrigante para cada personagem, independentemente de quem você joga. Se esta é a primeira vez que você joga SaGa Frontier Remastered e não consegue decidir com qual personagem jogar, recomendamos começar com Red ou Emilia e, em seguida, T260G ou Assellus.



O som do jogo também é algo maravilhoso que precisa ser destacado. As composições são muito bem feitas e dão todo aquele charme ao RPG, tornando cada lugar com uma ambientação única e alimentando o senso de exploração do jogador. Infelizmente o jogo não conta com o sute ao português brasileiro.



Veredito

SaGa Frontier Remastered é um jogo incrível em todos os aspectos, é sem dúvidas um jogo muito a frente do seu tempo e muito ambicioso. A possibilidade de ter diversos personagens com enredos diferentes para se jogar e com histórias cruzadas e finais diferentes, com combinações diferentes, faz dele um jogo riquíssimo até para os padrões atuais. Sua arte envelheceu bem com a remasterização em HD e nos dá todo aquele charme dos RPGs da geração 32bits. As melhorias na qualidade de vida e adições extras fazem dele uma experiência ainda melhor do que a original e a chegada de Fuse ao jogo deu a ele mais um propósito. Apesar de não ser um jogo de RPG que te pega pela mão, SaGa Frontier realmente me impressionou e me agradou além das minhas expectativa, é um jogo sem sombra de dúvidas essencial para todos os amantes de RPG, é um presente da Square Enix para todos nós que amamos esse gênero e mostra mais uma vez que existem jogos que sobrevivem ao tempo graças a genialidade e a coragem de seus produtores. Indispensável para os fãs de RPG e que tem um Nintendo Switch.

Nota: 9/10