top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review] The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV para Nintendo Switch - A Obra-Prima


Em um mundo em chamas com a guerra, heróis devem se unir.


O final aguardado jogo épico vem à tona no capítulo final do Trails of Cold Steel saga! É GUERRA! O continente Zemuria é arrastado para o conflito. Os heróis da Class VII, velhos e novos, devem se unir para acabar com o conflito antes que ele consuma o continente.


A situação escapou das mãos dos heróis quando os aliados morreram, o Grande

Crepúsculo começou, uma guerra em todo o continente parece prestes a começar e o protagonista principal caiu nas mãos do inimigo. Como a parte final da saga de Erebonian, The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV tem muito a resolver e muitas expectativas a cumprir. A Nihon Falcom proporcionou uma montanha-russa de emoções envolta em uma aventura de mais de 100 horas e os fãs da série Trails acharão que este conto vale o pesado investimento de tempo.


Trails of Cold Steel é uma série de RPG muito aclamada por seus fãs e que começou a ganhar destaque no ocidente depois da chegada do terceiro jogo no Nintendo Switch.


O game se trata de um RPG japonês com batalhas por turno e com exploração em terceira pessoa quando não se está em batalhas.


Não deve ser nenhuma surpresa que Cold Steel IV faz um excelente trabalho reunindo todas as pistas que foram espalhadas pelos primeiros três jogos, mantendo uma tradição geral incrivelmente consistente. Uma localização de alto nível, incluindo uma dublagem fabulosa para o inglês, faz com que os personagens de Erebonia ganhem vida. A história é totalmente original, o que a Falcom faz excepcionalmente bem é pegar um elemento em comum e distorcer o clichê de maneiras imprevisíveis, é bom ver a velha e a nova Classe VII se unindo em uma unidade sólida e amorosa, apesar de suas origens variadas.



O game por ter uma narrativa nova, não te obriga a ter jogado os games anteriores para entender a trama que se inicia nesse jogo, embora seja recomendado que o jogador jogue os outros capítulos para entender melhor as referências e até os eastereggs. Vale lembrar também que existe um novo título da série já em produção, então os fãs podem ficar tranquilos pois a serie Trails irá continuar mais forte do que nunca.


As opções de transporte introduzidas no jogo anterior também voltaram, já que as bicicletas Orbal e os cavalos estão disponíveis para o grupo viajar em um ritmo rápido; essas opções mais rápidas agora são desbloqueadas de forma mais sensata depois que uma região for concluída, ao contrário de quando se chega pela primeira vez. Como muitas missões encorajam o jogador a revisitar o terreno previamente visitado, ou a continuação de um enredo requer o retorno a uma zona limpa, montar em um cavalo para driblar os inimigos é um belo toque.



Com mais de 20 personagens jogáveis ​​e vários convidados, manter o equipamento de todos em ótima forma é um desafio. Exatamente isso, mais de 20 personagens jogáveis, é um RPG colossal !


A nova Classe VII tem muitas opções de aliados, sempre mais do que pode caber no grupo. Como um grande elenco está disponível desde o início e aumenta para vinte personagens jogáveis ​​no capítulo final, os U-Materials usados ​​para criar equipamentos especiais, armas de reforço e criar orbitais poderosos são altamente cobiçados desde o início. Personagens que não estão no grupo ativo continuam ganhando experiência, mas só desbloquearão novas habilidades enquanto estiverem no grupo ativo. Felizmente, a maioria dos personagens pode ser equipada livremente.



Não há grandes mudanças de combate de Cold Steel III para Cold Steel IV, e o combate por turnos permanece o mesmo com alguns ajustes bem-vindos de qualidade de vida. O grupo agora pode armazenar até sete Brave Points, tornando os Brave Orders de alto custo mais atraentes. O novo sistema de Trial Chest coloca de dois a quatro aliados específicos contra um mini-chefe, incentivando bastante a rotação do grupo ao exigir personagens específicos.



Grandes batalhas de robôs continuam a ser uma parte fundamental do processo enquanto a rivalidade entre os Cavaleiros Divinos começa, enquanto uma linha atualizada de Panzer Soldats percorre o continente esperando Rean e seus aliados. Descobrir qual das três seções de cada mech (braço, corpo ou cabeça) é fraco para atacar durante cada fase do combate continua sendo uma estratégia crucial para derrubar cada inimigo com armadura, e os pontos fracos de cada modelo podem mudar de batalha para batalha, adicionando uma camada de imprevisibilidade.



O game também conta uma espécie de jogo de cartas chamado de "Vantage Masters" , que com toda certeza vai agradar aos fãs mais aficionados em card games imbutidos em jogos de RPG, de certa forma lembra algo que foi introduzido anos atrás em Final Fantasy 9.



A trilha sonora do jogo é fantástica e deixa cada local com uma identidade única. Nós estamos falando de um grande jogo de RPG aqui, em todos os sentidos e muito bem balanceado. Sua trilha sonora não poderia ser diferente. O jogo infelizmente não conta com o suporte ao português brasileiro.


Os gráficos são os melhores da série até agora e fica lindo de desfrutar no seu Nintendo Switch em uma tv grande ou no modo portátil. A arte do jogo se mantém intacta e original, assim como os visuais foram aprimorados mas sem perder a sua natureza.



Veredito

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel IV é a conquista de uma história excepcionalmente bem escrita com muitas lágrimas e risos misturados em um pacote atemporal . A iteração contínua de um sistema de combate já excelente e o ritmo aprimorado após o primeiro ato se juntam para criar uma experiência única que, sem dúvida, merece ser valorizada .Para aqueles que jogaram os jogos anteriores, a viagem valeu a pena. O capítulo final da Class VII realmente é algo formidável e sem dúvidas agradará até os jogadores que estão querendo tentar a série pela primeira vez. Tudo no jogo foi feito com amor, dá para perceber todo o carinho e o aprendizado ganho durante os anos para se chegar a um denominador comum aqui. Estamos falando de um rpg colossal de 100 horas ou mais, com muita exploração e conteúdos para desfrutar, além de uma enorme gama de personagens para serem usados. Trails of Cold Steel 4 é um jogo excelente e é indispensável para todo fã de RPG japonês e para todos os fãs da série Trails. São essas excelências que me fazem amar cada vez mais os jogos de RPG.

Nota: 9/10
bottom of page