• Andrey Daher Coelho

[Review] Star Wars Republic Commando é a nova remasterização do clássico para Nintendo Switch



O caos estourou em toda a galáxia. Como líder de um esquadrão de elite da República, sua missão é se infiltrar, dominar e, por fim, aniquilar o inimigo.


Boss, Fixer, Scorch e Sev, mais conhecidos como Delta Squad, estão de volta! Seu time seguirá seus pedidos e sua liderança, trabalhando juntos como uma equipe - de forma instintiva, inteligente, imediatamente.



Bem-vindo às Guerras Clônicas: o caos estourou em toda a galáxia. Como líder de um esquadrão de elite dos Comandos da República, sua missão é se infiltrar, dominar e, por fim, aniquilar o inimigo.


Lute contra inimigos implacáveis: Lute contra uma variedade de inimigos mortais e altamente inteligentes - desde os brutais mercenários Trandoshanos até os guerreiros insetóides voadores de Geonosis.


O esquadrão é sua arma: Seu esquadrão seguirá suas ordens, executando comandos complexos e manobras estratégicas. Você é o líder deles. Eles são sua arma.



Originalmente lançado para o primeiro Xbox, Star Wars Republic Commando ganha uma segunda chance agora no Nintendo Switch e PS4. O game está com gráficos remasterizados em Full HD, com texturas de melhor qualidade e imagem mais nítida.


Como dito acima, o jogo se passa durante a guerra dos clones, e o jogador assume o papel não apenas de um clone, mas de um esquadrão. O grande diferencial do jogo é justamente esse, o jogo se trata de um FPS mas com o jogador tendo opções de comando tático para seu esquadrão, algo que foi muito bem aplicado.



Apesar de ser um jogo antigo, suas mecânicas de posicionamento do esquadrão ainda continua moderna e muito bem aplicada. Após algum tempo de jogo, já se torna algo normal e intuitivo da sua jogatina. Dê ordens aos membros do esquadrão para se posicionar atrás de uma barricada, ou para focarem o dano em um inimigo, assim como pedido de reanimação, ou mandar algum dos membros da equipe para se curar.



A trilha sonora é muito boa, como é esperado em um jogo no universo de Star Wars, músicas orquestradas e toda aquela sonoplastia que marcou o clássico de George Lucas. o game não conta com suporte ao português infelizmente.


Graficamente falando, o game envelheceu um pouco mal, é notável que os gráficos são datados, mas a sua mecânica conseguiu sobreviver ao tempo, então é algo que compensa. Mas não pense que o jogo é feio, pelo contrário, é um jogo muito bonito, principalmente para os padrões da época, assim como os grandes jogos e Star Wars, ele consegue ser imersivo e levar o jogador até as mais diversas situações. Uma observação a ser notada é que o game infelizmente não conta com o multiplayer, diferente da versão original lançada no primeiro Xbox.



Veredito

Star Wars Republic Commando é um clássico de Star Wars e todo fã da franquia merece dar uma olhada nele. Seus gráficos são um pouco datados, mas sua atmosfera e seu gameplay ainda são modernos e graças a essa remasterização nós podemos desfrutar desse clássico nos dias modernos em televisões modernas. Não é um jogo perfeito, mas é um jogo que trás um sentimento de nostalgia enorme para muitos que o jogaram na época e também pode ser encarado como um novo produto oficial de Star Wars para quem não jogou. O fato de ter um jogo que se passa durante a guerra dos clones é algo incrível e mostra como o universo de Star Wars é rico. A Aspyr está fazendo um excelente trabalho de trazer jogos clássicos de Star Wars de volta a vida e fico feliz de poder joga-los em qualquer lugar e a qualquer hora no Nintendo Switch. Todo fã de Star Wars precisa dar uma chance a este jogo.

Nota: 8/10