top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review] Balan Wonderworld - Abram as Cortinas no Nintendo Switch



Gostaria de antes de começar a Review, colocar a nota oficial do criador do jogo.


Nota do Criador:

Todo mundo tem suas preocupações e suas lutas. Manter um equilíbrio entre emoções positivas e negativas em nossas vidas não é fácil, então quando eu tive a oportunidade de trabalhar em um jogo que captura esse mesmo tema, fiquei extremamente animado. Um tema como este muitas vezes pode ser difícil de expressar com palavras ... muito mais quando você leva em consideração as fronteiras culturais. Com BALAN WONDERWORLD, queríamos criar um jogo que é tão universalmente atraente e compreensível quanto possível, então havia vários aspectos-chave do jogo que colocamos muito em consideração.
Um aspecto importante em que nos concentramos foi como poderíamos contar uma história sem palavras. Para conseguir isso, nos concentramos na criação de várias dinâmicas e mundos coloridos, cheios de personagens e designs caprichosos, e abordamos nossa narrativa por meio desses visuais e da música.
Outra grande parte de dar ao jogo um apelo universal é o uso do teatro musical. O teatro musical é apreciado em todo o mundo - e claro, ele usa música e dança para contar histórias - por isso descobrimos que é uma influência sonora e visual perfeita para os mundos fantásticos que queríamos para criar.
O terceiro ponto que gostaria de mencionar é a jogabilidade e seu foco nas fantasias; trajes concedem ao jogador a capacidade de realizar uma ampla variedade de ações que se relacionam com os quebra-cabeças e desafios que o aguardam. Com este sistema, os jogadores têm a liberdade de experimentar os vários estilos de jogo e para utilizar os trajes que mais gostam. O jogo é projetado para encorajar diferentes abordagens, caminhos e soluções, então não existe uma maneira “certa” de jogar.

Assinado:Naoto Ohshima


Em BALAN WONDERWORLD, os jogadores irão explorar a fantástica terra do Mundo das Maravilhas junto com as estrelas, Leo e Emma.


Com a ajuda do enigmático maestro Balan, os jogadores devem ajudar a restaurar o equilíbrio dos corações de doze almas perturbadas para limpar o Negati, manifestações físicas de preocupação e outras emoções negativas. Para conseguir isso, os jogadores irão pular, escalar, voar, esmagar e muito mais, enquanto eles exploram uma infinidade de áreas exclusivas, coletando mais de 80 trajes exclusivos que concede poderes especiais para ajudá-los ao longo do caminho. A aventura pode ser experimentada no modo para um jogador e com um amigo no sofá co-op, onde juntos, eles podem combinar habilidades criativas de roupas para derrotar os inimigos e salvar o dia.



O objetivo do jogo é conquistar todos os Atos (fases) nos 12 diferentes capítulos (mundos) da história, coletando as Estátuas Balan em cada estágio para desbloquear novos capítulos e usar roupas exclusivas para lutar contra Negati ao longo do caminho.


Não se assuste com um único botão de ação! Um conceito chave de Balan.

O design do Wonderworld é encontrar a ação necessária das

fantasias únicas. Sua aventura não é complicada memorizando o botão em

sequências, mas liberado ao descobrir a coleção de fantasias legais e

o que cada fantasia pode fazer.



É um conceito diferente e que faz de Balan Wonderworld um jogo de plataforma diferente, nem melhor e nem pior, mas apenas diferente.


A Ilha de Tims serve como base para suas aventuras nos mundos internos dos 12 capítulos diferentes. É como uma hub world, onde você seleciona as fases para entrar e geralmente cada peça conta com 2 mapas e um chefão ao final.


Gotas mágicas estão espalhadas em cada estágio. Eles vêm em muitas cores diferentes e podem ser fornecidas aos Tims(Bichinhos fofinhos e peludinhos), em ordem para evoluí-los para terem diferentes cores e habilidades. Tims têm diferentes especialidades dependendo de sua cor, então é importante criar muitos tipos diferentes. Por exemplo, Tims vermelhos são úteis para atacar, enquanto Tims rosa farejam itens para você. Você pode ver quantas gotas de cada cor você tem, verificando a barra de informações exibida no canto esquerdo no topo da tela.



Para alimentar os Tims com suas gotas, simplesmente vá até os canteiros de flores correspondentes às gotas coloridas que você deseja alimentar.


Por exemplo, quando você está nos canteiros de flores vermelhas, você alimenta os Tims com as gotas vermelhas. Além disso, você pode pegar um Tim de cada vez na Ilha de Tims, que pode carregar com você ao entrar no palco!



Em cada fase, os jogadores devem fazer uso inteligente das várias habilidades dos trajes para procurar as estátuas ocultas pelo enigmático maestro Balan. Depois de obter um determinado número dessas estátuas Balan, o mundo interior de um novo personagem irá

ser desbloqueado. Os jogadores devem fazer uso inteligente dos vários trajes encontrados nos estágios para completar cada capítulo.



Chapéus de seda dourados às vezes podem ser encontrados nos estágios do jogo. Esses chapéus são a entrada para um jogo bônus chamado Balan's Bout. Em Balan's Bout, os jogadores participarão de Visual Quick Time Events (VQTE) e serão desafiados a pressionar o botão no momento indicado antes de cada movimento de Balan. Imitar Balan com sucesso ter garante uma estátua dourada de Balan.


No Modo Foto, você pode mover a câmera livremente, de modo que possa tirar fotos de ângulos que você não consegue ver durante o jogo normal. Você pode girar a câmera para encarar o personagem principal e capturar close-ups, bem como tirando fotos de cima ou diretamente abaixo. Você também pode escolher decorar sua foto com uma variedade de

quadros.



Os gráficos do jogo são uma mistura de sentimentos. A arte ao meu ver é linda, com cores muito vivas e cenários um tanto diferentes, como em um mundo imaginário de fantasia. Para alguns players, uma arte mais colorida e infantil pode não agradar tanto, uma vez que o jogo não tem a proposta de ser um jogo foto realista. O game também conta com algumas quedas de quadro que ocorrem com uma certa frequência, mas isso pode ser corrigido com uma atualização futura.



Um dos pontos mais positivos ao meu ver do jogo é sua trilha sonora. As músicas são lindas, muito bem trabalhadas e orquestradas. A cada novo capítulo vem uma música mais interessante e mais bem trabalhada. O game conta com o suporte ao português brasileiro, o que é outro ponto positivo. Mas sua trilha sonora trabalha perfeitamente no jogo, principalmente em suas cenas animadas, elas realmente são maravilhosas e bem musicais.



Veredito

Balan Wonderworld é um jogo de plataforma tradicional mas que conta com mecânicas próprias que apesar de ter apenas 1 único botão de ação, as diferentes roupas com mecânicas próprias em cada uma dão uma personalidade própria ao jogo. As mecânicas são baseadas nas fantasias, afinal, o jogo é uma grande peça de teatro musical. As músicas são lindas e as cenas animadas também, mas apesar disso o jogo pode ser um pouco diferente para jogadores mais habituados a jogos de plataforma como Mario Odyssey. Balan Wonderworld passa uma mensagem linda, com musicas lindas, mas que tem seus defeitos, suas diferenças e suas particularidades. Para todos aqueles que amam jogos de plataforma em 3D, esse jogo deve fazer parte da sua biblioteca.

Nota: 8/10
bottom of page