• Andrey Daher Coelho

[Review] Beautiful Desolation para Nintendo Switch

Uma história de aventura e ficção científica africana pós-apocalíptica como nenhuma outra.



ACOMPANHA LIVRO DE ILUSTRAÇÕES E TRILHA SONORA DIGITAIS GRÁTIS. Mais de 80 páginas com ilustrações em alta resolução e as 18 faixas da trilha sonora oficial disponíveis como download gratuito. UMA HISTÓRIA DE AVENTURA ÉPICA Mark e seu irmão Don são lançados em uma era futurista regida por tecnologias altamente avançadas, igualmente veneradas e ultrajadas. Os habitantes desse mundo apocalíptico africano poderão lhe ajudar ou ficar no seu caminho, enquanto você faz novas descobertas e navega por paisagens espetaculares. Negocie sua passagem com líderes locais, guerreiros e curandeiros ou descubra-se enredado em uma batalha contra enxames de nanitos, escorpiões gigantes e robôs equipados com foguetes. De vilas prósperas até cidades em ruínas, florestas petrificadas e leitos oceânicos desérticos, esse estranho mundo novo guarda uma vastidão de terrenos a serem descobertos e uma arte isométrica belamente renderizada em 2D. Explore, resolva quebra-cabeças e esteja preparado para encarar muitas escolhas difíceis que moldarão essa terra muito depois da conclusão da sua jornada.

ROSTOS INESQUECÍVEIS A humanidade como você a conhece foi completamente reforjada, e isso está bastante evidente nos personagens de BEAUTIFUL DESOLATION. Tecnologia e mortalidade confundiram-se, robôs religiosos sencientes tornaram-se comuns, tribos e líderes transumanos emergiram para reivindicar o poder e caçadores mercenários implacáveis vagam pelas planícies. Todos se adaptaram a esse poder desconhecido e, comumente, disputam entre si. Conheça e interaja com mais de 40 personagens únicos, todos interpretados por dubladores africanos, com milhares de falas e várias possibilidades de conversação. Além disso, cenas em CGI se encontram espalhadas pela história para aproximar você ainda mais do mundo fascinante de ficção científica e seus personagens.

TRILHA SONORA MAGISTRAL BEAUTIFUL DESOLATION traz uma trilha sonora vibrante e altamente experimental, composta por ninguém menos que Mick Gordon. ADAPTADO PARA OS CONTROLES DO CONSOLE Os controles, movimentos e interface de usuário de BEAUTIFUL DESOLATION foram totalmente reprojetados para funcionar intuitivamente nos controles do console.


Beautiful Desolation é um jogo de point and click que teve seus controles remodelados para uso nos consoles. Aqui o jogador consegue movimentar o personagem usando o analógico esquerdo.



Para quem não está familiarizado com esse tipo de jogo, ele tem um foco pesado na narrativa da história e dos personagens. Aqui nós não vamos lidar com mecânicas apuradas de plataforma ou de shooters como exemplo, mas sim em pegar objetos e artefatos, fazer combinações, usar chaves para abrir portas, entregar determinados ítens para alguns npcs e por aí em diante.



O game conta com uma arte muito linda em seus cenários e suas CGs durante o jogo são de cair o queixo. Isso ajuda e muito na imersão do jogo. Graficamente falando ele é lindo, apesar de que até o momento dessa review a versão do Nintendo Switch pareceu mostrar uma resolução abaixo do esperado na TV, enquanto no modo portátil ele se encaixa muito bem. Não é nada que vá atrapalhar a experiência dos jogadores, mas é importante abordar que eu senti a imagem na TV grande um pouco embaçada.



Veredito

Beautiful Desolation é um jogo com uma arte lindíssima e exuberante, mas seu foco principal é na sua história. Isso é algo muito bom para quem aprecia uma ótima narrativa repleta de puzzles, mas também é algo que o torna um jogo para um público específico. Apesar da adaptação do PC para os consoles, esse jogo pode se tornar um pouco frustrante em determinados momentos em que o jogador pode se achar perdido sem saber para onde ir em seguida. Sua trilha sonora e seus CGs são realmente incríveis e fazem com que os jogadores tenham interesse em continuar a jornada, seus diálogos com seres estranhos que misturam máquinas com organismos vivos, são algo característico do jogo, que infelizmente não conta com o suporte ao português brasileiro, o que pode ser um ponto forte negativo para quem não domina a língua, afinal, esse é um jogo com foco pesado na história e nos textos. Se você busca um bom jogo point and click, com visuais lindos e uma história rica e interessante, esse jogo é para você, mas se não domina o inglês ou não gosta de jogos com foco na história, talvez esse não seja uma boa pedida. No mais, eu gostei da experiência que tive em Beautiful Desolation.

Nota: 7,5/10