top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Especial] Star Wars: Jedi Survivor - Um dos Melhores Jogos de 2023 e da Saga Star Wars

A história de Cal Kestis continua em STAR WARS Jedi: Survivor, uma nova aventura épica que vai levar Cal mais longe do que nunca, enquanto ele luta para proteger a galáxia de cair na escuridão.



Não mais um Padawan, Cal amadureceu e se tornou um poderoso Cavaleiro Jedi. Com as memórias e expectativas da Ordem Jedi pesando sobre ele, sua cruzada contra o Império só ficou mais perigosa. É hora de Cal decidir até onde ele está disposto a ir para salvar quem tem mais proximidade a dele.


Descubra novos planetas e revisite fronteiras conhecidas da galáxia de Star Wars, cada um com biomas, desafios e inimigos únicos. Domine novas técnicas, equipamentos e habilidades ao percorrer paisagens grandiosas e pegar estradas menos percorridas — quem se aventurar além do horizonte terá uma grande recompensa.


O sistema de combate cinematográfico de Jedi: Fallen Order retorna com habilidades da Força adicionais e novos estilos de luta com sabre de luz. Combine todas essas habilidades e armas para encontrar seu estilo próprio e derrotar inimigos novos e antigos.



E por falar em combate, é justamente por ele onde vamos começar. Combate e duelo são excelentes, exigindo paciência de um Jedi para dominar a defesa. É impressionante equilibrar os encontros de batalha em um grande jogo como este para que eles permaneçam desafiadores a cada passo, mas a nova aventura de Cal consegue fazer isso. Uma grande variedade de inimigos formidáveis foram adicionados ao jogo e a capacidade de usar até 2 estilos de luta diferentes com sabe e luz, foi algo maravilhoso. Agora Cal pode usar um sabre único, ou até mesmo 2 sabres de luz ao mesmo tempo apenas com um apertar de botão para mudar sua postura. O game também conta com algumas partes em que é possível lutar ao lado de um companheiro, o que em certos momentos te faz sentir menos solitário do que no jogo anterior. As mecânicas são claramente uma evolução do jogo anterior, que eu já considerava muito boas. Aqui o jogador vai contar tabém com uma arma de fogo e até mesmo com um gancho que vai adicionar muito na experiência de jogo.


Toda aquela personalização do jogo anterior também está presente aqui, mas de forma ainda maior, com uma variedade grande de peças para achar e usar em seus sabres e até mesmo no seu compaheiro BD. O game te recompensa por explorar, com partes bem mais abertas do que no primeiro game, o jogo desperta a curiosidade do player para explorar por caminhos diferentes ou até mesmo voltar em locais anteriores, uma fórmula muito bem vinda para os amantes de jogos como Metroid Prime e Castlevania.


A personalização é fundamental em todo o jogo e seus sistemas de recompensa, desde ajustes em penteados, jaquetas e cores de sabre até vantagens e poderes dos personagens. Isso se estende ao aumento da propriedade em todo o mundo, através da capacidade de melhorar uma cantina com um jardim, um aquário, novos visitantes e até mesmo faixas musicais.



A parte sonora do jogo também não deixa a deseja, afinal, estamos falando de Star Wars, então podem esperar uma trilha sonora de extrema qualidade. O game também está 100% dublado em português brasileiro, o que torna a experiência cinematográfica ainda maior.


Gráficamente falando, Star Wars Jedi Survivor é um game lindo! Me peguei em diversos momentos parando um pouco da aventura, só para olhar os cenários ao fundo, ou a luz do sol, o reflexo em alguma superficie molhada e com aquela trilha sonora de Star Wars ao fundo, é simplesmente mágico, a imersão é real e instantânea em qualquer versão do jogo que você vá jogar. Nós jogamos no Xbox Seres S e o HDR 10 junto com o upscale do console para 4K deixam a experiência surpreendentemente linda no Series S.


Veredito

Star Wars: Jedi Survivor pega todas as coisas boas e que deram certo no game anterior e aperfeiçoa seu coteúdo juntamente com uma história maravilhosa e canôninca da série. Seus gráficos lindos, uma jogabilidade refinada e um mundo semi-aberto que nos encanta, juntamente com uma trilha sonora que nos trás a devida imersão Star Wars. Jedi Survivor é sem sombra de dúvidas um dos melhores games do ano e um dos melhores games da franquia Star Wars de todos os tempos, é indispensável para todos os fãs e também para jogadores que amam o estilo "Souslike e Metroidvania", apesar de Jedi Survivor ser de certa forma mais "fácil" do que seu antecessor, o jogo possúi a pitada certa para prender os jogadores até o final. Se procura um desafio maior, é possível aumentar a dificuldade nas opções, mas caso não veja problema, eu recomendo que jogue na dificuldade padrão.

Nota: 9.5/10
bottom of page