top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] Dead Space Remake - Um dos Melhores Remakes dos Tempos Modernos


Dead Space Remake é a mais recente entrada da série e uma readaptação do clássico de 2008 mas com visuais de nova geração e mudanças que melhoraram em praticamente tudo o jogo em relação ao game original.


Quem jogou o original, estará em casa no remake de Dead Space. Mesmo que as tecnologias usadas no jogo tenham sido modificadas e atualizadas, e o jogo reconstruído a partir do zero, o ambiente da estação espacial USG Ishimura permanece familiar, mas agora impressionantemente detalhado, o que ajuda muito com a vibração do título.


Em vez de apenas reconstruir sem mudar o sucesso de 2008, o estúdio aprimorou seus muitos pontos fortes, suavizou seus pontos difíceis e desenvolveu um dos melhores remakes de todos os tempos.



O impacto comparando o novo título com o original é bastante absurdo, a começar pelo modelo do protagonista, Isaac, que tem a icônica roupa de engenheiro espacial agora muito mais detalhada, fazendo com que o original pareça uma versão feita de papelão.


Romper com a linearidade melhora a experiência de várias maneiras. O retrocesso é encorajado por causa das múltiplas caixas trancadas espalhadas ao redor da nave que gradualmente se abrem à medida que a autorização de segurança do protagonista Isaac Clarke aumenta. Algo que preciso falar sobre é esse sistema maravilhoso que foi criado lá atrás em Metroid e depois utilizado pela primeira vez em um jogo de terror com Resident Evil. Dead Space nada mais é do que um "Metroidlike" de terror, as idas e vindas para abrir "baús" ou portas, são totalmente encorajadoras pois o jogo te recompensa com ótimos ítems que vão ajudar muito na jornada.


As missões secundárias também incentivam os jogadores, pois fornecem itens e conteúdo narrativo e ajudam a ligar mais pontos com a história principal.



Os gráficos estão incríveis! A iluminação também é excelente, mesmo sem o Ray Tracing disponível no console que usamos para testar o jogo(Series S). Fiquei impressionado com uma das coisas mais simples do título: como a luz dos menus, emitida pelas roupas de Isaac e que serve para iluminar um pouco os lugares onde o personagem está. É um detalhe bobo, mas mostra a qualidade técnica do jogo.


Seus necromorfos, inimigos icônicos da série, agora são muito mais grotescos, com todas as partes do corpo tendo detalhes como ossos perfurando a pele, tecido necrótico ou inflamação que tornam o olhar para eles desconfortável, cooperando com a sensação de desconforto que um bom jogo de terror deve causar. Sem falar na escuridão que está presente em diversos locais e que deixam o jogador com um nível de tensão elevadíssima, o quetorna o remake bem mais assustador que o jogo original.



A jogabilidade também melhorou muito em relação ao original, o que já era esperado pelos fãs. A mira está muito melhor no Remake mas mantém o mesmo sistema de desmembramento dos inimigos, o que é muito bom. O que mudou, e muito, foi a interação do jogador com o USG Ishimura. No original, a estação espacial era extremamente linear, com os momentos em que estava mais aberta sendo aqueles compostos pela sequência de gravidade zero, muito mais devido a uma limitação da mecânica em si do que ao desenho da fase. Isso cria uma certa dinâmica de pensar que, ao obter novos itens, é possível abrir novos caminhos, assim como uma metroidvania. Outra grande mudança foi em relação a sessões de gravidade zero do jogo, que agora dá uma liberdade maior ao jogador para explorar o lado externo da nave, e acredite, as vezes pode ser desesperador o sentimento de solitude.


Veredito

Dead Space Remake é uma aula de como se fazer um Remake de um jogo que já era excelente e ainda conseguir aperfeiçoar o que já era ótimo. Os gráficos são de altíssima qualidade, a jogabilidade foi melhorada, o level design agora está no melhor estilo "metroidvania" e o jogo te prende do início ao fim. A campanha mantém a média de12 horasdo jogo original, o que é um tempo ótimo pro gênero mas pode ser que dependendo do jeito que você jogue, o game dure até mais tempo, o que não impede também os jogadores de ter o fator replay e rejogarem mais de uma vez, como nos velhos tempos. Dead Space Remake é uma obra prima, um dos melhores jogos de survivor horror já feitos e vale cada minuto se você é fã de jogos do gênero. Simplesmente fantástico!

Nota 10/10
bottom of page