top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Análise/Review] SaGa Emerald Beyond é uma jóia desconhecida que merece a atenção dos amantes de RPG



saga

SaGa Emerald Beyond, a nova entrada independente da série SaGa, combina os seus melhores elementos para proporcionar uma experiência exclusiva a cada jogador.


Combate com Combos e Glimmer, fica a conhecer diversas raças com monstros, mechs e vampiros entre elas, e vive a tua própria história, definida pelas ações e decisões que tomas.


Mundos distantes interligados


Viaje até 17 mundos distintos a partir da Junção, seja por via do destino ou pelas consequências das tuas decisões.


Explore culturas e cenários completamente distintos, desde densas florestas de arranha-céus com luxuosos habitats cobertos de flora a mundos governados por cinco bruxas, ou por vampiros, só para ter uma ideia da diversidade.


saga

Elenco de protagonistas eclético


Há seis personagens principais com histórias e objetivos distintos, e cinco arcos narrativos únicos rumo à aventura.


Aventuram-se por imensos mundos por motivos pessoais: um humano com a missão de proteger a barreira que defende a sua cidade, uma bruxa que procura reconquistar os seus poderes sem desmascarar o seu disfarce de estudante ou, por exemplo, um senhor dos vampiros que tenta recuperar a coroa para reclamar o trono como rei legítimo do seu mundo.


Mesmo que seleciones o mesmo protagonista duas, três ou mesmo quatro vezes para jogar de novo, encontrarás histórias e eventos inéditos e um novo rumo para explorar.


saga

A história das tuas decisões


SaGa Emerald Beyond conta com a maior ramificação narrativa da série SaGa.

São as tuas ações e decisões que ramificam imensamente a narrativa. A história evolui sempre que visitas um mundo para lhe fazer conhecer a sí mesmo e aos protagonistas com um universo de novas possibilidades.


A história desenrola-se desta forma para influenciar o que encontrarás pelo caminho e definir os muitos desfechos possíveis para as aventuras de cada protagonista.


saga

Batalhas onde uma mera decisão poderá mudar tudo


SaGa Emerald Beyond apura ainda mais o sentido estratégico das populares Batalhas Cronológicas da série SaGa. A série destaca-se com o sistema Glimmer que permite adquirir instantaneamente habilidades , as Formações que permitem posicionar aliados de forma estratégica e Ataques Unidos que dão a possibilidade de combinar técnicas individuais para obter sequências de ataques devastadores. Isto tudo para proporcionar o melhor combate por turnos já feito na série SaGa.


O novo sistema de combate eleva a emoção a outro nível, permitindo-te assistir membros do grupo, interromper ações inimigas e usar Ataques Unidos enquanto defines estrategicamente a ordem das ações do grupo.


És tu quem decide quais personagens te acompanham, que armas usar, como formar o grupo e qual será a estratégia de combate!


Os locais fascinantes e os personagens que você encontra dentro deles ajudam muito a emprestar para SaGa: Emerald Beyond uma identidade única. Este é um JRPG que não parece nada como qualquer outro jogo que joguei, incluindo entradas anteriores na série e isso pode ser um ponto muito positivo.


saga

Gráficos


Visualmente o jogo é bem bonito e tem uma pegada artística única. É possível ver que foi gasto um maior tempo de produção nesse game da série SaGa, algo que vai agradar aos fãs de longa data. O game roda a 1080p na Tv e a 730p no portátil. Dou destaque para a modelagem dos personagens. Ficaram muito boas e bem desenhadas, assim como suas animações nas batalhas, o jogo oferece um espetáculo visual nesse sentido. O game também não conta sua história com "cutscenes", ao invés disso a Square escolheu por contar a história por uma espécie de slides com imagens e textos, algo como um livro de fantasia bem ilustrativo. Isso pode atrair alguns e também afastar outros.


Áudio


O som do jogo é maravilhoso e também merece destaque. A trilha sonora é dígna dos grandes clássicos de RPG da Square Enix. Me peguei algumas boas vezes parado só admirando e curtindo a trilha sonora, assim como os sons do menu, tudo feito com carinho e capricho para agradar os fãs de JRPG. O jogo infelizmente não conta com legendas em português, mas conta com alguns dialogos dublados em inglês.


saga

Veredito
SaGa Emerald Beyond é uma jóia desconhecida que merece atenção dos amantes de RPG. Aqui nós temos uma obra diferente da maioria dos RPGs que tem no mercado atual, e olha que são muitos ! Se você quiser apenas conferir as histórias de um ou dois personagens, você terá um tempo sólido entre 30-40 horas. Mas se você quiser passar 100 horas com este jogo ou mais, é possível. Essa liberdade repleta de fator replay e faz a sua jogabilidade nao se repetir, é algo audacioso e diferente, isso é uma marca da franquia SaGa ao longo dos anos. O game é definitivamente gostoso de jogar, ele não vai te fazer ficar estressado e arrancar os cabelos, achei muito bom o tempo em que passei com ele e ainda estou passando. Para os amantes de JRPG e que gostaram por exemplo da fórmula de Live a Live, vão saber o que esperar com vários protagonistas tendo suas própria história, algo que também é uma marca da franquia SaGa. Talvez esse não seja um jogo para todos os públicos, mas com toda certeza merece a atenção dos fãs da franquia e dos amantes de JRPG que ainda não tiveram contato com SaGa, super recomendado, uma jóia desconhecida.
Nota: 8,5/10


Comments


bottom of page