top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] Baten Kaitos 1 e 2 HD Remaster é um presente aos amantes de JRPG


Bk

Duas obras-primas dos RPG japoneses estão de volta. Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean e Baten Kaitos Origins regressam com graficos melhorado e novas funcionalidades que ajudam ao progresso nos jogos, tornando-os ainda mais acessíveis!


Sinopse:
Bk

Há muito tempo, ocorreu um grande conflito entre o deus do mal e os humanos. Após uma batalha feroz, os humanos conseguiram prender o deus do mal, mas para trás ficou apenas uma terra desolada. Como tal, os humanos decidiram abandonar a terra e viver no céu.


Estes contos de fadas cedo se tornaram lendas. Nesta altura, os humanos tinham asas chamadas Asas do Coração e viviam tranquilamente. Este foi um período de paz duradoura... mas o colapso já tinha começado.


Quando um jovem invoca o teu nome, o nome do espírito, a história começa a desenvolver-se. Uma história localizada num continente flutuante no céu, onde os pensamentos e as preces se cruzam.


OBS:

*Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean está disponível com legendas em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.


Baten Kaitos Origins está disponível apenas com legendas em inglês.


Bk
Baten Kaitos 1 e 2 HD Remaster é um presente aos amantes de JRPG.

Lançado há quase 20 anos, o original Baten Kaitos: Eternal Wings and the Lost Ocean e seu prequel Baten Kaitos Origins foram impulsos muito necessários para a comparativamente carente biblioteca de RPG no Gamecube da Nintendo. Devido em parte ao seu combate único baseado em cartas, a série atraiu uma base de fãs apaixonada que tem clamado pelo retorno da série e, finalmente, a Bandai Namco respondeu com este lançamento de Baten Kaitos I & II HD Remaster no Nintendo Switch.


BK

Se você ainda não conhece, os jogos Baten Kaitos, foram desenvolvidos em parceria entre Monolith Soft (hoje conhecida por Xenoblade Chronicles) e Tri-Crescendo (famosa por Star Ocean). Inclusive, podemos dizer algumas obras incríveis que essa galera já promoveu como os Final Fantasy do primeiro até o 12, Xenogears, Xenosaga, Chrono Trigger, Chrono Cross, Fragile Dreams, Blue Dragon Awakened etc. Essa galera da pesada se reuniu e resolveu fazer uma saga de RPG para o Nintendo Gamecube, de forma exclusiva e tirar o atraso de JRPGs que os fãs da Nintendo sofriam naquela época devido a briga entre Nintendo e Square naquele tempo, fazendo com que os grandes RPGs daquele tempo ficassem muitas vezes exclusivos no PlayStation 2.


Bk

Indiscutivelmente, a maior adição a esta coleção são as configurações de combate, acessíveis através de um menu especial na tela de pausa, que permite aos jogadores ajustar a velocidade do jogo dentro e fora do combate, permitindo que seus ataques matem inimigos instantaneamente, deixando o computador controlar seu grupo com controle automático, ou simplesmente desativando completamente os encontros.


Existe o lado bom e ruim nisso. A melhoria na qualidade de vida do jogo é sempre bem vinda, como por exemplo o autosave, uma função que nao existia no original e agora faz parte do jogo, mas tornar as batalhas super fáceis ou desativar as batalhas pode ser uma função que os jogadores mais hardcore ou da velha guarda provavelmente não irão utilizar, o lado bom disso é que essas funções de facilidade são totalmente opcionais, então use quem quiser.


Bk

Visualmente falando, acredito que sem nenhuma dúvida, essas versões são o melhor jeito de se jogar os games. Com tela cheia, resolução de 1080p na TV e 720p no portátil, o jogo nunca esteve tão lindo e com as cores tao vivas. Não me levem a mal, as versões oeiginais do Gamecube são incríveis e lindas, tanto que sua arte envelheceu bem até os dias de hoje, mas que essa "maquiagem" em HD melhorou muito as coisas para quem quer jogar essas histórias em uma TV moderna, isso é inegável!


Uma das adições mais populares nos remasters de RPG ultimamente é a adição de uma função 'turbo' de aceleração, um recurso que a coleção Baten Kaitos também implementou, com vários níveis de sucesso. Nestes jogos, você pode definir a velocidade dentro e fora do combate entre 2x ou 3x a velocidade normal, podendo cada uma ser ajustada de forma independente. Não tive problemas com as configurações fora do combate, achei incrivelmente bem-vindo naqueles momentos em que tive que retroceder pelas áreas, principalmente quando também desliguei os encontros.(Eu admito).


Bk

A parte sonora do jogo também dispensa comentários. É incrível como as composições continuam atuais, e como todo JRPG de excelência, aqui nao é diferente, espere por grandes obras músicas que vão ficar na sua cabeça juntamente com cenários deslumbrantes e histórias que só os livros maia incriveis de fantasia poderiam lhe proporcionar.


Bk
Veredito

Baten Kaitos 1 e 2 HD Remaster é um presente aos amantes de JRPG. Uma das sagas mais incriveis dos RPGs e que durante anos ficou apenas no Gamecube, finalmente chegou exclusivamente ao Nintendo Switch! Se você é fã de grandes obras de RPG da Monolith Soft, Bandai Namco e Square, pode ter certeza que aqui vai ser o seu cantinho favorito para estar. Uma história incrível com reviravoltas, visuais artisticamente únicos e de cair o queixo até hoje, uma trilha sonora envolvente, batalha desafiadoras contra chefões muitas vezes bem difíceis e um sistema único de uso de cartas durante as batalhas. Todos esses ingredientes em HD Remasterizados e com diversas melhorias na qualidade de vida. Se trata de um game mais antigo da geração 128bits? Sim. Mas isso nao tira o brilho da preciosidade que Baten Kaitos se tornou. Super indicado para todos os amantes de JRPG, um dos melhores já feitos na história dos games.


Nota: 10/10


Andrey

bottom of page