top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review] R-Type Final 2 é a volta triunfante do clássico ao Nintendo Switch


Pela primeira vez em quase duas décadas, você pode experimentar R-Type Final 2! Sinta a adrenalina de derrubar hordas de Bydo com a sua frota de lutadores R-Type equipados com um arsenal de canhões de onda nova e clássicos, unidades de força, dispositivos de bits e armas delta devastadoras. A ameaça Bydo está sempre evoluindo, como novos inimigos desovando dos destroços de inimigos caídos. R-Type Final 2 une a ação explosiva dos jogos originais com visual modernizado e características de jogabilidade, tornando este título um must-have para novos e antigos fãs-shoot-'em-up.


Quase vinte anos se passaram desde R-Type Final e muitos imaginavam que realmente seria o ultimo título da série. Felizmente essas pessoas estavam erradas e hoje nós vamos falar um pouco mais sobre R-Type Final 2 que chegou semana passada ao Nintendo Switch.



R-Type Final 2 além de contar com gráficos totalmente em 3D e de geração atual, ele também trás uma nova variação de customização para o jogo, além é claro de algumas cutscenes belíssimas sem tirar o foco real do game que é focado em sua jogabilidade.


Agora é possível personalizar o piloto da espaçonave e também também a sua nave. Além disso o jogo oferece uma boa gama de naves diferentes com atributos diferentes para os jogadores usarem e tentarem se adaptar melhor com seu estilo de jogo e aumentar ainda mais o fator replay.



O game é punitivo, não se engane, sua dificuldade é como nos jogos antigos da série, mas com um detalhe diferenciado. Agora é possível escolher dificuldades bem baixas para favorecer aqueles jogadores mais casuais que não estejam buscando um grande desafio ao jogar o game, assim como dificuldades mais elevadas e punitivas par os jogadores que já são familiarizados com a série e querem arrancar os cabelos fora.



A trilha sonora de R-Type Final 2 é fantástica! Sem exagero, ela é realmente maravilhosa! Suas batidas eletrônicas se encaixam perfeitamente em um jogo espacial e repleto de ação, a música do jogo é um dos fatores que nos fazem querer voltar a joga-lo. Sua sonoplastia é muito bem feita também e dá aquele ar de nostalgia para qualquer jogador que alguma vez na vida jogou um shooter de nave no passado. Infelizmente o game não conta com suporte ao português brasileiro.



Os gráficos na versão do Nintendo Switch não deixam a desejar e nos apresentam uma ótima versão do jogo. Todos os efeitos, partículas, texturas, iluminação, tudo está presente na versão do Nintendo Switch e as vezes chega a ser impressionante ver o quão bonito o jogo fica no modo portátil. É um sentimento nostálgico e moderno ao mesmo tempo, quando olhamos para R-Type Final 2.



O level design e o gameplay ainda são o ponto forte do jogo e isso é algo muito bom! Toda a essência dos jogos antigos pode ser encontradas aqui mas de forma aperfeiçoada. Principalmente se juntar isso com um visual mais moderno e com uma arte conceitual bem original.


Veredito

R-Type Final 2 é um game indispensável para todo fã da série e para todos que amam o gênero de shmup. Gráficos modernos, trilha sonora maravilhosa, fator replay abundante, customização do personagem e das naves e o fator nostalgia. Tudo isso junto ao grande diferencial do Nintendo Switch em ser um console híbrido, realmente é um prato cheio. Tenho que admitir que esse estilo de jogo não é para todos, mas se você for um daqueles que realmente sempre apreciou de alguma maneira o gênero de jogos de "navezinha", então R-Type Final 2 é um game para ficar no seu radar.

Nota: 8,5/10
bottom of page