top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review] Final Fantasy Crystal Chronicles Remastered Edition para Nintendo Switch


Há muito tempo, um meteorito gigante caiu na terra e um miasma mortal cobriu o mundo.


Os cristais mantêm o miasma mortal sob controle, mas o poder dos cristais não é eterno.


Jovens aventureiros embarcam em uma jornada uma vez por ano em busca de “gotas de mirra” para purificar os cristais.


Estas são as crônicas de bravos jovens aventureiros que viajam para proteger sua casa.


Estas são as “CRÔNICAS DO CRISTAL”




FINAL FANTASY CRYSTAL CHRONICLES Remastered Edition traz novos recursos para tornar sua aventura mais memorável do que nunca:


Gráficos em HD

Dublagens em inglês pela primeira vez

Trilha sonora atualizada com novas gravações e faixas adicionais

Novas melhorias na IU e mini-mapa adicionado

Além disso, masmorras de alta dificuldade para explorar depois de completar a história principal


No Modo Multijogador Online, faça caravana com amigos onde quer que estejam. Suporte multiplataforma oferecido para que vocês possam viajar juntos por diferentes hardwares: no PlayStation4, Nintendo Switch e até mesmo em dispositivos smartphones! Esse talvez seja o maior motivo para revisitar o jogo nessa versão remasterizada, ou para quem nunca testou antes, pode desfrutar dessa maravilhosa possibilidade, pois na versão original para GameCube, o jogo so tinha Multiplayer local e mesmo assim exigia dos jogadores terem 4 cabos especiais para GameBoy Advanced e 4 GBA, era realmente inviável.



A Edição remasterizada de FINAL FANTASY CRYSTAL CHRONICLES é um RPG de ação encantador que segue um grupo de aventureiros, conhecidos como as Caravanas de Cristal, porque eles embarcam em uma jornada épica em busca de mirra, um líquido precioso e raro necessário para limpar e manter um cristal protegendo seu mundo do miasma mortal.


Conheça um pouco mais sobre cada tribo do jogo logo abaixo.


TRIBOS:

Pessoas de Calor


Clavats

Uma tribo tranquila e estável, cujo povo é um só

com a natureza. O ar, a terra, as outras tribos - um

Clavat considera todos esses amigos. Fiel ao suas

maneiras bondosas, os membros desta tribo são

excelentes em defender a caravana.




Pessoas da Guerra


Lilties


Uma tribo orgulhosa disse ter governado o continente há muito tempo. Pessoas

acham suas personalidades temperamentais, mas práticas, muito

fidedigno. Eles usam seus pequenos corpos corpos para empunhar grandes lanças,

usando sua força para dominar monstros.




Pessoas de Conhecimento


Yukes


Uma tribo que usou o poder da magia para lutar contra os Lilties,

que uma vez governou o continente.

Sempre orientado para a pesquisa, o conhecimento dessas pessoas tem

silenciosamente apoiado o mundo. A magia deles com certeza apoiará a caravana.




Pessoas com individualidade


Selkies


Eles levam vidas que são tão livres quanto o vento e são um

tribo de pessoas que pensam primeiro em si mesmas.

Sem restrições por regras, muitos deles se tornaram

ladrões que viajam por várias terras. Eles brincam com

outros usando seus movimentos rápidos que são

uma reminiscência de um animal selvagem.





Os gráficos do game estão bem mais limpos agora que o jogo está em HD, as texturas foram melhoradas, novas opções para as classes também foram incluídas nesse remaster, o que é algo muito legal. Os jogadores também podem baixar a versão Lite gratuitamente que deixa os jogadores irem até o final do primeiro capítulo e as 3 primeiras Dungeons para ver se gostam do game.



O som do game foi regravado e colocado com uma qualidade ainda maior, não que a versão original seja ruim, mas é sempre interessante ver quando as remasterizações também cuidam do áudio e trazem algo com uma qualidade ainda maior. E por falar na música, é algo realmente encantador em FF CC, não vi muitos comentários sobre a trilha sonora desse jogo por vários canais e sites, o que é realmente uma pena pois essa é uma das melhores trilhas sonoras da história dos games.



Desde o primeiro momento em que tive contato com o jogo original no GameCube anos atrás, eu realmente me apaixonei pela trilha sonora do jogo. Ela realmente transforma todos os ambientes e dão uma atmosfera totalmente única a essa entrada da série. Podemos afirmar com toda certeza que a identidade desse jogo se deve em muito a sua trilha sonora perfeitamente composta para cada localização.



Para quem nunca jogou, Final Fantasy Crystal Chronicles conta com um gameplay no melhor estilo dos RPGs de ação, onde o jogador vai movimentando o personagem livremente pelo mapa e os botões são usados para as habilidades e interação com os objetos e npcs do mapa. Foi algo que mostrava que a Square Enix já estava pensando nas mais diversas experimentações em FF já naquele passado, o que é algo historicamente fascinante! Principalmente quando vemos algo que deu certo mas sem fugir totalmente de suas origens.




Veredito

Final Fantasy Crystal Chronicles Remastered Edition é uma grata surpresa, a Square Enix trouxe de volta a vida um de seus melhores jogos da franquia e que tinha sido esquecido por muito tempo. Sua arte linda e que lembra ate um pouco a arte usada em Final Fantasy IX, é algo que sempre me conquistou. Nessa nova versão temos uma imagem bem mais nítida, novas interfaces, novos personagens, dublagem, novas dungeons após o final do jogo, uma trilha sonora maravilhosa que foi remasterizada e que vai direto no coração ainda hoje, sem falar na ótima ideia de trazer o multiplayer online com crossplay entre PS4, Nintendo Switch e Celulares. É uma ótima oportunidade para quem nunca jogou esse clássico dar uma chance, e para os que já jogaram no passado agora podem desfrutar novamente com um multiplayer online, gráficos em HD, trilha sonora remasterizada, dublagem e conteúdos extras, em qualquer lugar e a qualquer hora com o Nintendo Switch.

Nota: 9/10


Obs: O jogo já está disponível na loja brasileira do Nintendo Switch, a Nintendo eShop, e lá é a melhor opção de compra, com um preço mais justo para os fãs brasileiros.

bottom of page