top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] Tomb Raider I,II,III Remastered é um retorno triunfal às origens da série



Jogue as Três aventuras Originais de Tomb Raider: Pela primeira vez na história, jogue a experiência completa com todas as expansões e níveis ocultos em plataformas modernas, nesta coleção definitiva.


Jogos incluídos:


  • Tomb Raider I + The Unfinished Business Expansion

  • Tomb Raider II + The Gold Mask Expansion

  • Tomb Raider III + The Lost Artifact Expansion


Resolva Mistérios Ancestrais: Descubra

tesouros do mundo antigo resolvendo puzzles e desvendando mistérios perdidos na devastação do tempo.


Uma Aventura à volta do mundo: Siga Lara Croft pelo mundo a fora e enfrente adversários mortais assim como mitos perigosos.


Restaurados com fidelidade: Experimenta os clássicos e desfruta de gráficos melhorados, com a opção de mudar para o visual original em polígonos, sempre que quiser.



Tomb Raider 1-3 Remastered oferece uma deliciosa viagem ao passado para os fãs dos jogos originais, mas ainda pode ser um pouco estranho para os novatos.


Nas últimas décadas, a Aspyr tornou-se conhecida por remasterizar e portar jogos clássicos para disponibilizá-los a um público mais amplo, e essa é a tarefa que o estúdio assumiu com Tomb Raider 1-3 Remastered, estrelado por Lara Croft, e podemos afirmar, eles conseguiram novamente!



Tomb Raider 1-3 Remastered pode agradar a pessoas que nunca experimentaram os jogos da velha escola, mas também oferece uma oportunidade para aqueles que jogaram os originais reviverem facilmente essas experiências quase exatamente como se lembram.


É interessante falar sobre isso, pois é incrível como eu achava que o game original era idêntico a essa remasterização na época em que tive contato, mas é realmente muito diferente visualmente. A remasterização trás uma diferença de dia para noite.



Com o apertar de apenas 1 botão ( o botão "+"), o jogador muda do gráfico remasterizado para o original de forma instantânea, permitindo ver as diferenças em cada sala pelos cenários que percorremos nos jogos e admito que é realmente chocante como conseguiram melhorar o visual mas sem perder a pegada original.



Os jogadores vão se sentir realmente joga do com a Lara Croft original, algo meio cartunesco, mas que trás uma mistura de nostalgia com aquele sentimento de que "hum, isso sim é realmente Tomb Raider! Está incrivelmente fiel!".


Alguns jogadores ficarão desapontados porque esses remasters de Tomb Raider não deram aos jogos uma reformulação completa como os remakes de Resident Evil . No entanto, esta escolha foi feita intencionalmente. O objetivo da Aspyr era trazer os três primeiros jogos Tomb Raider para as plataformas atuais, mantendo sua estética e jogabilidade distintas.



Acredito que a equipe teve um trabalho enorme para atualizar os controles com os padrões mais modernos. Os jogadores podem escolher nas opções entre jogar com os comandos modernos (usando 2 analógicos por exemplo), ou usando os controles clássicos, chamados de controles tank. Um vez que esses games foram feitos com controles tank em mente, é realmente um desafio adaptar novos controles e admito que sofri bastante inicialmente até conseguir me adaptar melhor. Mudei varias vezes entre os controles clássicos e modernos e acredito que a melhor forma de descobrir qual que se encaixa melhor ao seu perfil é justamente na tentativa e erro.



Há também um modo de foto em Tomb Raider 1-3 Remastered e mais de 200 troféus/conquistas para incentivar ainda mais a exploração de cada canto e recanto das tumbas labirínticas.


Visualmente falando, os gráficos ficaram lindos! Eles mantiveram o "concept art" original da trilogia e deram vida ao jogo encima do original. Inclusive um dos criadores de "open lara", foi contratado para trabalhar nessa remasterização, pois o game usa o mesmo código fonte dos originais. Coisas como a iluminação deram um upgrade incrível aoa cenários e deixaram a imersão do jogo ainda maior. Algumas cenas também foram remasterizadas usando os novos modelos de personagens, o que foi uma ótima adição. Aos interessados em resolução, o game roda a 1080p na tv e 720p no portátil.



Outra parte louvável é a trilha sonora que continua incrível, além da sonoplastia com sons ambientes que ainda continuam excelentes. Os games contam com menus e legendas em português brasileiro, mais uma vitória para nossa comunidade brasileira!



Veredito


Tomb Raider I,II,III Remastered é um retorno triunfal às origens da série. Essa é sem dúvidas a melhor maneira de jogar os clássicos originais e no Nintendo Switch ainda se torna mais legal devido a portabilidade do console, assim como a opção de jogar na tv. Os visuais aprimorados não são a nivel dos jogos mais realistas da geração, mas sem dúvidas estão muito bonitos e caprichados, uma vez que a idéia original era manter o jogo fiel às origens. A jogabilidade pode ser algo que vai frustrar muitos jogadores mais novos, pois o game tem sim um nível de dificuldade elevada, principalmente em sessões de plataforma, onde cada passo e cada pulo importam. Superar esses desafios faz parte do que tornou a série Tomb Raider tão querida e essas remasterizações mantiveram isso. Oa games contam com tradução para português e a opção de mudar para oa gráficos originais e remasterizados com apenas 1 botão, é realmente algo que achei incrível e mostra aos jogadores o quanto de capricho e amor foram colocadoa nessa coletânea. Espero de verdade que tragam mais jogos assim, como o TR Chronicles e claro, meu Tomb Raider favorito que é o IV, The Last Revelations. Quem sabe em um futuro a Aspyr traga, mas por enquanto essa trilogia é o que temos de concreto e digo com toda certeza que o trabalho foi bem feito. Os jogos tem seus pontos fracos e fortes, principalmente por ser um dos primeiros jogos 3D lançados na época, mas que carrega consigo todo um charme e satisfação que deixará os fãs de Lara Croft com um grande sorriso no rosto ao superar desafios, depois de perder dezenas de vezes em uma sessão de plataforma errada.

Nota: 8,5/10


bottom of page