top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] Rune Factory 3 Special é um Presente aos Fãs

Rune Factory 3 Special

Rune Factory 3 Special é um presente aos fãs mais antigos. Rune Factory 3 Special retorna depois de mais de uma década após seu lançamento original no Nintendo DS! A versão remasterizada do popular jogo da série Rune Factory foi desenvolvida com gráficos HD remasterizados e modelos de personagens 3D redesenhados que melhoram os designs originais, mantendo seu apelo único.


Esses visuais aprimorados são reforçados por novos recursos, incluindo o modo Recém-casado, aventuras autônomas desbloqueadas após o casamento com cada uma das 11 solteiras elegíveis do jogo e um nível de dificuldade "Inferno" para desafiar até jogadores veteranos!


RF 3 Special

Resumo da História (Sem Spoiler)


Um jovem herói amnésico vaga pela pequena cidade de Sharance e recebe alojamento e a responsabilidade de cultivar um terreno. No entanto, a reviravolta de Rune Factory 3 é que tanto o herói quanto o alojamento estão escondendo segredos. O herói é na verdade meio humano e meio monstro, capaz de se transformar em um monstro dourado. Essa habilidade se mostra extremamente benéfica, já que ele agora está vivendo na gigantesca árvore Sharance fora da cidade, que não cresce ou floresce há muitos anos, desde que os humanos e o assentamento de monstros locais romperam relações amigáveis. Somente um herói com laços com ambas as raças pode consertar o que foi quebrado há muito tempo.


A partir disso, cabe aos jogadores cultivar algumas flores e vegetais, e recuperar as memórias do herói, consertar a fenda entre humanos e monstros e romancear uma dama local, o ue basicamente é o que faremos na maior parte, além é claro das dungeons maravilhosas.


rune factory 3 special

Gameplay


O game conta com sistema de calendário e estações do ano, algo que os jogadores do gênero já estõ habituados. A parte agrícola do jogo está perto do auge do que a série oferece, e mostra que muito poucas adições foram feitas aos títulos subsequentes. Criar animais é outro passatempo que pode render frutos não só em alimentos e lã, mas em parceiros de batalha e fazendeiros. Rune Factory 3 tem algumas excelentes opções de pesca. Uma vez que os jogadores obtêm sua primeira vara de pesca, a facilidade de pescar nos inúmeros lagos, mares e rios pode ficar bastante viciante. O fato de que esse hobby, quando combinado com alguma habilidade culinária, pode apoiar financeiramente os jogadores durante todo o jogo.


rune factory 3 special

Gráficos e Som


Gráficamente falando o jogo é um game de Nintendo Ds, então não espere uma estética ultra realista de nova geração, mas sim seus visuais muito bonitos em HD e com cores mais vivas e imagem muito mais nítida do que no original. O game rod a 1080p na TV e a 720p no modo portátil.


O som do jogo também é muito bom e trás um ar de nostalgia. Sua trilha sonora sempre foi algo que gostei bastante e que me remete a uma outra época dos games em que eu acho fascinante. O game infelizmente não conta com suporte ao português brasileiro.


rune factory 3 special

Dunegons e Lutas


As dungeons são algo que não são muito comuns em jogos de fazenda ou simuladores de vida, então esse sempre é um ponto muito diferencial da série Rune Factory. Ao redor de Sharance estão quatro masmorras, cada uma suportando um clima sazonal diferente e monstros para lutar. Exitem placas na frente de cada uma deles falando sobre os perigos e monstros que vamos encontrar, além dos objetivos da história. Há um grande número de tipos de armas diferentes para manusear, o que faz com que todos joguem de forma um pouco diferente, permitindo que os jogadores escolham uma arma que se encaixe melhor em seu estilo. Rune Factory 3 também permite que os jogadores levem moradores e monstros junto com eles para as batalhas, algo que achei muito legal.


rune factory 3 special
VEREDITO

Rune Factory 3 Special é um presente aos fãs mais antigos. Um jogo que mistura nostalgia, romance, aventura, ação e combate, sistema de planação em fazenda, pesca e muito mais. Seus visuais antigos são também uma parte do charme, afinal estamos falando de um jogo de Nintendo DS muito específico para um tipo de públco. Essa versão do Nintendo Switch é sem dúvidas a melhor forma de conhecer este clássico pela primeira vez ou para revisitar como uma versão definitiva de um dos melhores e mais aclamados jogos da franquia Rune Factory até hoje. Recomendado para todos os fãs do gênero de RPG e simulador de fazenda/vida.

Nota: 8/10
Redator: Andrey Daher

Comments


bottom of page