top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] Various Daylife - O Novo Simulador de Vida/RPG da Square Enix para Nintendo Switch

Um novo RPG de aventura e cotidiano da SQUARE ENIX, criado pela equipe de desenvolvimento que trabalhou em OCTOPATH TRAVELER e BRAVELY DEFAULT.



■História

No ano 211 da Era Imperial, um novo continente foi descoberto. Explore cada canto dele como colono de Antoécia e viva ao máximo o seu dia a dia na cidade de Erébia.


■Destaques

• Evolução do personagem através do trabalho diário VARIOUS DAYLIFE traz mais de 20 classes e mais de 100 tipos de trabalho para essas classes realizarem. Aprimorando a sua força através do trabalho físico e melhorando a sua magia realizando tarefas mais mentais, você poderá moldar o seu personagem como preferir de acordo com a sua escolha de trabalho.


• Conquiste calabouços usando um bom gerenciamento

Escolha uma quantidade limitada de comida, itens e equipamento de acampamento para levar com você, saindo da segurança da cidade para explorar o desconhecido. Você lutará contra os monstros, as variações do clima e a validade da comida nas diversas fronteiras de Antoécia. Quando a situação apertar, você seguirá em frente ou baterá em retirada para explorar outro dia? Você precisará tomar esse tipo de decisão em sua jornada através do continente, passando por lugares onde ninguém nunca pisou antes.



• Sistema de batalha inovador – O CCA

A batalha tradicional por turnos que envolve classes e habilidades agora tem uma novidade. Foi criado um sistema diferente que depende fortemente do trabalho em equipe. Realize COMBOS de ataques para ter a CHANCE de causar muito dano e ALTERE a condição dos inimigos!


Various Daylife é um jogo que reune muitas idéias boas mas com a exeução muitas vezes bem simplificada. Isso parece bom a primeira vista, mas pode se tornar cansativo a longo prazo. O game que anteriormente pertencia ao apple Arcade, agora acabou de chegar ao Nintendo Switch, Steam e PS4, então estamos falando de um jogo que foi inicialmente planejado para plataformas mobile e em seguida portado para consoles.



A gameplay do jogo é simples, o jogador semovimenta lateralmente durante todo o jogo, e você só tem a liberdade de se movimentar lateralmente na cidade, lá você pode comprar ítens para levar em suas jornadas ao explorar o mundo, participar de algumas atividades com os residentes e aceitar trabalhos para ajudar a pequena cidade. O problema é, você não joga esses trabalhos, você apenas precisa manter o seu personagem com um nível alto de Humor e Vigor para que os trabalhos tenha sucesso e você ganhe XP.


O maior problema do jogo é justamente esse, a falta de maior liberdade para o gameplay, o que torna a experiência mais focada realmente para um público de nicho específico, a galera que é bem hardcore nos rpgs. E por falar nisso, o gameplay durante a exploração do mapa se resume da seguinite forma: O jogador escolhe a localização no mapa para onde deseja ir explorar na região, entao os personagem iniciam uma caminhada automática até o local. O jogador não tem o poder de movimentar seus personagens, apenas assistir eles caminhando conforme vai se passando dia e noite. Você pode levantar uma tenda para acampamento para recuperar seus personagens e até mesmo decidir voltar para cidade se as batalhas estiverem muito penosas para sua equipe.



E por falar nas batalhas, aqui é a parte mais interessante das explorações, pois durante essa jornada de caminhada, vários encontros aleatórios vão acontecer, mas como nem tudo são rosas, a batalha é bem no estilo "old school" dos RPGs, com a camera praticamente em primeira pessoa, como nos antigos jogos da série Dragon Quest. O jogador ve apenas os inimigos na tela e escolhem as habilidade se combos dos seus personagens, que não aparecem durante a luta, apenas com uma pequena imagem de cada um deles no layout inferior da tela.


O sistema de batalha por outro lado é muito bom e intuitivo, onde os jogadores tem a chance de causar diversos "status" nos inimigos, o que os ajuda a fazer combos devastadores para acabar com hordas e hordas de inimigos. É realmente muito boa a batalha, então para os amantes de RPG "raíz", no sentido literal da palavra, com mais textos do que a liberdade de movimentação dos personagens, aqui você vai encontrar um sistema muito interessante somado com os afazeres da cidade que, mesmo sendo limitados, causam uma boa imersão para aqueles que conseguem passar por cima desses fatores mais específicos do jogo.


O jogo possui legendas em português, a imagem é ilusrativa

A trilha sonora do game é algo também que merece destaque e que detaque! É simplesmente incrível ! Tem todo aquele charme dos RPGs da Square Enix do passado. Muito bem compostas e gostosas de ouvir, dando uma imersão significativa ao jogador, principalmente durante o tempo em que vai estar na cidade. O game conta com o suporte a legendas e menus em Portugês Brasileiro! O que é algo fantástico dado a natureza do game! Geralmente jogos de RPG japonês não recebem suporte ao português tupiniquim, mas dessa vez a Square Enix acertou em cheio! Muito Obrigado!


Os gráficos do jogo também merecem destaque, são realmente lindos apesar da pouca opção para customização e criação do personagem, o visual não deixa a desejar e entrega aos jogadores cenários lindos e personagens com uma arte muito original e bem detalhada. Mudanças de clima como dia/noite e até mesmo como chuva e sol , ajudam a aumentar a imersão do game consideravelmente quando aliadas a excelente trilha sonora.


O jogo possui legendas em português, a imagem é ilusrativa

Veredito

Various Daylife é um jogo que chegou de surpresa na loja do Nintendo Switch logo após ser anunciado no último Nintendo Direct. O game é realmente um jogo focado no público específico dos RPGs bem mais antigos e ele realmente não tem a menor intenção de ser um jogo para todos os públicos, o que tem seu lado bom e ruim. Se você não é dos jogadores mais assíduos de jogos de RPG, você pode acabar não gostando dessa entrada, principalmente pela simplicidade de sua gameplay quando se trata da exploração. Mas para aqueles que amam um RPG bem raíz, aqui vocês vão econtrar coisas muito interessantes apesar de não ser um jogo muito grande. O game se encontra a venda por 154,50 reais na loja brasileira do Nintendo Switch, o que é um preço interessante, uma vez que não custa o famoso preço cheio. Sua trilha sonora encantadora, seu visual artístico muito bonito e original e aliado com a simulação de vida do dia a dia na cidade enquanto explora uma região são idéias muito boas, mas na prática pode parecer como uma oportunidade perdida para algo ainda maior para alguns jogadores, já para outros, esse jogo pode ser uma grata surpresa dentre tantos novos lançamentos da Square Enix. Se você é muito fã de RPG e gosta desse estilo de jogo, então Various Daylife é para você.

Nota: 7,5

Agradecimento especial para Square Enix por ceder este jogo para análise.








bottom of page