top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

Gamescom Latam: uma celebração da diversão em todos os formatos

Em cinco dias de evento gamescom latam reuniu novidades, nostalgia e diversão para os amantes do entretenimento.



gamescom latam

A gamescom latam promoveu novidades, lançamentos e muita tecnologia. No evento, que termina hoje (30), toda inovação dos games como VR (Realidade Virtual), AR (Realidade Aumentada), Inteligência Artificial para NPCs (personagens não jogáveis), streaming de jogos de alta performance, NFTs (Non-Fungible Tokens), motores gráficos de última geração, que criam efeitos visuais e fotorrealismo, jogos de multiplataforma, acessibilidade nos games e jogos inclusivos, metaverso e realidade virtual social, puderam ser vistos, experienciados e debatidos nos mais de 25 mil metros quadrados do São Paulo Expo.



Os amantes dos games nostálgicos e arcades também se divertiram nos corredores do evento. Jogos de tabuleiro, clássicos do arcade e interação entre criadores e usuários convivem harmoniosamente com as telas mais modernas.



Jogos offline 



Com mais de 50 jogos disponíveis para jogar, o espaço dedicado aos jogos de tabuleiro, o gamescom latam board games teve a curadoria da Diversão Offline, a maior feira de jogos de tabuleiro da América Latina, e do bar Ludus Luderia. O espaço apresentou monitores que são verdadeiros sommeliers de jogos de tabuleiro e o público que visitou o espaço teve a possibilidade de obter um aprofundamento na cultura dos jogos de tabuleiro.


gamescom latam

Dos mais simples aos mais complexos, grupos de amigos e familiares têm a chance de se desafiarem em jogos de lógica, raciocínio rápido, estratégias e muito mais. A seleção dos títulos foi pensada para oferecer uma variedade que possa atingir o maior número possível de jogadores. O nível dos jogadores não importa, pois esta é uma ótima oportunidade de integração e diversão. Para Newton Monteiro, desenvolvedor de jogos, o espaço é um ambiente muito divertido e uma ótima oportunidade para conhecer novos jogos. “Sou um fã e um colecionador de jogos de tabuleiro. Aqui é um espaço muito divertido. A presença dos monitores é fundamental para apresentar e facilitar a compreensão das regras.” Os apaixonados por games e board games que testarem e gostarem de algum jogo podem levá-lo para casa. É só comprar na loja dentro do espaço. 



Espaço Arcade faz público da gamescom viajar no tempo 



A gamescom latam arcade é uma saudosa viagem aos anos dourados dos fliperamas. O espaço apresenta uma boa quantidade de jogos clássicos que fazem parte da história dos visitantes. Uma chance para os jogadores de outras gerações relembrarem momentos nostálgicos e uma oportunidade para a nova geração, tão acostumada com consoles de última geração, ter a oportunidade de se encantar com as luzes de uma máquina de pinball. 


gamescom latam

Para Jorge Oliveira, motorista de aplicativo, o espaço é também um pouco de aula de história e um momento de se concertar com suas filhas. “Eu cresci jogando fliperama. A gente economizava, pedia dinheiro para a avó. Era época da ficha. Passava uma tarde toda jogando. Pac Man era meu favorito. Hoje em dia os jogos são muito tecnológicos. Eu não entendo muito. Aqui, tenho uma chance de mostrar para as minhas meninas um pouco do que era a minha diversão.” Comenta Jorge, enquanto observa sua filha mais velha tentando se entender com a máquina de pinball. 



Indie Área  



A gamescom latam área indie é uma das áreas de maior oportunidade para conexão entre desenvolvedores, produtores e jogadores. Kika Martini - produtora do jogo Iza's Supermarket e Wheel Stars – esse último, ganhador do melhor no Brazil Direct como melhor pitch em 2024 - pela Izy Play Game Studio esteve presente no BIG Festival do ano passado. Este ano retornou e relatou as oportunidades que essa área pode proporcionar. “A gente consegue enxergar a opinião do público e ter a conexão com o jogador, além de proporcionar que mais pessoas conheçam nosso trabalho. Às vezes pessoas que nunca buscariam nosso jogo on-line estão passando por aqui e se interessam. Aqui conseguimos ter contato tanto com a área business como com a área de criação de conteúdo. Às vezes até os próprios sócios de negócios saem de reuniões e vêm aqui experimentar o jogo na prática”, relatou.  


gamescom latam


Ainda, com o crescimento da indústria de games, o criador de conteúdo Rafael Santos (@gamedevtoolkit), considera o lugar um refúgio cheio de oportunidades. "Esse ano temos muitas áreas no evento para jogos indies, cheio de oportunidades, achei muito mais legal. É possível ver entretenimento, mas conseguimos ver outras áreas da indústria por aqui. Eu digo que o jogo é o futuro, independente da área que você está, daqui uns anos, tudo vai ser jogo", finaliza. 



Artistas apaixonados por games 


O Artists’ Alley da gamescom latam fez sucesso entre o público. Como forma de exprimir a magia que os games proporcionam, a arte está presente por todo o evento! A artista Larissa Rosa Braga - nome artístico: Lari Bragart - perfil: @lari.bragart - esteve pela primeira vez na área artística. "A área tem uma estrutura linda e a iluminação valorizou muito as minhas artes. Me sinto segura aqui e o público é muito atencioso. Ouvi muitos elogios sobre o espaço! É um espaço para troca de contatos", relatou. 


gamescom latam

Fonte: Gamescom Latam.


andrey daher

Comments


bottom of page