top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Análise/Review] Romancing SaGa Minstrel Song Remastered - Um RPG Desafiador e Cativante no Switch


Da equipe por trás de 'SaGa Frontier Remastered', temos agora Romancing SaGa -Minstrel Song- Remasterizado, a quarta edição da amada série SaGa, "Romancing SaGa", que foi originalmente lançada no Japão em 1992, e mais uma vez em 2005 em toda a América do Norte e Japão. Os jogadores seguirão as aventuras de um dos oito protagonistas, cada um com sua própria história e objetivo, para criar sua própria aventura onde suas ações afetarão o mundo ao seu redor, cortesia do sistema "Free Scenario".


Algumas dicas importantes de jogo:

O tempo é essencial! Algumas missões podem se tornar indisponíveis se você as deixar continuar por muito tempo.

Enquanto cada personagem tem sua própria missão no cenário principal, completar as missões laterais permitirá que os jogadores tenham uma viagem mais fácil durante todo o jogo.


Os jogadores não devem se sentir obrigados a jogar com Albert no início - experimente outros personagens! A rota de Barbara é muito aberta e não tem praticamente nenhum prólogo, e inicia o jogo com uma "Fatestone" que dá aos jogadores uma pequena vantagem em termos de equipamento.


Os jogadores podem usar as habilidades de Lurk/Move Silently para gerar "Jewels" facilmente.

Descubra novas técnicas desafiando inimigos duros como Pyrix no Monte Tomae, ou Gold Dragon nas minas de Aurefont. Estes duros inimigos não apenas oferecem a oportunidade de aprender novos ataques, mas também podem levar os jogadores a recompensas valiosas!



Sobre a Remasterização:


Romancing SaGa -Minstrel Song- Remastered introduz muitas novas melhorias e adições emocionantes, incluindo gráficos remasterizados, novos recursos de qualidade de vida para melhorar a jogabilidade e novos recursos para a jogabilidade. Os jogadores seguirão as façanhas de um dos oito protagonistas, cada um com sua própria história e objetivo, e criarão sua própria aventura na qual suas ações afetarão o mundo ao seu redor, graças ao sistema "Cenário Livre", que foi uma das inovações que o game trouxe ná época. Geralmente a série SaGa sempre foi conhecida por tentar trazer novidades aos RPGs japoneses, trazendo uma liberdade maior sem pegar o jogador pela mão, o que encanta muitos jogadores e também afasta outros.


Os fãs da franquia SaGa também podem esperar sistemas de jogabilidade de entradas anteriores, como o "Glimmer" e "Combo", onde os jogadores vão ganhando novas habilidades conforme vão usando determinadas armas, quanto mais se usa, maiores as chances de ganhar novas habilidades e o Combo já é auto explicativo, é possível fazer combos com um conjunto de habilidades especiais de cada personagem. Belos e icônicos designs ilustrados e uma trilha sonora melodiosa do compositor Kenji Ito também estão presentes.



Romancing SaGa -Minstrel Song-Remastered é a mais recente edição do SaGa Project da SQUARE ENIX que até agora incluiu os lançamentos ocidentais de Romancing SaGa 3, SaGa SCARLET GRACE: AMBITIONS, o jogo móvel de sucesso Romancing SaGa Re;univerSe, e SaGa™ Frontier Remastered.


Vamos falar um pouco mais sobre SaGa.


SaGa é uma revolucionária franquia de RPG, criada pelo lendário desenvolvedor Akitoshi Kawazu (FINAL FANTASY, FINAL FANTASY II, SaGa Frontier). Desde que The Final Fantasy Legend foi lançado em 1990 para o Game Boy, a franquia se expandiu com várias entradas em várias plataformas. Outras pessoas envolvidas em uma base recorrente incluem o ilustrador Tomomi Kobayashi, que deu à franquia seu estilo único, e o compositor Kenji Ito (franquia Mana). Embora a franquia SaGa compartilhe suas raízes com FINAL FANTASY, a franquia SaGa sempre incorporou mecânicas desafiadoras e revolucionárias em seu estilo de jogo, mantendo-a separada de outras franquias JRPG. Romancing SaGa 3 foi lançado pela primeira vez fora do Japão em 11 de novembro de 2019, exatamente 24 anos após o lançamento do jogo no Japão. SaGa SCARLET GRACE: AMBITIONS, uma versão aprimorada de SaGa SCARLET GRACE, também foi lançado fora do Japão em 3 de dezembro de 2019.



Um Game Desafiador:


Romancing SaGa Minstrel Song Remastered é um jogo muito desafiador, e quando digo que é desafiador, acredite, estou levando ao pé da letra. Como dito acima, o game possui uma mecânica chamada "Free Scenario", que seria "cenário livre" na tradução, e realmente é o que temos aqui. Diferentemente dos RPGs japoneses tradicionais onde o jogador tem uma história principal para guia-lo, um caminho geralmente linear de cidades em cidades, dungeons em dungeons, aqui isso não existe. O game geralmente te dá uma breve introdução para o personagem que você escolhe no início e é isso, o resto é com você! Assim com em jogos de RPG de mesa, os jogadores vão pras cidades, conversam com NPCs, ao falar com eles, você abre caminho para outras cidades no mapa mundi,e ai é com você escolher para onde quer ir. O game realmente não tem nenhuma seta te indicando onde ir, o que fazer, apenas dicas sobre as quests e locais que podem ter inimigos fortes ou itens preciosos, cabe a você explorar na ordem que quiser e como quiser.



O jogo também conta com com um sitema de tempo, isso mesmo, o jogador tem uma espécie de relógio no canto inferior esquerdo da tela ao entrar no menu. Esse relógio é basicamente o tempo de jogo que você terá para chegar até a missão final e enfrentar o final boss. As batalhas durante o jogo podem ficar realmente desafiadoras conforme o tempo vai passando e é exatamente isso que separa os homens dos meninos. O fator replay do jogo é gigante, com mais de 30 personagens recrutáveis, mas a questão maior é que na primeira vez em que você for jogar o game, tudo será como um teste de aprendizado, onde você vai tentar se familiarizar em como o jogo funciona e como você deve agir em determinadas situções e batalhas. Zerar esse jogo pode ser realmente desafiador, muitas vezes você pode acabar entrando em algum local em que os inimigos vão simplesmente te massacrar. O game também conta com uma pontuação chamada de LP, que são os "life points". Esses Life Points são algo muito importante de se manter ligado, pois se seu HP for zerado em uma luta e o inimigo continuar acertando seu personagem caido, ele passa a perder o LP, e se o LP chegar a zero, é game over para aquele personagem, ele morre para sempre na sua jornada e não tem nada que você possa fazer para traze-lo de volta, é realmente bem punitivo, ainda mais levando em consideração que você perde LP ao fugir de uma batalha difícil. Mas não se apavore, é possível recuperar seu LP e seus status ao dormir em um hotel em qualquer cidade, só tome cuidado com o dinheiro, pois dinheiro é algo muito raro de conseguir nesse jogo.



Gráficos


Os gráficos da remasterização estão artisticamente muito bonitos, eu acredito que envelheceram bem e a escolha da tomada de arte do jogo ajudou muito a isso. O game parece que é um quadro pintato a mão só que em movimento, animado. O game roda bem tanto na TV como no modo portátil e entra no padrão de ótimos remasters da Square Enix pro Switch.


Som


O som do jogo é espetacular, com músicas muito bem compostas e que dão uma atmosfera espetacular ao jogo. A música das batalhas e os sons nos menus também contribuem muito para a imersão do game. Sem falar no bardo que aparece cantando na abertura do jogo e que sempre te acompanha nas tavernas e pode até mesmo virar um membro da sua equipe se assim o jogador desejar.



Veredito

Romancing SaGa -Minstrel Song-Remastered é um daqueles jogos em que podemos dizer ou você ama ou você odeia. Para algumas pessoas esse é sem sombra de dúvidas um dos melhores RPGs já produzidos, já para outras pessoas esse jogo é extremamente frustrante devido a sua complexidade e falta de uma direção. A realidade é que o game consegue realmente se destacar por ser um RPG bem diferente dos convencionais e isso faz ele sofrer essa divisão de opniões desde seu lançamento em 3d original no PS2. Seu visual é lindo, sua trilha sonora espetacular e sua liberdade é de certa forma muito charmosa, mesmo que para alguns a falta de senso de direção seja um problema. O game não conta com legendas em português, o que já é de se esperar pois estamos falando de um jogo extremamente oriental, então devemos ser gratos pelo fato de ao menos ser possível jogar em inglês no ocidente. Romancing SaGa -Minstrel Song-Remastered é um jogo difícil de recomendar para jogadores mais casuais de RPG mas é altamente recomendado para os jogadores mais "Hardcore" em RPGs e que adoram um desafio e fator replay, sem dúvidas esse jogo não é melhor e nem pior, apenas é diferente, ame-o ou odei-o, ele já mais será esquecido.

Nota: 8,5



Comments


bottom of page