• Felipe Ribeiro de Assis

REVIEW - THUNDERBOLT COLLECTION DA QUBYTE

Atualizado: 31 de ago.

Nostalgia é o que descreve a gameplay do jogo.

Nostalgia: Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada a um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais.

E é exatamente essa descrição, que define o que senti jogando Thumderbolt Collection.

A QUByte Interactive decidiu nos trazer alguns shmups na forma de QUByte Classics: Thunderbolt Collection. Esta série que sai a R$ 19,99 na e-shop BR, lançou o jogo Thunderbolt original de 8 bits e sua contraparte de 16 bits, Thunderbolt II, e meus amigos, já posso adiantar que mais uma vez a QUByte nos proporcionou momentos felizes revivendo um jogo cult da década de 90. Em uma era em que os jogos são menos desafiadores, em Thumdebolt Collection, o jogador vivenciar gradativamente o esquema de dificuldade na tela, onde o jogo começa do nível mais difícil (pelo fato de termos poucas armas e munição para utilizar) até o nível mais fácil (que acontece assim que você consegue upar a sua nave com diversas armas e tiro). A movimentação frenética dos inimigos fará com que você tenha raciocínio lógico ao mesmo tempo que empenha agilidade em suas mãos, ao se desviar de projéteis lançados pelos inimigos. E aí quando você está se acostumando com o desafio e se sentindo confortável destruindo as naves inimigas pensando que você é o melhor do jogo, eis que aparece o chefão da tela e mostra que você ainda tem muito o que aprender no jogo. Esses chefões são divertidamente insanos e cruéis, com erros quase que zero ao te acertar. Será natural você morrer várias e várias vezes até entender a técnica e a estratégia perfeita para acabar com este oponente. Então vá tranquilo e não desista.

Sobre as melhorias do jogo em relação a suas versões originais, Thunderbolt Collection agora tem algumas melhorias de "qualidade de vida". Fazendo com que você possa salvar rápido o jogo rapidamente para enfim conseguir concluí-lo.

Por fim, para os saudosistas de plantão da era dos fliperamas, Thunderbolt Collection pode ser uma boa pedida para revisitar o passado e uma forma mais leve e descontraída, visto que agora, através do Nintendo Switch, você poderá levar o jogo para onde você quiser.

Este review foi baseada em uma cópia digital de QUByte Classics: Thunderbolt Collection fornecida pela editora. Foi jogado em um Nintendo Switch nos modos encaixado e desencaixado e jogado da mesma forma em ambos. QuByte Classics: Thunderbolt Collection também está disponível para PS4 e Xbox.