top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review] Story of Seasons: Friends of Mineral Town um Clássico Atemporal


Experimente as alegrias da vida na fazenda nesta reimaginação de um clássico atemporal.


Sua vida agrícola começa em Mineral Town, uma vila encantadora cercada pela natureza. Você voltou depois de muitos anos para restaurar a fazenda de seu falecido avô à sua antiga glória. Cuide das plantações, do gado e muito mais à medida que sua própria história de estações se desenrola.



▪ Cuide da Fazenda!

Uma rica variedade de frutas, vegetais e gado esperam por você. Crie todos com amor e cuidado e você terá muitos produtos para colher, vender ou cozinhar!


▪Volte pela via da memória!

Mineral Town está cheia de rostos amigáveis, antigos e novos! Vá para a cidade, dê presentes e aprenda tudo sobre seus vizinhos ao fazer amizade com eles.


▪Se Apaixone!

Mineral Town é o lar de vários solteiros e solteiros elegíveis. Conheça o menino ou a menina dos seus sonhos e você poderá namorá-los, casar e até começar uma família!


▪Há mais para explorar!

Vá pescar, prepare refeições frescas e, quando seu trabalho estiver tudo dito e feito, dê um mergulho nas fontes termais locais. Experimente a vida do fazendeiro como nunca antes!



Story of Seasons: Friends of Mineral Town é na verdade um remake do clássico Harvest Moon: Friends of Mineral Town de GameBoy Advance. O game conta com gráficos em 3D sem perder sua essência e algumas melhorias e adições que vamos falar aqui.


Um recurso novo e bem-vindo é a opção para casamentos do mesmo sexo, criando novos eventos românticos para atrair os jogadores. Embora haja mais eventos para percorrer, é uma mudança bem-vinda em relação aos jogos anteriores da série, pois significa que os personagens estão muito mais elaborados.


Para quem não conhece o estilo de jogo, trata-se de um simulador de fazendas e de vida, a maior parte do estilo de vida do dia-a-dia tem jogadores cuidando de suas fazendas e rebanhos. Os controles para isso são simples e intuitivos. O jogo oferece algumas novas opções de animais, como um coelho angorá, alpacas e três tipos de vacas: café, frutas e morango. O gerenciamento de itens também foi revisado para que os itens sejam empilhados na mochila do jogador, ao invés de itens individuais ocupando um espaço precioso. Existem ainda mais opções de personalização para a aparência do protagonista, a fazenda e até mesmo os animais.



É um jogo maravilhoso para se jogar sem pressa, com toda tranquilidade e imersão. Vale lembrar que Friends of Mineral Town remete a uma época de ouro desse estilo de jogo, então se você é da velha guarda e nunca pode jogar esse título mas jogou Back to Nature no PS1 e HM 64, você vai se sentir em casa e a nostalgia vai ajudar !


O game conta com festivais em datas marcadas no calendário e isso é algo que sempre deu um charme ao jogo, de certa forma cada dia tem eventos únicos em certos pontos do mapa, onde você pode ver diferentes cenas com certos personagens específicos em horários certos.



Friends of Mineral Town oferece aos jogadores dois níveis de dificuldade: Normal é para veteranos da série, enquanto Seedling oferece uma variedade de bônus, como 2500 de ouro, nabos prontos para serem colhidos logo no início, e itens enviados e pontos de amizade com os moradores valendo mais. Seedling é uma ótima maneira de aprender o básico do que esperar do game, sem segurar a mão do jogador desde o início.


Fazer as tarefas do dia-a-dia é muito relaxante e gratificante. É ótimo ver as colheitas subirem no ranking de estrelas ou a qualidade dos itens melhorar devido à atenção constante. Agricultura, pesca e mineração são satisfatórias. É fácil encontrar um ritmo, deixar-se embalar pela doce música e começar o dia, assim como é fácil se envolver tanto nas tarefas que chegam ao anoitecer.



A trilha sonora é algo que eu particularmente também amo. As músicas nos animam a cada novo amanhecer, nos deixam com vontade de explorar o mapa, de plantar, de viver aquela vida. Esse jogo me pegou muito pelo coração e nostalgia, principalmente quando me lembro das muitas horas que passei em Harvest Moon Back to Nature do PS1. Vale lembrar que o jogo não está em português.


Graficamente o jogo não tenta ser um game realista, pelo contrário, seu estilo de arte deixa bem claro que ele quer ser fantasioso e voltado para uma espécie de animação em estilo chibi. É gracioso e ao mesmo tempo fofo e sem perder os traços e características do jogo original do GBA. O jogo fica lindo na TV e no modo portátil.



A resistência e a fadiga ainda desempenham um papel importante, pois fazer qualquer tarefa irá esgotar a resistência e, dependendo de quão atrasado ou sobrecarregado o protagonista está, afeta a resistência que eles terão no dia seguinte. Felizmente, esses elementos são fáceis de controlar quando os jogadores têm uma boa rotina e comem para complementar quando necessário(Assim como na maioria dos jogos da série). A outra opção que os jogadores podem escolher é obter ajuda dos Harvest Sprites, que ajudarão na maioria das tarefas pela pequena taxa de um presente. Esta pode ser uma opção útil se os jogadores descobrirem que estão gerenciando muitas coisas ao mesmo tempo principalmente em dias de evento.



Veredito

Story of Seasons: Friends of Mineral Town é um remake de um jogo atemporal. Eu fico cheio de amores e de nostalgia ao jogar esse game ao ponto que fica até difícil de dar uma nota que não seja a máxima devido ao sentimento nostálgico. Os jogadores que são familiarizados com os clássicos como Back to Nature, HM 64 e até mesmo com o jogo original de GBA, vão se sentir em casa e apaixonados. O game poderia ter tido uma melhor qualidade gráfica para algumas reviews, mas ao meu ver, esse estilo de arte ficou bom e não comprometeu o jogo. A música maravilhosa, os personagens da cidade, as colheitas, os festivais, tudo é tão gostoso de fazer parte que esse é um jogo que dificilmente vai ser desinstalado do meu Nintendo Switch. Poder jogar ele de modo portátil ou na TV é algo maravilhoso e mostra como a Nintendo acertou nessa tecnologia assim como é maravilhoso ver a Xseed trazendo essa obra para a plataforma. Story of Seasons: Friends of Mineral Town é um louvor aos jogos antigos de colheita, super recomendado aos fãs.

Nota: 8,5/10
bottom of page