top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review] Legend of Mana - Uma Obra de arte remasterizada no Nintendo Switch

A remasterização do amado clássico do PlayStation 1, está agora disponível para Nintendo Switch.



Em Legend of Mana , os jogadores embarcarão em uma jornada para encontrar a mística Mana Tree vista em um sonho, apenas para descobrir que o mapa mundi está vazio. Ao longo de sua aventura, eles adquirirão artefatos especiais, que podem ser colocados no mapa para dar vida a cidades e masmorras usando o sistema exclusivo de criação de terreno. Os jogadores também poderão capturar ovos e criar monstros como animais de estimação para ajudá-los nas batalhas e progredir na história de diferentes maneiras, dependendo das escolhas que fizerem, oferecendo uma experiência de jogo mais pessoal e única.



Legend of Mana apresenta visuais remasterizados e uma nova gravação de músicas específicas de sua bela trilha sonora, incluindo "Hometown of Domina". Os jogadores também poderão alternar entre as trilhas sonoras novas e originais. O jogo também apresenta o minijogo "Ring Ring Land", que estará disponível no Ocidente pela primeira vez. Durante suas viagens, os jogadores encontrarão um elenco colorido de personagens, enfrentarão monstros terríveis em combate em tempo real e explorarão o vasto mundo de Fa'Diel, enquanto vivenciam a história imortal de Legend of Mana.



Sobre a série Mana


Para quem ainda não conhece, a série Mana, conhecida no Japão como Seiken Densetsu, é um RPG de ação de longa data, uma série com vários títulos que abrange quase três décadas. A série é conhecida por seus charmosos personagens, história e música, além de ser pioneira em uma abordagem de combate de ação diferente do combate JRPG tradicional. Com o lançamento de Collection of Mana no Nintendo Switch ™ em 2019, jogadores novos e veteranos conseguiram entrar no mundo encantador da série Mana com os três primeiros títulos clássicos FINAL FANTASY® ADVENTURE, Secret of Mana® e Trials of Mana ™ - em sua forma original. Em 2020, um remake 3D em alta definição de Trials of Mana também foi lançado para plataformas modernas, que vendeu mais de um milhão de cópias até agora.



Detalhes do Jogo

Em Legend of Mana, os jogadores assumirão o papel do protagonista, embarcando em uma jornada para encontrar a Árvore de Mana mística. Começando suas aventuras com um mapa vazio, os jogadores irão adquirir artefatos especiais ao longo de sua jornada, que pode ser colocado no mapa para dar vida a cidades e masmorras por meio do Sistema único de criação de terras. Os jogadores podem progredir na história de diferentes maneiras com base no escolhas que eles fazem, oferecendo uma experiência de jogo mais pessoal e única, sem seguir um enredo principal tradicional.



É exatamente ai onde o jogo começa a brilhar. Cada experiência acaba se tornando única para cada jogador, além é claro de aumentar em muito o fator replay do jogo para todos aqueles que adora um new game +, onde é possível recomeçar a jornada mas com todas as habilidades, level e equipamentos adquiridos na jornada anterior.


Os fãs podem esperar gráficos lindamente remasterizados, uma trilha sonora reorganizada supervisionada pela lendária compositora Yoko Shimomura(Street Fighter 1 e 2, Kingdom Hearts e Mario e Luigi superstar saga) e o minijogo “Ring Ring Land '' (disponível para o Ocidente pela primeira vez).



PRÓLOGO


Nove séculos atrás, a Árvore Mana queimou até as cinzas. O poder de Mana vivia dentro das pedras Mana, instrumentos encantados e artefatos. Os sábios lutaram entre si para obter o controle destes últimos remanescentes de Mana.

Então, depois de centenas de anos de guerra, conforme o poder de Mana começou a diminuir, aqueles que o procuraram cresceram escassos, e a paz voltou ao mundo.

Daí em diante, a humanidade passou a ter medo de desejar. Seus corações se encheram de emoções vazias e se distanciaram de minhas mãos. Eles desviaram o olhar do meu poder infinito e se preocuparam com disputas mesquinhas.



CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS


• Gráficos aprimorados - Legend of Mana foi atualizado com reprodução de gráficos em alta resolução, incluindo suporte de proporção 16: 9 atualizado, permanecendo fiel ao estilo único e tom do jogo original.

• Sistema de Criação de Terras - Apresentando o exclusivo ‘Sistema de Criação de Terras’, permitindo aos jogadores a capacidade de moldar a estrutura do mundo, gerando regiões não lineares e missões sem seguir um enredo principal tradicional.

• Armas exclusivas - os jogadores podem forjar equipamentos únicos e também alterar os equipamentos existentes. Da mesma forma, uma vez que a oficina de instrumentos foi estabelecida, ela pode ser usada para fabricar instrumentos encantados com potência.

• Minijogo “Ring-Ring Land” - Aumente rapidamente a força de seus animais de estimação com vários desafios no “Ring-Ring Land”, um minijogo nunca antes lançado no Ocidente.



NOVOS RECURSOS DO JOGO


• Nova IU - A IU de Legend of Mana foi redesenhada para a geração atual de plataformas de jogos, incluindo opções de configuração de tela e suporte de mouse para PC (STEAM).

• Quick Save - Legend of Mana agora vem com um novo recurso de salvamento rápido, os jogadores podem fazer salvamento rápido sob demanda, fazendo o backup de seu progresso durante o jogo.

• Encontros com os inimigos - podem ser desativados para os jogadores explorarem mais os mapas das masmorras facilmente, sem as batalhas.

• Modo de música - Com o novo ‘Modo de música’, os jogadores podem ouvir as músicas da trilha sonora reorganizada com as música do jogo.

• Modo Galeria - O novo ‘Modo Galeria’ permite que os jogadores vejam ilustrações e documentos de tradição em alta resolução


Legend of mana infelizmente não tem suporte português.



Dicas de Combate


• Você poderá escolher e equipar suas armas desde o início do jogo e trocar

para os diferentes que melhor se adaptam ao seu estilo de jogo. Você também pode coletar mais armas em todo o jogo.

▪ Lembre-se de que alguns monstros podem largar armas úteis, permitindo que você

adquira as armas sem criar / temperar.

• Brinque com algumas armas diferentes para desbloquear técnicas mais especiais

• As técnicas especiais para a equipe são adaptadas para uso mágico e causam menos danos físicos do que outras armas.

• Os ganhos estatísticos após subir de nível estão relacionados à arma que você está usando.

▪ Por exemplo, usar um cajado aumentará principalmente as habilidades de magia e encanto enquanto o uso de um martelo aumentará principalmente a potência.



Se você está lutando com inimigos ou um chefe em particular, tente as dicas abaixo:

▪ Leve um companheiro e um animal de estimação.

▪ Considere mudar para uma arma diferente.

▪ Se você precisar manter alguma distância de seus inimigos, uma lança ou um arco podem apenas ser o que você precisa.

• Alternativamente, se você achar que o jogo é muito fácil, você pode sempre tentar o dificuldades maiores em uma segunda jogada.

▪ Não tente a última dificuldade a menos que você esteja realmente preparado!



Veredito

Legend of Mana é um RPG atemporal e riquíssimo até mesmo para os dias atuais. Muitas de suas ideias ainda são a frente não apenas da época em que foi lançado, mas a frente dos RPGS atuais. Sua arte é de tirar o fôlego de tão linda, sua trilha sonora envolvente e cativante, dá vida para cada parte do jogo que você chegue. Além de tudo isso, Legend of Mana tem sua própria identidade, e toma um caminho diferente da maioria dos RPGs tradicionais, uma vez que o jogador molda a aventura do seu próprio jeito, criando seu próprio mundo, fazendo quests e ganhando chaves específicas, chamadas de artefatos, que vão lhe deixar criar novas áreas para se explorar no mundo. Um jogo que tem um enorme fator replay e que deixa o jogador escolher entre 2 protagonistas, além de algo muito legal, que é a possibilidade de jogar o game com 2 players durante as batalhas, algo que é realmente muito a frente de seu tempo. A versão do Nintendo Switch está linda como o esperado, tanto na TV como no Portátil. Não tenho dúvidas ao dar meu veredito a um jogo como esse, é a verdadeira sensação de estar lidando com uma obra-prima, um dos maiores RPGs de todos os tempos com toda certeza e que mesmo hoje em dia, tem todo o potencial de arrebatar novos fãs, assim como os fãs de longa data. Legend of Mana é obrigatório para todos os fãs de RPG e que tem um Nintendo Switch.

Nota: 10/10
bottom of page