• Andrey Daher Coelho

Review - Chronos: Before the Ashes para Nintendo Switch - Uma Ode ao Tempo


Chronos: Before the Ashes é um RPG atmosférico que narra a jornada ao longo da vida de um jovem herói para salvar sua terra natal de um grande mal. O centro dessa busca é um labirinto antigo, que guarda os segredos necessários para restaurar a vida e a paz em sua casa. No entanto, os arquitetos desse labirinto o projetaram para ser aberto apenas uma vez por ano. O labirinto é um teste e cada vez que o herói falha, ele é expulso e deve esperar um ano para retornar.


Fique mais sábio, mais forte e mais poderoso à medida que você explora as profundezas do labirinto misterioso. Mas cuidado, o labirinto exige muito pedágio - cada vez que seu herói morre, ele perde um ano de sua vida!


RPG de aventura - Combinação refrescante de elementos de jogos de aventura e mecânica de RPG.

Combate Aprofundado - Uma variedade de armas, habilidades e poderes estão disponíveis para o jogador em sua busca.

Mecânica de Envelhecimento Única - Cada vez que o jogador morre, ele envelhece um ano. Os jogadores devem se adaptar à sua idade avançada à medida que progridem com seu personagem; começar o jogo jovem, ágil e rápido, e terminar com sabedoria e mais sintonizado com a magia.



Para os amantes de jogos com uma pegada "souls like", Chronos é uma surpresa super, hyper, mega, fantástica. É um game que não se apega apenas em tentar ser um jogo no estilo "Souls" genérico, mas ao contrário disso, ele trás uma arte e uma história que juntas dão uma ambientação maravilhosa ao joga, dando a ele um traço único e original.


Como dito acima, a cada morte, o seu personagem envelhece 1 ano, o jogo lhe apresenta 80 anos de tentativas, conforme os anos vão passando, os traços físicos e aparentes do personagem vão mudando, e o jogador começa a perder agilidade ao chegar em certo período, mas será recompensado com uso de magia arcana por exemplo.



O game oferece 3 níveis de dificuldade, para ser o mais abrangente possível para todos os tipos de jogadores. Se você busca algo realmente difícil, pode acionar de cara o modo herói, se você quer algo balanceado, pode usar o modo aventura e se quiser algo bem fácil, pode simplesmente colocar o jogo com foco na história.


Ao iniciar o game, recomendo checar as configurações, pois é possível colocar o jogo em português brasileiro para facilitar a vida dos jogadores e ative os textos dos terminais, para poder ler e entender melhor os arquivos que vão estar nos computadores no futuro.



O game te permite criar um personagem masculino ou feminino, e inicialmente te permite usar ou uma espada e escudo, ou uma marreta e escudo. Ao avançar no jogo, você vai encontrando diversas vertentes de armas para usar, algumas secretas e outras que você consegue facilmente ao chegar em algum local. Eu por exemplo, iniciei com espada, mas hoje estou usando uma marreta. O game também permite que o jogador consiga peças para melhorar as armas.


Conforme o jogador consegue dar level up, o jogo permite que o jogador distribua os pontos de habilidade da forma como quiser. Você pode ser um personagem com mais agilidade, ou mais vida, ou mais força, ou mais poderes arcanos, isso fica a seu critério.



A arte do game é linda, e super interessante ao misturar realidades distintas, onde uma se passa em um "futuro", mais próxima da nossa realidade, e outras em mundos fantasiosos e medievais. Os jogadores conseguem se teletransportar através de pedras energizadas que funcionam como portais.


O som do game também é muito bem feito, já de cara o jogador vai ficar impressionado com o som da chuva e dos raios caindo. Ao entrar em lugares, é possível ouvir o som da chuva abafado do lado de fora e misture isso com a iluminação incrível dos trovões e relâmpagos. E por falar nisso, a iluminação do jogo é um dos pontos fortes da arte dele.



Veredito

Chronos: Before the Ashes é uma das maiores surpresas de 2020. Um game que é antecessor de Remnant From the Ashes e que sem sombra de dúvidas cativa o jogador que está tendo contato com a série pela primeira vez. Eu me vejo obrigado a jogar Remnant from the ashes futuramente, quem sabe um port para Nintendo Switch não aconteça? Mas Chronos me conquistou por sua simplicidade e originalidade, é ao meu ver um dos melhores jogos de 2020 e que poucas pessoas conhecem. Você irá se deparar com uma boa variação de cenários, inimigos fortes, chefões, história interessante, um level design rico e tudo isso em português brasileiro. O Nintendo Switch ainda te dá a oportunidade de jogar em qualquer lugar e a qualquer hora. Chronos é sem dúvidas uma joia desconhecida e que chegou sem aviso ao console da Nintendo, se você gosta desse gênero, não esqueça esse nome.

Nota:9/10


Para os interessados, confira nossa review em vídeo no youtube:


  • Página do Facebook
  • Twitter - The Games
  • Canal The Games - Nintendo
  • Instagram

    Gostou da leitura? Doe agora e me ajude a proporcionar notícias e análises aos meus leitores  

© Criado por Andrey Daher Coelho.