• Andrey Daher Coelho

[Review] Chrono Cross The Radical Dreamers Edition para Nintendo Switch é pura alegria nostálgica


Chrono Cross completou 20 anos agora em 2022 e nada mais legal do que ter a oportunidade de rejogar esse clássico dos RPGs em qualquer lugar que quiser usando seu Nintendo Switch ou para aqueles que ainda não tiveram a chance de conhecer essa obra-prima no passado, jogar pela primeira vez em HD.


Os jogadores agora podem embarcar em uma aventura épica com ilustrações aprimoradas pelo designer original de personagens Nobuteru Yuuki, música refinada pelo aclamado compositor, Yasunori Mitsuda, e uma variedade de aprimoramentos adicionais.



CHRONO CROSS: THE RADICAL DREAMERS EDITION traz consigo a história de aventura e amizade para as novas gerações, com um dos maiores e mais diversos elencos de personagens jogáveis de qualquer RPG já feito, com mais de 40 membros potenciais únicos da equipe. O game segue a história de Serge, que se encontra em outro mundo e aprende com a conexão entre sua existência e o futuro de seu planeta. A edição remasterizada inclui "RADICAL DREAMERS - Le Trésor Interdit -", um jogo de aventura de texto,(Visual Novel) que estreou no Satellaview em 1996 e que estabelece a base da história de Chrono Cross.



Listamos algumas melhorias feitas para este relançamento:


Os jogadores podem esperar um grande número de melhorias emocionantes e novos recursos em CHRONO CROSS: THE RADICAL DREAMERS EDITION, incluindo:


  • Modelos 3D convertidos a HD

  • Nova arte redesenhada do personagens por Nobuteru Yuuki*

  • Música de fundo refinada por Yasunori Mitsuda

  • Ser capaz de ligar e desligar encontros contra inimigos

  • Recurso para filtrar o plano de fundo

  • Recursos de aprimoramento de batalha

  • Função de batalha automática

  • Localização de linguagem adicionada ao espanhol, francês, italiano e alemão

  • Alternar entre imitação de fonte de pixel e fonte HD

  • Alterando a resolução da tela

  • A inclusão de Radical Dreamers - Le Trésor Interdit -, que não havia sido lançada no Ocidente antes.

  • Os jogadores podem optar por jogar com os gráficos originais ou atualizados.**



*Modelos 3D, ilustrações, fontes e filtro de fundo não podem ser manuseados individualmente, todos estão ligados ou desligados juntos. Os jogadores podem desfrutar de uma música completamente nova e sete faixas rearranjadas de CHRONO CROSS e RADICAL DREAMERS - Le Trésor Interdit -, todas supervisionadas por Yasunori Mitsuda.


Visualmente falando, Chrono Cross se manteve fiel ao seu estilo 32 bits, então e importante frisar que se você está buscando por um remake com o jogo totalmente refeito do zero, não é o que você irá encontrar aqui.



A arte redesenhada dos personagens ficou muito bonita e deu um toque mais moderno ao jogo e o transformou em algo mais "vintage", mas para os mais nostálgicos, também é possível jogar com aquela explosão de pixel na tela ao melhor estilo PS1. O jogo também te da a opção de jogar com o modo de tela em 4:3 ou em tela cheia 16:9, o que achei muito legal, principalmente para quem gosta de jogar em televisores modernos.



Outra coisa que merece destaque é a trilha sonora do jogo, que desde o lançamento original era maravilhosa e ficou ainda melhor com os recursos da tecnologia atual, que permitem uma melhor qualidade para cada faixa. Um ponto negativo para nós brasileiros é a falta de suporte ao idioma brasileiro.



Veredito

Chrono Cross The Radical Dreamers Edition é uma excelente oportunidade para os fãs de longa data revisitarem esse jogo que ainda continua incrível e também para novos jogadores que amam RPG japonês e tenham interesse em dar uma chance ao jogo. Assim como feito recentemente nessa geração pela Square Enix, Chrono Cross se junta a lista de remasterização de clássicos RPGs do passado e nos proporciona uma experiência muito boa no Nintendo Switch, principalmente com o diferencial de jogar onde quiser e a qualquer hora. As melhoras gráficas do jogo se dão muito pela melhora na resolução que agora está em full HD, além de todos os personagens, cenários e a trilha sonora retrabalhados, o que torna essa a melhor versão para se jogar o game, logicamente somando tudo isso ao visual novel que foi adicionado, que dá aos jogadores uma ideia melhor sobre o elo de Chrono Trigger e Chrono Cross. Realmente uma obra maravilhosa, pode não agradar a todos os jogadores mais recentes, mas com toda certeza os amantes de RPG vão se sentir em casa e se apaixonar com todo o conteúdo até mesmo com o fator replay do jogo no New Game +, onde os complecionistas vão fundo para jogar com todos os mais de 40 personagens.

Nota: 8,5/10