top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

Review / Análise - Doom Eternal para Nintendo Switch é Brutal


DOOM Eternal, o jogo premiado e “um dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa de todos os tempos” de acordo com a GameRevolution, chegou ao Nintendo Switch. Desenvolvido pela id Software e Panic Button, DOOM Eternal é a sequência direta de DOOM, vencedor do The Game Awards 'Best Action Game de 2016.


Os exércitos do inferno invadiram a Terra. Torne-se o Slayer em uma campanha épica para um jogador para conquistar demônios em todas as dimensões e impedir a destruição final da humanidade. A única coisa que eles temem ... é você.

Características:


Nível máximo de ameaça do assassino

Experimente a combinação definitiva de velocidade e poder em DOOM Eternal - o próximo salto no combate em primeira pessoa movido pela idTech 7. Armado com um lança-chamas montado no ombro, lâmina montada no pulso, armas atualizadas, novas habilidades e muito mais, você é o maior matador de demônios que existe.

Combate Impulso

Pegue o que você precisa de seus inimigos. Faça Glory Kills nos demônios para recuperar saúde, incinere-os para receber armadura e derrube-os com a motosserra para estocar munição.

Sensor de movimento pronto

Melhore sua pontaria com uma opção de controle que permite mirar usando controles de giroscópio. A opção pode ser usada em conjunto com a alavanca de controle para a combinação perfeita de imersão e precisão.

BATTLEMODE

Uma nova experiência multijogador 2 contra 1 coloca um DOOM Slayer totalmente armado contra dois demônios controlados por jogadores, lutando em uma partida de melhor de cinco rounds de intenso combate em primeira pessoa.



Doom Eternal era um dos jogos mais aguardados pelos usuários de Nintendo Switch em 2020 e assim como o Doom 2016, o jogo chegou de repente no dia 8 de Dezembro, apenas uma semana após ter saído seu primeiro trailer mostrando o game rodando no Switch. Muita especulação e rumores começaram a surgir, alguns diziam que o jogo teria sido cancelado e outros dizendo que o game só chegaria em 2021 ao console, mas felizmente, eram todos falsos rumores e o jogo chegou de forma gloriosa.


Doom Eternal pega tudo o que o seu antecessor criou de bom e eleva a um outro patamar. É impressionante como a Id Software no repete o mesmo trabalho duas vezes, o que é algo muito bom, pois são exatamente dois jogos muito distintos em diversos sentidos.



Em Doom Eternal o mapa do game é realmente muito grande e aberto, o game se passa na terra durante o apocalipse, o que da uma dimensão ainda maior para obra, pois para quem não sabe, o jogo anterior se passa em uma base no planeta vermelho(Marte).


O game conta também com muitos elementos de plataforma, o que deixa ele com um DNA muito mais próximo de jogos como Metroid Prime por exemplo. Espere ter que consultar o mapa em 3D para saber onde deve ir, e espere usar muito as habilidades de pulo duplo, dash no ar e agarrão nas paredes, além é claro de toda brutalidade e do gancho da espingarda.




Nosso personagem agora conta com um arsenal muito mais devastador e com novas habilidades, o que torna toda a mecânica muito diferente da do jogo anterior, você está mais brutal do do que nunca, com uma lamina no braço, com a serra elétrica tendo que ser usada com muito mais frequência, e acredite, você tem que usa-la para recuperar munição de suas armas que vão se tornar escassas, além é claro de armas secundárias que vão jogar nos inimigos desde granadas congelantes, como as de fragmentação, e também lança chamas que fazem os inimigos soltarem barras de escudo para o jogador.


Não pense que por todas as novas habilidades te deixaram um passo a frente dos inimigos, pois eles estão mais fortes do que nunca! Devo confessar que demorei um pouco para me adaptar com as novas mecânicas e com a dificuldade dos inimigos, pois eles estão muito brutais. O jogo não vai ter pena de você e a cada horda de demônios que você enfrentar, maior será o desafio. O jogo faz o jogador lutar com inteligência e descobrir o ponto fraco de cada tipo de inimigo, alguns você deve acertar seus canhões para ter vantagem sobre eles, outros você deve usar muito bem a esquiva para sair de situações complicadas e por ai vai, a riqueza do combate desse jogo é realmente impressionante e diria até que é um divisor de águas na indústria.



A inteligência artificial do jogo não vai pegar leve com você, mas também não será desonesta, então espere morre bastante, principalmente nas horas iniciais até se acostumar com todos os combates e ganhar uma dinâmica de luta, é preciso se transformar em uma força da natureza, um predador natural. Toda a mecânica do jogo é realmente surpreendente e fica ainda mais incrível ao se ver em movimento no Nintendo Switch.


O áudio do jogo é maravilhoso e conta com a dublagem em português brasileiro para o Nintendo Switch. Isso mesmo amigos, o jogo está 100% em português, desde as vozes até os textos. Para os jogadores que adoram embarcar em histórias de fundo, podem curtir mais ainda Doom Eternal, pois existem diversos arquivos espalhados pelos mapas onde o jogador encontra textos e imagens sobre personagens, inimigos e locais, o que torna toda a trama ainda mais profunda, como nunca antes na série Doom.



Os gráficos estão impressionantes no Nintendo Switch, é sério! A Panic Button é realmente uma empresa impressionante, e ela trabalhando junto com a Id Software, só poderia sair uma coisa incrível. Doom Eternal talvez seja o jogo third party mais impressionante que já vi rodando no Nintendo Switch. O jogo nao engasga em momento nenhum, ele é constante, rápido, brutal, mesmo com dezenas de inimigos e explosões na tela ao mesmo tempo. E os loadings? Meus amigos, o jogo praticamente não tem loadings! O loading para entrar na fase da primeira vez é o máximo que você verá e mesmo assim ele é bem rápido, principalmente em comparação ao jogo anterior onde o loading demorava um pouco. Assim que você morrer dentro do jogo, e acredite, você vai morrer bastante, o jogo praticamente carrega seu checkpoint de forma quase que instantânea, deve se levar menos de 5 segundos para se dar respawn, algo que me deixou impressionado, principalmente pela dimensão do game com cenários gigantes e muitos inimigos em tempo real.



O multiplayer do game é algo muito interessante, e inclusive, Doom Eternal ocupa apenas 18gb, já com o multiplayer incluso, o que realmente é impressionante, uma vez que o jogo anterior ocupa mais espaço.Diferente do Multiplayer do Doom lançado em 2017 no Switch, que era focado mais em batalhas multiplayer tradicionais como team deathmatch e Free-for-All, em Doom Eternal o jogo se limitou apenas a 3 jogadores por sala, onde 2 serão Demônios que se juntarão a uma orda para enfrentar um outro jogador sozinho mas com acesso a todo arsenal do Doom Slayer, É realmente divertido e diferente, minha recomendação é a seguinte, se você puder, tenha os 2 jogos, para poder desfrutar dos 2 multiplayers diferentes! Hell Yeah !



Veredito

Doom Eternal é um dos melhores jogos que eu joguei em 2020, se não for o melhor deles. Para todos que são fã da série desde muito tempo e para os que jogaram o clássico no Super Nintendo ou no Nintendo 64, esse jogo é um presente e tanto aos fãs. Para os mais novos, é também algo revolucionário e repleto de ação, velocidade, brutalidade, excelente trilha sonora, gráficos de nova geração, mecânicas de nova geração, uma história profunda como nunca antes na série e é claro, um multiplayer online bem original e divertido. Como se não fosse o bastante, ainda teremos expansões da história chegando futuramente ao jogo, deixando a vida útil dele ainda maior. Doom nunca esteve tão em forma como hoje em dia, e a Bethesda acertou em cheio deixando a Id Software usar todo o seu talento na criação do jogo, sem dúvidas Doom Eternal está um passo a frente de qualquer jogo de tiro lançado nessa geração. Jogar tudo isso em console híbrido, em qualquer lugar e a qualquer hora, é realmente incrível, e para os jogadores que comprarem o game até o dia 22 de Dezembro, vão ganhar automaticamente Doom 64 remaster e alguns brindes de skin para o multiplayer online. Doom é Eterno !

Nota: 10/10

Para quem quisier acompanhar alguns dos nóssos vídeos de Doom Eternal no Nintendo Switch em nosso canal:




bottom of page