top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Opinião] O Nintendo Switch Online está pronto para rivalizar com PS Plus e Xbox Game Pass Ultimate

Nintendo Switch Online continua desafiando expectativas



A Nintendo não tem o melhor histórico quando se trata de seus serviços online, mas com o Nintendo Switch Online – particularmente o novo nível do Expansion Pack – acredito que estão no caminho certo para ter um serviço cada vez mais robusto e relevante.


Não só a adição das DLC de Mario Kart 8 Deluxe, Animal Crossing: New Horizons e Splatoon 2 foi um movimento extremamente astuto, mas a biblioteca dos jogos N64 e Sega Genesis(megadrive) continua a crescer a uma taxa surpreendentemente estável.


De Banjo-Kazooie e Mario Golf às recentes adições de Sonic The Hedgehog Spinball e Dynamite Headdy, a Nintendo está dando aos assinantes clássicos excelentes para jogar todos os meses, muitos dos quais receberam uma nova vida graças ao suporte multiplayer online. (Sério, se você ainda não jogou Mario Tennis contra um amigo, eu imploro que você faça isso. É muito divertido.)


A Nintendo também escutou as reclamações iniciais sobre o estado da emulação do Switch, que ficou sob fogo no início.


Os jogos estão chegando rápido



Crucialmente, porém, a Nintendo também se esquivou da armadilha anterior que dificultou o Virtual Console do Wii U. Não é mais um jogo a cada século, e como todos eles estão incluídos como parte de uma assinatura do Nintendo Switch Online, você não precisa juntar o dinheiro para jogar The Legend of Zelda: Majora's Mask pela enésima vez.



Obviamente não há garantia de que a Nintendo continuará este começo encorajador, mas é agradável de ver, no entanto. O fato de que agora existem mais de 100 jogos SNES e NES disponíveis – algo que até mesmo os assinantes regulares do Nintendo Switch Online podem acessar – também me dá esperança de que o Switch pelo menos se aproxime, ou pelo menos forneça uma alternativa genuína ao lendário Virtual Console do Wii.


Há muito rumores sobre a adição de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance que certamente ajudariam, é claro. Se a Nintendo pode adicionar três novas plataformas ao seu serviço, e incluir multiplayer online como você esperaria, então o valor do Pacote de Expansão Online do Nintendo Switch torna-se ainda mais justo. O Analogue Pocket mostrou que ainda há um desejo muito real de jogar jogos game boy e GBA, e tê-los todos no Switch seria muito mais conveniente e econômico para inicializar. Colecionar jogos retrô não é barato, afinal.

Mais do que apenas uma nostalgia.


Mas não é apenas o apelo de jogar jogos famosos do passado da Nintendo que está ajudando o Switch Online a se estabelecer. A empresa com sede em Quioto assumiu um compromisso muito claro nos últimos anos em incluir multiplayer online em basicamente todos os seus títulos principais – algo que antes estava relutante em fazer.


Nintendo Switch Sports é um exemplo e tem todos os ingredientes para ser um sucesso quando se trata de jogo online competitivo. Jounte isso a Mario Strikers: Battle League, Splatoon 3, e Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp, e de repente você tem um motivo extremamente forte para jogar o seu Switch online que não seja apenas Mario Kart 8 Deluxe e Super Smash Bros. Ultimate.


Cogumelo ainda para melhoria


Dito isto, não há como negar que a oferta online da Nintendo ainda é inferior em alguns aspéctos em comparação com o que estamos acostumados no PS5, Xbox Series X| S, e PC. O chat por voz requer o aplicativo online do Nintendo Switch, você não pode enviar mensagens instantâneas ou compartilhar conteúdo diretamente com seus amigos, e você também não encontrará jogos da Nintendo usando serviços dedicados em alta velocidade.


Para piorar as coisas, até o Wii U tinha um componente on-line mais forte que o Switch. Você não precisava de Códigos de Amizade para adicionar um amigo, você poderia conversar por vídeo e chat por voz usando o Wii U GamePad, e era o lar da melhor rede social já criada: o maravilhoso e dolorosamente perdido Miiverse.


E quando se trata de puro valor? Bem, sua quilometragem vai variar dependendo da afinidade que você tem com o catálogo de títulos mais antigos da Nintendo. É improvável que o Xbox Game Pass Ultimate seja destronado como o atual campeão quando se trata de valor, mesmo pelo novo PS Plus da Sony.


No entanto, mesmo que tenha demorado alguns anos a mais do que eu gostaria, agora está ficando claro que a Nintendo tem uma estratégia online para o Switch. Ao incluir o suporte on-line adequado em seus títulos first party, DLC para seus jogos mais populares, e uma excelente biblioteca de jogos retrô que também permitem que você jogue com amigos, a empresa está conseguindo traçar seu próprio caminho no espaço online de uma maneira exclusivamente Nintendo, e pode ser apenas o inicio de algo grandioso que a empresa está por criar.




bottom of page