top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Especial] Judgment - Uma Surpresa muito Agradável no Universo Yakuza


Criado pela mesma equipe responsável pela aclamada série Yakuza, Judgment coloca os jogadores e jogadoras na pele de Takayuki Yagami - um advogado em desgraça que se tornou um detetive particular de ocasião - enquanto ele descobre o mistério por trás de uma série de horríveis assassinatos. Junto com seu parceiro, o ex-membro da yakuza Masaharu Kaito, Yagami deve abrir caminho através do submundo do crime de Kamurocho para desvendar a verdade - por mais dolorosa que seja.


Revisite locações clássicas do bairro japonês mais badalado dos games, mergulhe em missões paralelas envolventes e dê um tempo para curtir os tradicionais mini-games. E mais: derrote seus adversários em combates de cair o queixo com estilos de artes marciais alucinantes, resolva o caso e empreste sua experiência aos necessitados locais na cidade. Judgment aposta numa jogabilidade única com elementos de investigação para rastrear suspeitos e descobrir pistas, tudo isso enquanto Yagami caminha na linha tênue da justiça em um mundo de corrupção.


Embalado por uma história dramática, combate cinematográfico e um elenco de personagens intensos, Judgment manterá todos os aspirantes a detetives particulares de olhos bem abertos.



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


Dos criadores da aclamada série Yakuza: Ryu Ga Gotoku Studio apresenta a dramática história de um advogado no fundo do poço que busca redenção em um mundo repleto de corrupção e desespero.


Investigue a agitada vida noturna de Kamurocho: Entre na mente do detetive particular Takayuki Yagami e utilize sistemas de investigação inovadores para descobrir os segredos que se escondem bem no fundo do corrupto ponto fraco de Kamurocho.


Combate visceral com dois estilos de combate exclusivos: derrube grupos de bandidos com golpes radicais no estilo Garça e, em seguida, mude para o estilo Tigre para dominar um único inimigo com uma série de ataques poderosos. Pratique misturar e combinar estilos em combate em conjunto com uma ampla variedade de habilidades, armas e poderosas (e hilárias) ações EX para desbloquear uma dimensão totalmente nova em combate.



Em Judgment o jogador consegue desbloquear uma série de novas habilidades conforme vai ganhando os pontos necessários para gastar na árvore de habilidade. Algo que é muito interessante e traz esse ar de RPG ao jogo.


A cidade também te oferece uma enorme gama de lugares para explorar e de atividades para fazer como quests secundárias, mini games em prédios arcades da SEGA, lojas com os mais diversos tipos de itens e comidas e muito mais.


Apesar de ter sua similaridade com a série Yakuza e até mesmo se passar no mesmo universo, Judgment tem sua própria história e jornada, não se prendendo as amarras da série Yakuza, então não existe a necessidade de ter jogado nenhum game da série yakuza para visitar este.


Outro detalhe a ser notado e que diferencia Judgment de Yakuza, é a questão investigativa. Aqui nós estamos no papel de um detetive, então mecânicas de investigação foram implementadas para dar um ar diferente ao jogo, e eu admito que ficou maravilhoso! É muito legal ter que tentar identificar um suspeito em público e logo em seguida o seguir sem ser notado, para isso é preciso se esconder atrás de placas e objetos nas ruas.



A pancadaria que amamos é presente e conta com 2 estilos luta como dito mais a cima no texto. Outra coisa legal é observar como existem coisas remanescentes da série Shenmue aqui em Judgment. É possível colecionar prendas e brindes de algumas lojas no mapa, como por exemplo bonecos de pelúcia com referências aos jogos da SEGA, e além disso é possível colocar os mesmos como parte de decoração no seu escritório.


Graficamente o jogo é muito bonito até mesmo no PS4 base e roda muito bem no console. Já no PS5 ele conta com o suporte ao 4K. O game é realmente bonito e mantem uma cidade viva e agitada, além é claro de efeitos de dia e noite, chuva, e até mesmo poças de agua no chão com reflexo, detalhes visuais que aumentam a imersão na cidade. É comum você estar andando nas ruas e se deparar de repente com um grupo de bandidos, e ai é hora da ação !



O som do jogo também é maravilhoso, inclusive é possível comprar discos de vinil para escutar no seu escritório, em um velho toca discos. As músicas e a sonoplastia combinam muito bem e ainda existe a possibilidade de se jogar o game com o áudio em japonês, caso o jogador queira. Infelizmente o jogo não tem suporte as legendas em português brasileiro.


Veredito

Judgment é uma surpresa muito agradável e me deixou ainda mais feliz de jogar após o anúncio no dia de hoje, do novo jogo da série como continuação da saga. É um jogo que acabou me prendendo e me fazendo de certa forma gostar mais dele do que do próprio Yakuza. Se colocar na pele de um detetive é sempre algo muito interessante, ver as amarras da história no decorrer do jogo, se familiarizar com os personagens, se tornar um cidadão da cidade onde o jogo se passa, conhecer melhor o passado do personagem, tudo isso contribui para uma imersão maravilhosa. As lutas são muito divertidas e com uma boa variedade de upgrades, além é claro de perseguições a suspeitos. Judgment é um jogo que me surpreendeu positivamente e mal vejo a hora de jogar o próximo jogo da série. Todos os jogadores que amam Shenmue e a série Yakuza, não podem ficar sem conferir este jogo. Caso nunca tenha jogado nenhum deles mas se sentiu interessado, Judgment é o jogo perfeito para se iniciar dentro deste universo.

Nota: 9/10
bottom of page