top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Análise] Precisamos Falar Sobre Gotham Knights - Uma Obra Subestimada


Batman está morto. Um novo e imenso submundo do crime tomou conta das ruas de Gotham City. Agora depende da família Batman - Batgirl, Asa Noturna, Capuz Vermelho e Robin - proteger Gotham, trazer esperança para seus cidadãos, disciplina para seus policiais e medo para seus criminosos. Desde a resolução de mistérios, que conectam os capítulos mais sombrios da história da cidade, até a derrota de vilões notórios em confrontos épicos, você deve se tornar o novo Cavaleiro das Trevas e salvar as ruas do caos. Gotham Knights é um RPG de ação de mundo aberto, ambientado na Gotham City mais dinâmica e interativa de todos os tempos. Tanto no jogo solo quanto com outro herói, patrulhe os cinco distritos de Gotham e vigie atividades criminosas onde quer que as encontre.



A Warner Bros. Games Montreal começou a trabalhar no desenvolvimento do recém-lançado Gotham Knights, por quase uma década. Estamos falando de um projeto que estava em desenvolvimento desde o lançamento de Batman: Arkham Origins. A quantidade de tempo investido no projeto rapidamente se reflete no produto final, com um game que tenta entregar muitos elementos ao mesmo tempo, e que para muitos nao entrogou em seu lançamento por má otimização gráfica mas que com o passar do tempo e com os updates que chegaram, melhoraram bastante a obra e o fazem um dos jogos mais bonitos da nova geração com gráficos e cenários de cair o queixo.



Em ambientes internos, e em especial durante o progresso da história principal, o nível de detalhamento é de impressionar e não fica só por ai. Durante as sessões de mapa aberto, é impressionante ver os efeitos de ray tracing, com reflexos incríveis e uma taxa de quadros bem estável em 30 fps no Xbox Series S, aparelho que usei para fazer esta análise. Gotham nunca esteve tão imersiva visualmente, é deslumbrante e assustador.



A iluminação do jogo também é outro ponto forte, que juntamente com a ajuda do ray tracing, traz momentos incríveis na iluminação global e na postura dos personagens. Qualquer pessoa que chegar em sua casa e olhar o personagem parado com um holofóte encima dele, vai achar que é algum filme que está passando na tv.


Algo que torna Gotham Knights verdadeiramente único é a possibilidade de controlar quatro personagens inéditos e muito bem caracterizados: Asa Noturna (Dick Grayson), Capuz Vermelho (Jason Todd), Batgirl (Barbara Gordon) e Robin (Tim Drake). Eles se reúnem logo após um incidente que não irei falar para não gerar o menor dos spoilers para os leitores, então fiquem tranquilos. O que vocês precisam saber é que as cenas do início do game são incrivelmente espetaculares e vão arrebatar qualquer fã da Dc e do morcegão.



Inimigos clássicos aparecem no game, como o Mr Freezy - Senhor Frio, Harley Quinn, Cara-de-Barro, e Oswald Cobblepot (Pinguim), entre outros. Gotham também conta com uma excelente dublagem em português brasileiro e que sem sombra de dúvidas vai agradar e muito aos fãs. O game também conta com multiplayer coop online, que deve ser a melhor forma de jogar o game, mas infelizmente não tiver a oportunidade de jogar para essa review.


Outra parte incrível da produção é o som, o audio do jogo é excelente e vai desde sons de sirenes nas cidades, até ouvir os diálogos dos npcs nas ruas que as vezes reconhecem seu super herói quando esta vagando pela noite de gotham. Um detalhe que vale também destacar é o uso da nossa motoca, que com o passar do jogo pode ser personalizada com novas pinturas, a propósito, as roupas dos personagens também podem.



O game conta com um sistema no melhor estilo RPG de ação, onde você tem level up e os inimigos tem bara de level e de hp. As árvores de habilidade também estão disponíveis aqui e quanto mais você jogar e fazer missões seja primaria ou secundária, mais xp e ítens o jogador vai adquirir para melhorar seu personagem favorito.


Os desafios são diversos e podem ser uma boa pedida para conseguir experiência e pontos de habilidade, os quais são usados para abrir novas técnicas. Além de evoluir os personagens, é possível ainda conseguir materiais para confeccionar novos equipamentos e vestimentas.



Veredito

Gotham Knights é um prato cheio para os fãs da DC e do universo de Batman. A história do game é algo que te prende e te pega, como um bom jogo de super heróis. As mecânicas são interessantes, a cidade é repleta de coisas para se fazer e a parte gráfica é extremamente satisfatória para mim que não vejo necessidade de jogar o game apenas em 60 fps. Visuais realmente incríveis, texturas de alta qualidade, músicas, combates, iluminação, um ótima história, dublagem de qualidade, tudo isso trabalha em favor da atmosfera do game e que vai te garantir diversão tanto no singleplayer como no coop online caso você tenha amigos que queiram jogar o jogo. Gotham Knights é um dos games que me fez pegar um aparelho de nova geração pois não saiu na geração anterior e não me decepcionou, é sim um dos melhores games de heróis já feitos e que infelizmente algumas pessoas acabaram subestimando em seu lançamento.

Nota: 9/10


bottom of page