top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

Super Mario 35 Anos - A Franquia que Salvou a Indústria dos Games [Especial]


Lançado no ano de 1983 no Japão e em 1985 nos Estados Unidos, o Famicom com como era conhecido no Japão chegou aqui nas terras americanas onde ficou conhecido como Nintendo 8 bits ou o famoso nintendinho.


Era um período muito turbulento na industria de jogo, pois a Atari que era atual empresa que dominava o mercado estava com seus dias contados e prestes a falir, levando com ela toda a indústria de games de uma geração, que estava saturada de jogos repetitivos, violentos e sem nenhuma inovação.


Imaginem só, hoje em dia poderíamos não estar jogando vídeo games, o que mais gostamos de fazer. Imaginem um mundo sem Zelda, não teríamos Mário, não teríamos nada, simplesmente os games e toda a indústria deixariam de existir.



Mas eis que surge a Nintendo e com sua visão diferenciada do mundo dos Games juntamente com um gênio que estava surgindo chamado Shigeru Miyamoto, ela conseguiu mudar toda a indústria como em um mágico estalar de dedos.


Em uma época na qual os games eram focados em jogos de tiro e muita violência, eis que surgiu um personagem gordinho, bigodudo, encanador e que tinha a missão de salvar uma princesa raptada das mãos de um vilão. Algo que parece soar simples e até como "clichê", mas que mostrou ao mundo a magia da Nintendo, de Shigeru Miyamoto e transformou para sempre a indústria do entretenimento.


O level design dos jogos alcançou um outro patamar com Super Mario Bros. O game tinha uma progressão fantástica e ensinava ao jogador como avançar de forma intuitiva, além de contar com certos textos que ajudavam a dar imersão ao universo do jogo.



Era possível pela primeira vez em um game, achar segredos escondidos nas fases do jogo, além de uma mecânica super precisa e arrojada, que definitivamente mudou tudo. Até os dias atuais, os jogos de plataforma seguem esse padrão de mecânica criado em Super Mario, onde os inimigos podem ser derrotados ao se pular encima deles.


"Até os dias atuais, os jogos de plataforma seguem esse padrão de mecânica criado em Super Mario, onde os inimigos podem ser derrotados ao se pular encima deles."

O controle do "Nintendinho" tinha apenas 2 botões principais, o botão A e B. Além deles, nasciam o Start e Select. Apenas com essa combinação simples, a Nintendo criou mecânicas incríveis e ao mesmo tempo simples, que são usadas até hoje. Existia comando para corrida, e ao pular correndo, o personagem alcançava lugares mais distantes, mostrando uma física mais realista presente em um jogo.


Isso pode parecer simples e normal hoje em dia, mas em 1985 isso foi literalmente um grande salto para o mundo dos games. Mecânicas como a de uso de itens que transformavam o personagem também eram algo inovador, como por exemplo o cogumelo que deixava Mario maior e a florzinha de fogo, que nos dava a habilidade de lançar bolas de fogo nos inimigos.



Mapas subterrâneos também estavam presentes, o que ajudava e muito na variação de cenário do jogo, que aliás contava com diversas músicas diferentes em varias fases, como a música que toca ate hoje nos mapas subterrâneos. Mapas aquáticos também eram uma novidade e mudavam totalmente a mecânica do jogo, realmente algo a frente do tempo.


Não deu outra e Mario ganhou o mundo, se tornou o ícone dos games, revolucionou q indústria e levou a Nintendo ao topo, onde se transformou na maior empresa de entretenimento do mundo. Agora era possível ter as experiências dos Arcades, em casa. Os jogos eram diferentes e únicos, com uma qualidade excepcional. Mario também ganhou a companhia de seu irmão Luigi, e juntos os Mario Brothers jamais saíram do topo do mundo. Uma jornada de 35 anos nos consoles de mesa, que mudou o mundo dos games para a melhor e salvou toda a indústria de um colapso eminente. Devemos muito a Nintendo, Shigeru Miyamoto, ao eterno presidente Yamauchi e a série Mario Bros, pois se não fosse por eles, hoje em dia, os jogos jamais teriam a relevância que tem nas vidas de tantas pessoas.


Muito obrigado Nintendo. ❤️




Gostaram? Essa foi a primeira matéria especial da semana dos 35 anos de Mario aqui no nosso site The Games Nintendo. Fiquem ligados para mais conteúdo diário sobre o maior ícone da história dos games todo dia durante essa semana especial que contará com o lançamento de Super Mario 3D Allstars para Nintendo Switch nessa sexta.

bottom of page