top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review] Little Nightmare 2 - O terror de plataforma em forma de arte no Nintendo Switch


Produzido em parceria com a Tarsier Studios, Little Nightmares II acompanha a história de Mono, um jovem garoto aprisionado em um mundo distorcido pelo zumbido transmitido por uma distante Torre de Sinal. Formando uma dupla com Six, a garota da capa de chuva amarela, ambos devem descobrir os segredos macabros deste mundo enquanto fogem dos monstros locais que tentam capturá-los.



Retorne a um mundo de terror encantador em Little Nightmares II, um jogo de aventura de suspense no qual você joga como Mono, um menino preso em um mundo que foi distorcido pelo zumbido da transmissão de uma torre distante.


Com Six, a garota da capa de chuva amarela, como seu guia, Mono parte para descobrir os segredos sombrios da Torre do Sinal. Sua jornada não será fácil; Mono e Six enfrentarão uma série de novas ameaças dos terríveis residentes deste mundo.



E por falar nos residentes, é simplesmente macabro, talvez essa seja uma palavra redundante ao falar da série Little Nightmare, um dos jogos mais "creepy" já feitos. Os moradores desse mundo distópico são macabros como bonecos de pano da década de 30, só que vivos e assassinos.


Detalhes como armadilhas de urso escondidas embaixo de folhas, são algumas das coisas que você verá no jogo, sim, o game usa as físicas e os gráficos atuais com tudo o que tem de melhor na sua "engine" atual para trazer uma ambientação incrível e com uma imersão de tirar o fôlego literalmente. E você perderá o fôlego ao tentar mergulhar em um esgoto para fugir de um cara com uma espingarda e uma lanterna, caçando você ferozmente e sem piedade.



Os comandos são intuitivos e te fazem ir aprendendo jogando, algo brilhante, pois o jogo dispensa aquele velho tutorial chato e cansativo. As legendas e todo o menu em português brasileiro, ajudam bastante nessa curva de aprendizado.


A arte do jogo é algo que precisa ser muito notado, é realmente sério! Você já teve aquela sensação de que quando era pequeno, o mundo e os objetos pareciam enormes, e logo depois quando virou adulto e voltou a locais que frequentava quando criança e percebeu que tudo que parecia enorme se tornou pequeno? É exatamente uma das filosofias abordadas pelo jogo, você se sente minúsculo nesse mundo pois está na pele de uma criança, junte isso com toda o mundo distópico dos piores pesadelos, onde as formes e alguns objetos do mundo ganham tamanhos totalmente desproporcionais.



O game é um prato cheio para uma grande área filosófica, e sua abordagem é bem voltada ao obscurantismo, com o elemento da morte presente praticamente o tempo inteiro do jogo. Você vê cordas de enforcamento, você vê roupas jogadas em cadeiras e em locais, como se as pessoas que estivessem ali vivendo um dia normal e pacato, fossem arrebatadas assim como é descrito no livro da bíblia em Apocalipse.



Outra coisa que é interessante notar também, é na quantidade de TVs antigas espalhadas, e como parece ser uma crítica aprofundada aos seres humanos, como se todos fossem realmente bonecos, manipulados por telas e observados por telas, em todo canto, em todas as partes. A vida se foi, mas as "TVs" continuaram, você irá se deparar com uma escola macabra, com uma professora pior ainda, além de muitas surpresas que não posso falar pois se não irei estragar o elemento surpresa do game.



Little Nightmare 2 é bem obscuro e tem momentos que podem te dar bons sustos ou até mesmo te deixar com muita aflição. Os gráficos no Nintendo Switch estão simplesmente incríveis! Posso dizer que é um dos jogos mais bonitos da plataforma, e junte isso com uma trilha sonora incrível, uma sonoplastia perfeita, e muitos efeitos visuais de cair o queixo! Estamos falando em um jogo realmente de nova geração, algo que faz ser possível notar o salto gráfico do primeiro jogo para o segundo, e olha que o primeiro já é muito bonito e também está recomendado a todos !



O game também conta com muitas referências nas entrelinhas, que se o jogador se atentar ele vai ver muita coisa, como por exemplo uma referencia ao Piramide Head e ao filme O Iluminado, assim que você pega um machado pela primeira vez!




Veja 1 hora de gameplay comentado:


Veredito

Little Nightmare 2 é maravilhoso assim como o primeiro jogo da série. Tudo nele é distópico e te leva a muitas observações de enredo no fundo, assim como uma climatização incrível que juntando arte, gráficos, efeitos sonoros, musica e gameplay, tudo faz com que a experiência seja a mais profunda possível. A ideia é fantástica de juntar o gênero de plataforma com terror e de quebra com diversos enigmas e nesse caso, alguns chapéus colecionáveis para encontrar! Me senti surpreendido com a evolução do segundo jogo, pois sei que nem toda série consegue ter uma continuação digna do primeiro jogo, mas não é o caso aqui, o segundo jogo é tão bom quanto o primeiro, ou até melhor ! Ver um jogo assim me deixa realmente feliz, pois sinto muita falta de criatividade nos dias de hoje, e Little Nightmares 2 trás aquele sentimento dos jogos antigos, como na época do Gamecube, em que temos o melhor em termos de gráficos, jogabilidade e interação, tudo no mesmo pacote, e no Nintendo Switch você pode jogar em qualquer lugar e a qualquer hora! Little Nightmare 2 é até agora meu jogo favorito de 2021.

Nota: 10/10


  • Agradecimento especial para nossa parceira Nuuvem, que se tornou uma grande opção de compra para todos os gamers que tem um Nintendo Switch, com opções de parcelamento nas compras de cartões para a eShop e até mesmo de jogos em formato digital. Aos interessados acessem Nuuvem.com

bottom of page