top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

Grandia HD Collection - Review para Nintendo Switch


Duas excelências dos RPGs finalmente se tornaram portáteis na plataforma híbridas de games mais popular dos jogos. A tão esperada coleção GRANDIA HD para o Nintendo Switch ™ está aqui.


Me lembro da minha adolescência com o meu Sega Dreamcast em casa, jogando um novo rpg que eu desconhecia totalmente e que rapidamente cai em amores, era Grandia 2, um dos jogos que mais me marcaram e me ajudaram a virar um grande fã do gênero de rpg desde então.



Grandia é uma série diferenciada e que definiu novos padrões nas mecânicas de combate dos rpgs, tanto no primeiro quanto no segundo, é possível acompanhar qual sera o próximo personagem que vai executar um ação durante a luta, isso é algo que ajuda e muito ao jogador na hora de se defender ou dar um contra ataque no inimigo, impedindo que ele execute uma ação.


O primeiro Grandia saiu originalmente para Sega Saturn no Japão e para PlayStation aqui nas américas, apesar da versão do Saturn nunca ter sido localizada oficialmente, os fãs conseguiram traduzir o jogo hoje em dia para o inglês. Essa versão em HD no Nintendo Switch é uma ode aos nossos olhos, pois a impressão que temos é a de que o jogo recebeu uma arte nova, de tão bonita e colorida que essa remasterização ficou.



Grandia 2 por sua vez, foi lançado no Sega Dreamcast, e já contava com gráficos em 128 bits, e sua versão em HD também não deixa por menos, está lindo, é possível até perceber detalhes como o da luz do sol em certos momentos, os chamados "lens flares", além das sombras que ganharam um destaque maior em HD além da iliminação.


Ambos os jogos são o que eu considero um marco na história dos RPGs japoneses, algo que mesmo todos esses anos depois, eu consigo sentir uma enorme emoção e me sentir imerso dentro da história e do universo de cada jogo com seus respectivos protagonistas (Justin e Ryudo) e com os demais personagens que vão se juntando a nossa história com o passar do tempo.



E por falar em história, ambos os jogos tem enredos que vão te prender do início até o fim, como um excelente rpg deve ser. Tudo combina, a trilha sonora mágica que te transporta para determinados lugares do game, os npcs, os diálogos, o inimigos, a trajetória que o jogador percorre até chegar a um determinado objetivo, além é claro, da batalha que eu não me canso até os dias atuais.(Melhor do que muitos rpgs modernos que saíram por ai).





Veredito
Grandia HD Collection é um dos maiores presentes que umfã de RPG poderia pedir no Nintendo Switch. Em um console com uma tamanha riqueza de jogos e de gêneros de jogos diferentes, onde os RPGs brilham muito e geram uma enorme competição,Grandia HD Collection é um dos títulos que cada jogador do Switch que ama RPG merece colocar em sua lista para jogar algum dia. É uma emoção enorme poder ver esses jogos com tratamento em HD no console híbrido da Nintendo, é como uma celebração à história dos games essa biblioteca do Switch. É como viajar entre o passado e o futuro e viver tudo ao mesmo tempo no presente, e que presente! Todo fã de RPG japonês precisa ter essa coleção em HD.

Nota: 10/10

Agradecimento especial para a Gungho que nos enviou o jogo para review.

bottom of page