top of page
  • Foto do escritorTioDuBR

Review: Darius Cozmic Collection(Console) - Nintendo Switch


Shmup blast!


Darius é um dos pioneiros nos jogos de tiro com rolagem lateral, desenvolvido pela lendária TAITO Corporation e lançado pela primeira vez para máquinas de fliperama em 1986.


Quando você fica sabendo que vai ter uma coletânea não só de uma das séries mais legais dos videogames, mas também um de seus favoritos, a primeira reação é vibrar de alegria e criar expectativas, as vezes altas demais, sobre como vai ser o resultado final. A segunda é quando você coloca a mão no jogo e vê que ele é realmente aquilo que você esperava!



É assim que eu me senti jogando essa coletânea. Ela traz todos os jogos da série lançados para consoles, nas suas versões americana e japonesa do game.


Os jogos que compõe essa coletânea são:


Darius II – MegaDrive

Sagaia – Sega Genesis

Sagaia – Sega Master System

Darius Twin – Super Famicon

Darius Twin – Super NES

Darius Force – Super Famicon

Super Nova – Super NES

Darius Alpha – PC Engine

Darius Plus – PC Engine



Não vou analisar gráficos, sons e gameplay nesse review porque quem é fã sabe muito bem o que esperar desses jogos e vai reviver aquela alegria de poder joga-los novamente e os fãs mais novos precisam sentir a experiência de pegar um shmup clássico como esses aqui listados e apreciar cada segundo desses jogos incriveis.


Cada jogo contido nessa coletânea é uma ode ao passado e um pedacinho da história do mundo doa games.



A Taito fez um favor histórico ao disponibilizar de maneira oficial esses jogos em uma coletânea que vai te fazer viajar para o passado e entender o porquê de tanto hype e adoração com essa série.


Mas vá preparado porque os jogos são pedreira: sem dicas, sem easy mode...nada. A única coisa que vai te facilitar um pouco é o Quick Save que te ajuda a não ficar frustrado pelas tantas vezes que você vai morrer tentando avançar no jogo, de resto, é pauleira pura.



Veredito
Uma ode ao passado e o resgate de uma das séries mais aclamadas dos videogames, Darius Cozmic Collection é indispensável pra qualquer fã de retrogames ou que queira sentir aquela nostalgia que só games antigos e maravilhosos podem trazer pra gente.
Nota: 9/10


bottom of page