top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

Bioshock:The Collection - Review final para Nintendo Switch


Sempre tem um farol. Sempre tem um homem. Sempre tem uma cidade.


Experimente os mundos inesquecíveis e as histórias monumentais da premiada série BioShock com o BioShock: The Collection. Viaje pelas cidades de Rapture e Columbia através de BioShock Remastered, BioShock 2 Remastered e BioShock Infinite: The Complete Edition, incluindo todo o conteúdo adicional para um jogador. Lute pela sua vida e supere seus inimigos, seja no fundo das ondas ou no alto das nuvens. Inclui: • BioShock Remastered: Explore a cidade submarina de Rapture, um refúgio para as maiores mentes da sociedade que se transformou em um pesadelo distópico, causado pela arrogância de um homem.

• BioShock 2 Remastered: veja Rapture através dos olhos de Subject Delta, um temível protótipo do Big Daddy em uma missão de vida ou morte para resgatar sua irmãzinha desaparecida.

• BioShock Infinite: The Complete Edition: endividado com as pessoas erradas, o investigador particular Booker DeWitt deve assumir uma tarefa impossível: viajar para uma cidade voadora acima das nuvens e resgatar uma mulher chamada Elizabeth.



Bioshock: The Collection é o presente que todos os fãs da série esperavam no seu Nintendo Switch. Assim como Boderlands e XCOM 2 chegaram ao mesmo dia no Nintendo Switch, Bioshock também deu as caras e com remasterizações de tirar o fôlego.


Visualmente falando, o game está impecável, um trabalho excelente da Virtuos para portar a trilogia. Texturas em HD, iliminação refinada, reflexos em superfícies, tudo foi melhorado em relação ao original, inclusive para os jogadores que preferem jogar no modo portátil, realmente esta lindo tanto na tv como no modo portátil, a diferença é mínima.



Ainda sobre a parte visual, Bioshock é uma sére que tem um trabalho de arte formidável, e até hoje impressiona. No primeiro e segundo jogo, você encara uma cidade submersa incrível, como se fose uma Atlantis macabra, algo bem "Freak", e o game faz questão de estar sempre te lembrando que você está debaixo do mar, algo que é fantástico pra ambientação e contribui muito na imersão do jogo.


Já no terceiro game, o visual tem uma mudança drástica, onde a história larga aquela trama submarina e parte para uma ambientação bem mais colorida e viva, mas acima das nuvens. É algo realmente impressionante, mostra como a equipe do jogo sabe trabalhar bem com diversas situações e tem muitas mentes criativas de excelencia.



Desses 3 jogos, posso dizer que talvez o que menos tenha me chamado a atenção, seja o segundo game, não que ela seja ruim, pelo contrário, mas é que os outros 2 são muito bons! A primeira impressão que tive ao chegar naquela cidade abaixo do mar foi única e realmente marcante, assim como ao me deparar com os gráficos de Bioshock Infinity, eu devo dizer que ainda estou abismado, é muito lindo. Acredito que o jogo que mais me chamou a atenção foi o terceiro, Bioshock Infinity.



A trama eu não costumo dar spoilers como vocês que me acompanham sabem, por iso vou deixar apenas aquele resumo sobre um pouco do enredo de cada jogo no início do texto, mas não se enganem, a historia dessa saga é realmente muito profunda e vai muito além daquilo. Principalmente para pessoas com olhares filosóficos e políticos sobre a nossa sociedade, é um prato cheio que aborda temas como fanatismo religioso, capitalismo selvagem, neo liberalismo, psicologia humana aplicada em sociedade, marketing agressivo mesmo em meio a um cenário de total miséria e insanidade e muito mais, é realmente incrível e também trás para nós um pouco do significado da caverna de platão, então é bom saber que essa saga é realmente um prato cheio e muito rico de nutrientes.


O áudio de todos os games é absolutamente incrível, as vezes é difícil acreditar que esses jogos tenham saido na geração anterior, pois certas coisas são realmente muito marcantes até hoje. Os games não estão em português brasileiro, só para deixar registrado.



VEREDITO
Bioshock: The Collection é perfeito para os jogadores da Nintendo que nunca tiveram contato com a saga antes, assim como eu, mas que sempre tiveram vontade. Essa é a oportunidade perfeita de jogar os 3 clássicos com gráficos totalmente remasterizados e lindos. Para os fãs da saga, essa também é uma ótima oportunidade para rejogar no console mais revolucionário dos ultimos anos, pois nos dá a chance de jogar na tv ou em qualquer lugar com sua portabilidade sem perder qualidade. Sua atmosfera é realmente unica, as cidades, os personagens, a história, tudo no jogo é muito bom. Sua curva de dificuldade não é tão fácil assim, mas para os jogadores mais casuais, existe um modo de jogo mais fácil. Bioshock é uma saga que sempre quis ver em um console da Nintendo, e realmente é uma alegria enorme ver a 2K trazendo seus grandes jogos para o console da Nintendo, e sempre com tamanha qualidade e fidelidade, os trabalhos da 2K no Nintendo Switch realmente tem me surpreendido ao longo desses 3 anos de console, desde o NBA 2k até hoje, sempre jogos com muita qualidade e não é diferente com essa saga. Os jogos também são vendidos separadamentes na eShop do Nintendo Switch, e caso os jogadores queiram ir comprando 1 jogo de cada vez, é possível, apesar de que minha recomendação seja a de jogar os games em ordem. Bioshock: The Collection é um exemplo de como bons jogos envelhecem bem e continuam magníficos nos dias de hoje, mas se preparem para ocupar bastante espaço no seu Switch, pois os jogos são bem grandes.

Nota: 10/10



Agradecimento especial para 2K por ter enviado os games para Review.

bottom of page