top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Análise/Review] Pokémon Shield - The Crown Tundra - A Segunda Expansão de Sword and Shield


The Crown Tundra é a segunda área que você poderá visitar com o seu Expansion Pass. Veja por si próprio esta vasta paisagem, com os seus picos de neve brilhantes! Nesta área gelada, com montanhas irregulares e cobertas de neve, as pessoas vivem numa comunidade pequena e muito unida.


No início das suas aventuras neste local, um homem chamado Peony irá nomeá-lo líder da sua equipa de exploração na Crown Tundra. O jogador terá como tarefa investigar os limites desta terra gelada, incluindo as profundezas de um Pokémon Den, algo que só se conseguia vislumbrar até agora durante as Max Raid Battles!


Além disso, parece que vários Pokémon Lendários habitam na Crown Tundra.(Inclusive versões de Moltres, Articuno e Zapdos da região de Galar)



OBS:
Vale lembrar que não existe possibilidade de comprar The Crown Tundra individualmente, e que ambas as expansões fazem parte em conjunto do pacote Expansion Pass. Além disso, estas expansões se fazem obrigatório que o jogador tenha a cópia (física ou digital) ou de Pokémon Sword ou de Pokémon Shield, no meu caso a review é destinada a versão de Pokemon Shield. E ainda mais importante:existe um Expansion Pass próprio para cada versão do jogo. Há um Expansion Pass para Pokémon Shield e um Expansion Pass para Pokémon Sword. É preciso tomar cuidado para não adquirir o DLC de uma versão contrária a que possui.


As batalhas entre treinadores Pokémon são uma das grandes características dos games e da franquia como um todo, mas aqui existe somente uma em toda a DLC. Chegando em Crown Tundra você logo já é intimado para uma batalha contra Peony mas depois disso as únicas batalhas que teremos aqui serão contra outros pokemon selvagens, e contra os lendários.


Se você não gosta de capturar Pokémon lendários, esta DLC não terá muito a oferecer. Se você gosta, está com sorte. A maior parte da jogabilidade é percorrer o mapa para encontrá-los ou entrar nos novos covis de Max Raid para embarcar em uma “Aventura Dynamax”. Essas aventuras envolvem uma equipe de 4 descendo em uma caverna para lutar em várias batalhas de raid usando Pokémons atribuídos aleatoriamente. No final, um Pokémon lendário aleatório aparecerá e você terá que derrotá-lo como um time antes de pegá-lo. O elemento aleatório torna esses ataques uma ótima experiência, embora fique um pouco repetitivo. Felizmente, há uma grande variedade de Pokémon que você pode usar e não costuma lutar contra os mesmos. Isso torna a experiência sempre divertida.



The Crown Tundra é composto por uma nova área aberta cheia de Pokémon lendários e um monte de outros Pokémon que retornam também. O que eu aprecio nisso é que na verdade parece uma aventura. Viajar por uma montanha gelada e tropeçar em novos marcos é muito mais divertido neste DLC do que nas áreas anteriores. A história é um pouco mais original (embora ainda seja uma história de Pokémon, então não espere nada incrível como Zelda) e o mundo é mais bem feito. Os gráficos ainda são inexpressivos em comparação com os outros jogos da Nintendo na geração atual, mas sem dúvidas é o game de Pokémon mais bonito que temos até hoje.



Fora dessas batalhas de invasão, existem alguns outros desafios, incluindo descobrir quebra-cabeças para entrar nas ruínas onde os “Gigantes” residem e perseguir novos pássaros lendários. Os quebra-cabeças são muito básicos e não demoram muito para serem concluídos, o que por um lado é bom, pois não vai deixar jogadores que não gostam de puzzles irritados. Eu teria preferido ver quebra-cabeças mais elaborados com algumas masmorras reais para explorar, mas esse não é o caso aqui. Pegar os pássaros é bem parecido - você não precisa fazer muito antes que eles apareçam, embora você precise visitar todas as 3 áreas do jogo para pegá-los.


Veredito

Pokemon Sword and Shield The Crown Tundra é uma expansão realmente mais focada na exploração do ambiente gelado e na busca por pokemons lendários, é uma excelente adição ao jogo principal, juntamente com a expansão anterior, que juntas tornam a experiência do jogo algo bastante completo e com muitas horas extra de gameplay, seja sozinho ou no multiplayer, o ambiente gelado da um contraste grande com a expansão anterior, dando uma sensação boa de mudança de ambiente, todo jogador que tem Pokemon Sword ou Shield deve se aventurar nessas expansões, pois elas adicionam em muito no jogo.

Nota: 9/10
bottom of page