top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

Análise/Review - Manifold Garden para Nintendo Switch - Reinventando a Física


Reimagine a Física. Explore o Infinito.


Manifold Garden é um jogo que reimagina as leis da física. Redescubra a gravidade e explore um belo mundo de arquitetura impossível no estilo Escher. A geometria se repete infinitamente em todas as direções, cai e leva você de volta ao ponto de partida. Manipule a gravidade para mudar sua perspectiva e ver o mundo de novas maneiras. Domine as regras do universo e restaure um mundo árido com vegetação e vida. Principais recursos

● Um mundo expansivo e visualmente impressionante, cheio de quebra-cabeças alucinantes. ● Manipule a gravidade para obter novas perspectivas e caminhar em qualquer superfície visível. ● Explore a arquitetura expansiva que se repete infinitamente


Para todos os amantes de jogos de "puzzle" ou "quebra-cabeça", Manifold Garden é algo de certa forma revolucionário. A manipulação da física é de certa forma algo até mesmo alucinante que as vezes nos faz perder até um pouco da compreensão que temos sobre a área espacial que estamos inseridos no jogo.


Manifold Garden foi nomeado para vários prêmios, incluindo "Melhor Estréia" do Game Developers Choice Awards. Foi selecionado como um dos melhores jogos da Nova York em 2019.


Manifold Garden é simplesmente infinito. Linhas, formas e estruturas artisticamente sonoras que parecem se repetir no infinito. Não se deixe enganar pela aparência simplista e calmante. Este jogo de quebra-cabeça vai literalmente fazer sua cabeça girar de ponta para baixo.


Os visuais, embora simples, são bastante impressionantes. Eu amo a aparência do mundo e como você interage com ele. Admito que senti meu estômago embrulhar quando acidentalmente caí do lado de uma estrutura, pensando que estava prestes a morrer, quando na verdade você simplesmente cai indefinidamente. No entanto, preste muita atenção às estruturas ao seu redor porque demorei um pouco para perceber que estava caindo em um loop.(Isso é tão alucinógeno).


Nesse jogo você manipula a gravidade, muitas vezes as paredes viram pisos e os pisos mudam e viram teto, tudo está em total modificação ao seu redor, e aí que entra o toque de arte do jogo, algo que realmente não se vê todo dia. É como se você estivesse jogando dentro de uma pintura abstrata em 3D.



Por exemplo, se você mover uma caixa vermelha no plano vermelho e virar para o plano azul, a caixa vermelha irá descolorir e você não poderá interagir com ela. Portanto, você deve pensar cuidadosamente sobre como manipular a sala e os objetos porque a orientação será invertida. Eu sei, é um pouco confuso, mas a sensação de ter resolvido um quebra-cabeça particularmente difícil é bastante gratificante, especialmente se a solução estiver bem na sua frente.



Demorou cerca de 7 anos para desenvolver Manifold Garden , inspirando-se em MC Escher, Lebbeus Woods, Frank Lloyd Wright, Tadao Ando e Tsutomu Nihe. E isso mostra que Manifold Garden é divertido, bonito e relaxante. Apesar de ter que se debater um pouco antes de descobrir para onde ir em seguida, é uma experiência de quebra-cabeça de física artisticamente sólida que o levará por um passeio infinito. Muitas vezes você irá se deparar com desafios bem elevados, mas é recompensador.



Veredito
Manifold Garden é um jogo incrível, mas não é um jogo para qualquer um. Se você é uma pessoa que ama jogos de quebra-cabeça e está procurando por algo novo e totalmente diferente, que englobe mudar as leis da física, com um visual artístico super original e marcante, adicione aquela dose de alucinógeno para dar o retoque final e "voilà!". Aqui está sua experiência única e totalmente independente.

Nota: 8,5/10
bottom of page