top of page
  • Andrey Daher Coelho

[Review/ Análise]SaGa SCARLET GRACE: AMBITIONS


Com o destino do mundo incerto, siga a jornada de Urpina, Taria, Balmaint e Leonard, que invocam sua força e partem para criar um novo futuro.

O Firebringer, um deus caído e uma ruína da humanidade, causou estragos no mundo desde seu exílio. A humanidade construiu um Império com um propósito singular: envolver o Firebringer e seus demônios na batalha para defender a humanidade. Após milênios de luta, o Firebringer foi finalmente derrotado, e o Império ficou sem propósito, estimulando a rebelião.

• Siga a jornada de Urpina, Taria, Balmaint e Leonard enquanto eles invocam sua força e partem para criar um novo futuro.

• Viaje pelo mundo e participe de eventos em qualquer ordem ou pule-os completamente, se desejar; suas decisões afetam o desenvolvimento de sua história. • Assuma o controle e forme sua própria aventura com a máxima liberdade de escolha. • Crie uma equipe de até cinco lutadores capazes e participe de um combate estratégico por turnos, selecionando entre 9 variedades de armas. A composição do seu grupo afeta suas habilidades e afeta suas táticas. As escolhas que você fizer definirão seu legado!

SaGa Scarlet Grace: Ambitions começa permitindo que o jogador escolha um dos quatro protagonistas. Cada personagem tem sua própria história, que os levará a uma tremenda aventura que abrange um mundo semi-aberto. Muitos dos elementos da história do jogo são contados sob o disfarce de um estilo de layout de livro de histórias. À medida que os jogadores circulam, surgem pontos-chave que os jogadores podem investigar. Embora o jogo tenha uma história principal, os melhores elementos de SaGa Scarlet Grace: Ambitions são encontrados nos eventos que acontecem enquanto você tenta passar pela aventura.

Devo enfatizar que as missões principais de cada campanha em SaGa Scarlet Grace: Ambitions é cheia de escolhas substanciais e enredos enormes que mostram profundidade em cada um dos personagens. Os personagens aqui são relacionáveis e complexos. No entanto, seus destinos são moldados pelo jogador que deve fazer algumas escolhas difíceis, o que pode significar vida ou morte para alguns dos personagens principais. Além disso, cada campanha varia porque os indivíduos que se juntam à sua party mudam ao longo de cada aventura, o que torna o fator replay enorme para os que se apaixonarem pela jornada.

Gameplay

As batalhas em SaGa Scarlet Grace: Ambitions continuam a tendência única dos sistemas de RPG dentro do jogo. Cada encontro é uma luta estratégica de resistência que requer planejamento e conhecimento especiais de suas unidades. As batalhas podem ser difíceis, mas a dificuldade pode ser reduzida e aumentada no menu de opções. A parte inferior da tela exibe quando a unidade atacará, mas os jogadores precisam contabilizar a quantidade limitada de BP disponível para executar ataques. Cada rodada adiciona uma unidade BP adicional, que permite que unidades mais poderosas sejam usadas.

Os fãs de SaGa se sentirão em casa com alguns dos recursos do sistema de batalha, à medida que novas habilidades são descobertas aleatoriamente durante uma luta. No entanto, o jogo facilita a compreensão, mostrando quais habilidades você aprendeu e quantas outras estão ligadas à arma. Embora seja verdade que qualquer personagem pode equipar uma arma, o jogo faz um ótimo trabalho ao adicionar unidades à equipe para criar uma equipe bem equilibrada sem precisar ajustar as habilidades de um personagem. Um dos sistemas mais difíceis de entender é como os usuários mágicos usam o Flux ganho nas batalhas para aprender novas habilidades. Esse recurso ainda é um pouco estranho para mim, pois permiti que tudo acontecesse aleatoriamente, e nunca o entendi verdadeiramente em nenhum dos meus playthroughs. No entanto, os inimigos ficam um pouco repetitivos, pois alguns são apenas trocas de cores, mesmo os chefes.

Outra opção não convencional de design é como os jogadores usam as cidades. Indo para uma nova cidade normalmente é recebido com uma pequena introdução ao Smithy. Aqui, os jogadores podem usar os materiais obtidos com a exploração e as batalhas para atualizar o equipamento de seu grupo. Mais tarde no jogo, os jogadores podem criar itens únicos, mas isso requer um pouco de tempo para ser explorado. Se um personagem esgotar todo o LP, um limite para quantas vezes ele pode morrer em batalha, ele precisará ser curado com materiais em certas cidades ou aguardar a quantidade necessária de batalhas antes de reviver. Você também pode moer materiais em minas espalhadas pelo mapa.

GRÁFICOS

Os gráficos de SaGa Scarlet Grace: Ambitions são baseados na versão de PlayStation Vita do jogo. Sendo principalmente um título portátil, espere ilustrações e menus de personagens grandes que ocupam a maior parte da tela durante batalhas e cenas de histórias. Embora as ilustrações dos personagens sejam bem detalhadas, alguns designs de NPCs são usados um pouco demais, o que às vezes me confunde. No entanto, cada um dos personagens principais é adorável. Eu gosto especialmente de como o jogo toma um tom meio que circense, com personagens femininos que parecem até usar roupas de bonecas. As animações de batalhas também são bem projetadas, com cada ataque sendo único. Fora isso o jogo não tem nenhum gráfico de jogos de nova geração, mas faz bem seu papel de ter uma arte com uma personalidade forte e única, que dá ao jogo um clima único. Os gráficos estão todos em alta definição nessa versão do Nintendo Switch, o que torna a experiência melhor para aquelas pessoas que pretendem jogar na TV.

SOM

O design do som é decente, com algumas faixas de destaque, mas lembre-se de que você ouvirá muitas das mesmas músicas repetidas. O jogo também contém áudio de voz semi-inglês para algumas das cenas de diálogo mais essenciais. No entanto, alguns áudio não corresponde ao personagem, onde um homem mais velho pode ter a voz de um garoto de 20 anos. Mas nada que atrapalhe a experiência do game. O áudio faz bem o seu trabalho, apenas não é nada de muito maravilhoso.

VEREDITO

SaGa Scarlet Grace: Ambitions não é perfeito, pois as limitações do ps vita se mostram após a primeira hora e há alguma confusão em alguns de seus sistemas, mas vou dizer que esse jogo me deixou surpreso. Fui fã dos títulos clássicos de SaGa, mas logo me tornei fã dos métodos únicos e não tradicionais de SaGa Scarlet Grace, seus sistemas de narrativas e batalhas. Se você está procurando um RPG totalmente diferente, não posso recomendar mais este jogo. Mas se você é aquela pessoa que não está em busca de algo muito diferente dentro dos RPGs japonêses, talvez esse jogo não seja para você. Minha nota de recomendação para SaGa Sarlet Grace: Ambitions é 8.0. Um bom jogo de RPG, mesmo que não seja feito para todos os públicos, provavelmente aquele público mais tradicional irá gosar de todo o conteúdo em HD no seu Nintendo Switch.

Agradecimento especial para Square Enix por ceder esse jogo para Review. #SquareEnixPartner

bottom of page