top of page
  • Andrey Daher Coelho

Toki Tori 2+ - A Arte do Level Design [Review]


Olá pessoal, meu nome é Andrey Daher, e hoje vamos falar sobre mais um game independente que chegou nesse dia 23 de Fevereiro ao Nintendo Switch....TOki Tori 2.

Toki Tori 2 é um jogo de aventura com uma pegada Metroidvania um tanto diferenciada. Antes de prosseguir, vamos explicar o que e´metroidvania:

A um tempo atrás, a maioria dos games eram divididos em fases, que se seguiam em órderm, uma após a outra. Então jogos como Metroid chegaram, e colocaram todas as fases em um único mapa e misturaram a ordem. Isso significa que durante sua aventura, você deve se deparar com uma porta que você não pode acessar ainda, até que você encontre um novo item que te deixará passar por ela. Então você deve recontar seus passos para voltar naquele obstáculo e só então passá-lo.

Hoje em dia existem muitos desses jogos, incluindo com certeza Metroid e Castlevania, games como Shantae, Shadow Complex, Strider, Guacamelee e muitos outros. Mas eles fazem geralmente a mesma coisa, partes do mundo são completamente inacessíveis até que você consiga o próximo "power up", significando que esses jogos não são verdadeiramente sobre exploração no seu total.Você continua tendo um caminho predefinido, apenas existem uma serie de fatores que te fazem retroceder.

Então toki tori 2, é um jogo que faz algo um tanto diferente, uma vez que você só tem 2 habilidades no jogo. Uma espécie de canto que você emite, e um golpe no chão. Através dessas mecânicas, o game consegue te introduzir uma série de puzzles simplesmente geniais, uma verdadeira aula de level design. Você interage com diferentes animais e criaturas do ecossistema no cenário, que são parte direta da resolução dos puzzles. Um pouco parecido com o que temos no primeiro Mario vs Donkey kong de Gameboy.

Muitas das vezes, existem mais de 1 caminho pare ser seguido, e o jogo faz um excelente trabalho em lhe ensinar como usar as mecânicas em meio a natureza do game, sem te jogar textos enormes, assim como em Super Mario Bros.

A versão do Nintendo Switch também conta com um novo sistema de conquistas integrado ao jogo, língua em português de Portugal. 60 frames por segundo, um novo menu, hd rumble, novos segredos e soluções, gravação de vídeo, novas canções para aprender, inclusive uma que te teleporta aos checkpoints entre outros. Essa é considerada a melhor versão do game pela produtora Two Tribe.

Toki tori 2 é um jogo subestimado por sua aparência, mas que realmente me surpreendeu ao jogar. O game não usa tutoriais e respeita sua inteligencia, te dando liberdade para avançar do seu próprio jeito.

o game está com uma promoção de lançamento na eshop, por 10 dólares até o dia 9 de março, quando ele voltará a custar 15.

Para os interessados, o game está com uma promoção de lançamento na eshop, por 10 dólares até o dia 9 de março, quando ele voltará a custar 15.

Então esse foi meu Review de Toki Tori 2 para Switch, um game que recomendo para a galera que curte o estilo, a criatividade e a sua arte simples, mas bela, me conquistaram.

Um agradecimento especial para a Two Tribes que me cedeu a cópia do jogo para esse vídeo. Um abraço a todos e até a próxima!

Fiquem com a Review em vídeo abaixo:

bottom of page