top of page
  • Foto do escritorMarcos Chapacais (Bouty)

Vamos falar do Nintendo Switch e algumas curiosidades de sua trajetória



E aí pessoal, vamos a mais um especial, dessa vez um papo descontraído, sobre nosso querido Nintendo Switch, que para uns é um console caseiro, para outros um portátil e para tantos outros um hibrido, veja só como ele já é inovador até nisso. Também vamos descobrir algumas curiosidades de sua trajetória, como sua escala cada vez mais próxima de se tornar o videogame mais vendido de todos os tempos (Ou será que já se tornou se levarmos algumas coisas em consideração?). Então se acomode no sofá, cadeira ou onde estiver e bora atravessar a porta do especial.


Vamos começar o papo (Deixe sua opinião nos comentários também, afinal um bom papo só é bom com a troca de informações):


É estimado que já foi enviado as lojas quase 140 Milhões de unidades do Nintendo Switch, mais de 1,2 bilhão de jogos vendidos (apenas mídia física), a versão mais vendida dele é a sua tradicional e o mesmo se consagrou o Videogame mais vendido da história no Japão.


O que torna os feitos do Nintendo Switch acima dos 2 consoles, que estão nas posições superiores a ele no ranking de mais vendidos de todos os tempos:


- Seu valor comercial, o console foi lançado em 03 de março 2017, o que o deixa prestes a completar seu 7º ano, sem nenhum tipo de corte em seu valor comercial, fazendo suas vendas serem simplesmente surpreendentes, o fato do console não ter nem 7 anos e já ter alcançado a marca de 140 Milhões de unidades vendidas (Para efeito de comparação o 1º colocado em videogames mais vendidos é o PlayStation 2, que levou 12 anos para alcançar a marca de 155 milhões de unidades e diversos cortes de preço). (Só para constar o Modelo padrão do Switch, teve um corte de valor apenas na Europa, se não me engano em 2021).


- Em menos de 7 anos o Nintendo Switch vendeu somente em mídia física 1,2 Bilhão de jogos, contra 948 Milhões do Nintendo DS e 1,5 Bilhão do PlayStation 2. Podemos supor que o console já tenha batido com sobra os 1,5 bilhão de jogos vendidos do PS2, se consagrando o console com maior número de Software vendidos (Soma físico + digital).

- Possui o jogo mais vendido em 1 único console de todos os tempos, Mario Kart 8 Deluxe - 60.58 Milhões de unidades (Desconsiderando o lendário Wii Sports, afinal ele vinha com o Wii, que foi outro campeão de vendas em sua época).


- Segundo o site oficial Norte Americano da Nintendo, o Nintendo Switch possui 18,759 jogos/softwares, isso sem levar em consideração títulos que ficam restritos a diferentes regiões como o Japão, pois mesmo o console não possuindo trava de região, como não existe seu lançamento oficial na eShop dos EUA, ele não é contabilizado.


Então o que você acha, já se torno o 1º por seus feitos, ou vai chegar lá apenas quando bater os 156 milhões de unidades?


Rivalidade com seu sucessor:


Com rumores a mais de 3 anos de um possível sucessor do Nintendo Switch chegando, podemos analisar de maneira própria, o impacto positivo e negativo que ele pode causar a seu irmão mais novo.


Vamos levar em consideração sua ampla biblioteca de Softwares, recheada de títulos bem sucedidos de amplo apelo e de nicho, mas muito bem sucedidos em seu meio igualmente, também temos a fala do atual presidente da Nintendo, que na última reunião com investidores afirmou que o mesmo é a cereja do bolo de 2024, levando a crer que caso ocorra um anúncio do "Nintendo Switch 2", será lançado sem substituir o atual ou mesmo apenas em 2025.


O console atual, tem tudo para ser o verdadeiro rival de seu sucessor, preço competitivo de $ 300,00 dólares (modelo padrão), uma vasta biblioteca já consolidada, títulos anunciados para além de 2025. Só com isso já podemos pensar que mesmo que o Switch 2 venha acompanhado de retrocompatibilidade (bem possível), mantenha o modelo hibrido, seu valor com certeza maior que $ 300,00 dólares, pode fazer muitos consumidores ainda optarem por seu irmão mais velho, dificultando seu rápido avanço como foi no caso do Nintendo Switch atual. Outro ponto a ser falado é o talvez aumento de valor em seus jogos para $ 70,00 dólares, se ajustando a realidade nada amigável de suas concorrentes.


Também não podemos deixar de ressaltar os impactos positivos que esse legado pode deixar para seu sucessor, afinal a Nintendo quebrou a barreira com as Third Partys, fazendo elas correrem e se ajustarem para lançar seus jogos no atual videogame, um feito que a empresa já vinha há tempos tentando, tendo começado no Nintendo Wii U, que deixou um belo legado para o Switch, o qual foi os desenvolvedores Indies, vendo na Nintendo seu lar definitivo. Concluímos o Switch 2, carregara o legado do Wii U e Switch 1, chamando provavelmente a atenção dos consumidores desde o início e bem provável trazendo uma linha de jogos fortes desde seu lançamento, com muitas promessas futuras. Outro ponto que já foi falado aqui, é a possível retrocompatibilidade, fazendo o mesmo não só arrancar com os jogos anunciados para ele, mas pegando emprestado uma biblioteca gigantesca e variada.


Não esqueça de comentar o que você acha do legado do Nintendo Switch, o seu futuro, se o Nintendo Switch 2 tem um rival em sua própria casa e o que mais quiser falar aí para nós. Abraço e até o próximo especial "Espero que antes do Switch 2".

Comments


bottom of page