• Andrey Daher Coelho

[Review] Miitopia - O RPG Mais Engraçado e Diferente de Todos - Nintendo Switch


Convide seus amigos, familiares ou qualquer pessoa que você escolher em uma aventura cheia de comédia para derrubar o Dark Lord, que rouba rostos. Crie e personalize personagens Mii™ de quem você quiser e atribua a eles papéis em uma aventura de fantasia única. Com ainda mais possibilidade de personalização em Miitopia, você pode até adicionar perucas e maquiagem para dar aos seus personagens mais... estilo. Veja seus personagens ganharem vida enquanto seu melhor amigo e sua querida avó se unem para derrubar o vilão Dark Lord que é a cara do seu tio rabugento!



Promova a amizade entre seus personagens Mii escolhidos a dedo


Forme duplas com seus personagens Mii em acomodações para que eles possam se relacionar e veja algumas interações cheias de personalidade. Você ficará sabendo de várias coisas sobre a sua avó ou pode até dar de cara com seu melhor amigo e sua mãe fazendo flexões! Os personagens também podem praticar atitudes como dar uma mãozinha e ajudar uns aos outros durante a batalha. Passeios permitem que você envie personagens em pares a experiências que reforçam laços afetivos na praia, em um café e muito mais. Até o seu fiel cavalo pode lhe dar um casco!



Traga seus amigos para a batalha


Participe de um combate baseado em turnos contra vilões bizarros, como o giratório Twerky, para ganhar experiência e subir o nível dos personagens. Personalize a sua estratégia atribuindo traços de personalidade aos personagens Mii e delegando funções como guerreiro, cozinheiro e estrela pop, que irão determinar a sua abordagem à batalha. Precisa de um empurrãozinho? A comida é usada para recuperar a saúde e a magia para manter seu grupo em forma para a luta.



A história de Miitopia não é nada extravagante: o apropriadamente chamado Lorde das Trevas tem roubado o rosto das pessoas para aumentar seu exército de monstros, e cabe a alguém para detê-los. Pode ser você, pode ser sua avó, pode ser quem você quiser , porque tudo depende do que você cria usando o principal ponto de venda do jogo, seu criador Mii ou os Miis criados pela comunidade online (E olha que a criatividade da comunidade não tem limites, então se prepare para boas risadas).


As possibilidades de criação são realmente impressionantes e isso é com certeza um dos pontos mais fortes do jogo, principalmente com a função de fazer update dos seus personagens para a comunidade online, então outros jogadores que gostarem podem fazer o download dos mesmos, inclusive seus amigos.



Miitopia se enquadra muito bem no gênero de RPG de mesa em vários momentos, principalmente com essa adição de personagens, é realmente hilário ! Imagine colocar algum conhecido que você não se dá muito bem como um vilão das trevas na história principal? Consegue imaginar alguém? É hilário !


Como dito acima, o jogo é um RPG de turno e com isso você formará um grupo de vários personagens (e um cavalo) com vários empregos para explorar terras distantes e derrotar criaturas que usam os rostos da população local. O sistema de combate é um pouco básico; você apenas controla seu personagem herói e os outros são controlados por você. A IA faz um trabalho decente em fazer a coisa certa na hora certa, mas impede que você planeje algo muito interessante, ou seja, se está com medo de ser um RPG com batalhas complexas, não é o caso, elas são de certa forma bem simples e podem até ser uma porta de entrada interessante para o gênero.



Algo interessante na batalha de Miitopia, no entanto, é o sistema de 'Safe Spot'. Isso permite que você tire um membro de sua equipe da luta para se curar, se recuperar dos efeitos de status ou simplesmente para sobreviver. É simples, mas é uma adição que permite que você mude o rumo de batalhas mais desafiadoras. Cada personagem também terá uma personalidade (escolhida por você) que lhes dá vários buffs ou habilidades adicionais fora de sua descrição de trabalho. Um personagem cauteloso pode esperar até que todos os outros tenham atacado antes de atacar, concedendo a eles um bônus de dano, enquanto um personagem gentil pode pular no caminho de um colega de equipe para receber o impacto de um golpe. Um personagem teimoso pode ficar frustrado e atacar duas vezes seguidas para provar seu valor. (Eu estou rindo enquanto escrevo isso, pois é realmente muito criativo e engraçado).



Graficamente falando o jogo é muito superior a versão anteriormente lançada de Nintendo 3DS mas mantém o mesmo estilo gráfico dos Miis, então não espere por um jogo com uma arte voltada para a realidade, mas sim um jogo com uma pegada artística mais voltada para a fantasia e para o conceito dos desenhos.


O som do jogo tem músicas épicas, é sério, tem músicas que são bem épicas! Os personagens não são dublados, eles usam apenas aquelas sonoplastias estranhas características dos Miis. Infelizmente o jogo não conta com o suporte a legendas em português.



Veredito

Miitopia é um jogo engraçado e muito diferente dos padrões que estamos acostumados. A função de criação dos personagens e também de usar os criados pela comunidade é um diferencial incrível do jogo, mas não espere uma narrativa profunda como a de um grande RPG. Miitopia não é um jogo para todos, mas com certeza é para os fãs dos Mii ou para aqueles que sentem saudades dos mesmos. Se você busca algo diferente e engraçado, esse pode ser o jogo para você ou para seus filhos. Uma demonstração gratuita do jogo também está disponível na eShop do Nintendo Switch caso queiram tentar antes de comprar.

Nota 8/10