top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] One Piece Odyssey é o melhor game da série de todos os tempos


One Piece é uma das séries de mangá e anime japones mais bem sucedidas da história, se não a mais bem sucedida. Com muitos episódios durante 25 anos de exibição e sucesso absoluto, a franquia conquistou milhares de fãs ao redor do mundo e finalmente os fãs hoje podem comemorar o melhor jogo de RPG feito dentro desse universo.


One Piece Odyssey é um game que vai agradar tanto os fãs de longa data de One Piece, como também aos novos jogadores que terão contato pela primeira vez com a franquia mas que são apaixonados por jogos de RPG de turno.



Em One Piece Odyssey, você joga como os Piratas do Chapéu de Palha, que naufragam na ilha de Waford. A tripulação apresenta vários dos Chapéus de Palha – Luffy, Nami, Zoro, Robin, Sanji, Chopper, Usopp, Brook e Franky, no entanto, Jinbei, o personagem mais recente a se juntar à tripulação dos Chapéu de Palha, infelizmente esteja ausente. Com seu navio, o Thousand Sunny, fortemente danificado e sem ter como sair, a tripulação começa a explorar a ilha cheia de natureza.


É ai que começa a aventura no melhor estilo One Piece, não vou entrar em muitos detalhes da história pois nossas reviews são anti-spoilers, então podem ficar tranquilos.


Você estará lutando contra vilões familiares e novos inimigos enquanto atravessa as novas terras de Waford, Memoria e Hysteria.



As lutas em One Piece Odyssey são batalhas baseadas em turnos que usam um sistema de pedra-papel-tesoura para determinar vantagens e desvantagens, com quatro membros da tripulação lutando ao mesmo tempo. A simplicidade das batalhas permite que o jogo deixe as personalidades desses personagens e suas animações se tornarem o foco principal, com visuais lindos e habilidades interessantes mantendo as coisas animadas. O mais interessante é que durante essas batalhas o jogdor pode alterar entre personagens da equipe principal, e os que estão na reserva, moldando a estratégia de luta em tempo real para melhor se adequar aos pontos fracos dos inimigos e gerando uma ótima rotação com o elenco de personagens, uma vez que absolutamente todos os integrantes da equipe recebem XP após as batalhas, mesmo os que não lutaram.


As batalhas realmente são o ponto forte do jogo, como um bom rpg japones. Os inimigos são colocados em posições aleatórias no mapa, o que faz o jogador taçar estratégias diferentes, pois tem inimigos que são vulneráveis a certas classes de personagens e forte contra outras, o que dá uma ótima dinâmica ao sistema "pedra, papel e tesoura" do jogo, mas não se preocupe, é um sistema bem intuitivo e fácil de aprender, com muitas indicações claras na tela que vão ajudar aos jogadores a identificar as fraquezas dos inimigos.



Essa combinação de sistemas de batalha, zonas e ser capaz de trocar qualquer membro da tripulação a qualquer momento, permite uma variedade de estratégias no campo de batalha. O game também incentiva você a tirar proveito das diferentes habilidades de cada personagem. O sistema de combate funciona bem, pois recompensa você por dedicar um tempo para pensar sobre a localização de cada personagem na batalha, suas habilidades e seu tipo de batalha, e como isso pode ser usado a seu favor ou desvantagem. Passar pelo combate apenas apertando o botão 'A' é punitivo, com a causa de baixo dano aos inimigos, então você é forçado a considerar a situação, o que torna cada batalha atraente.


Visualmente o jogo também é um espetáculo, lindo de mais! As artes são incríveis, os personagens são muito atraentes e cheios de personalidade e a ilha que o jogador explora é de tirar o fôlego, esse é um daqueles jogos que se favorece bem do poder dos consoles da nova geração. A iluminação, as cores, o level design, tudo é muito bonito e bem feito em One Piece Odyssey. Aqui eles não tentam reinventar a roda, mas trazem com louvor uma formula que já é consagrada e dá muito certo.


O som do jogo também é outro espetáculo, a trilha sonora é composta pelo mesmo gênio criador das trilhas sonoras da série "Tales of", o que garante uma atmosfera inspiradora em cada ambiente e torna a experiência ainda mais marcanda, a medida que o jogador atribui mesmo que no seu subconsciente a trilha sonora com a localidade. Vale lembrar que o jogo está totalmente legendado em português brasileiro!!



Veredito

One Piece Odyssey é a maior obra ja feita para One Piece nos video games. O jogo não tenta reinventar a roda dos RPGs, mas ele faz bem a sua proposta e o DNA dos veteranos da Bandai ajuda e muito na imersão. A história apesar de nao ser canônica, ela tem a assinatura e a aprovação do criador de One Piece, o que nos dá uma melhor dimensão do jogo. Ótimos gráficos, trilha sonora arrebatadora, personagens cativantes, uma história cheia de referências para os fãs de longa data e cheia de novidades interessantes para quem está se aventurando no universo de One Piece pela primeira vez. Se você é fã de jogos de RPG japonês de turno, essa é uma ótima oportunidade para se familiarizar tanto com One Piece, caso não conheça, como também de jogar um bom RPG com seus personagens favoritos da série.

Nota: 9/10


ความคิดเห็น


bottom of page