• Andrey Daher Coelho

[Review/Análise] Imp of the Sun - Um lindo Metroidvania que merece sua atenção no Switch


Imp of the Sun é um jogo de plataforma de ação 2D não linear que combina combate e exploração em ritmo acelerado, situado em um impressionante mundo de inspiração peruana, desde os picos brilhantes das montanhas andinas até as densas selvas amazônicas e muito mais.


Você joga como Nin, um Imp criado a partir da centelha final do Sol, que é enviado em uma aventura para derrotar os Quatro Guardiões e restaurar o poder do Sol, terminando o Eclipse Eterno antes que o mundo seja mergulhado na escuridão.



Acabar com o EclipseStolen Eterno contra Quatro Guardiões séculos atrás e escondido nos cantos distantes do Império, a vida não pode continuar sem o poder do Sol. Com sua centelha moribunda, o Sol cria Nin, enviando-o em uma aventura para trazer de volta a luz e restaurar o equilíbrio para o Império.


Use seu Fogo Interior como uma criatura do Sol, você tem o poder de sua chama na ponta dos dedos. Refine suas habilidades em jogabilidade simplificada construída para o movimento fluido e combate baseado em combos e descubra novas habilidades para se tornar mais poderoso à medida que você se aventura através do Império do Sol para derrotar os Quatro Guardiões.


Um deslumbrante Mundo para se Descobrir de inspiração peruana nos quatro cantos do Império, desde os picos brilhantes das montanhas andinas e selvas amazônicas densas, até desertos secos e borbulhantes e as profundezas escuras do submundo. Cada terra e criatura são amorosamente desenhadas à mão e trabalhadas com detalhes, celebrando as civilizações que outrora vagavam e governavam o Peru.




Explorar, Coletar e Aprender com nossos ancestrais que registraram sua história através de artefatos conhecidos como 'Quipus'. Colete Quipus para revelar a história por trás do Eclipse Eterno, e encontre itens ocultos únicos baseados em relíquias reais das culturas andinas. Explore o Império do Sol e derrote chefes únicos e punitivos em qualquer ordem que você escolher; cada um com sua própria mecânica complexa e história de fundo.


Características

- Jogabilidade simplificada construída para movimento fluido e combate baseado em combo.

- Estilo de arte e trilha sonora únicos de influência peruana, inspirados em relíquias do mundo real da cultura andina.

- Experimente cinco chefes únicos e punitivos em qualquer ordem que você escolher cada um com sua própria mecânica complexa e história de fundo.

- Continue se energizando à medida que os jogadores aprendem a controlar melhor o Imp e seu poder e navegar nos ambientes.

- Imp of the Sun é construído para ser jogado e depois re-jogado, os jogadores podem até encontrar atalhos ao longo da jornada.

- Jogue o Modo Eclipse para a experiência autêntica em um reino escuro, com todas as áreas envoltas em total escuridão até ser explorada pelo Imp.



Imp of the Sun parece a primeira vista, mais um jogo de plataforma desenhado a mão no meio de um oceano de jogos indies do mesmo estilo, mas o que o game apresente é algo que vai muito além e de certa forma nos surpreende por se algo com um nível de qualidade de Ori and the Blind Forest, mas com sua própria temática e personalidade.


Como um excelente metroidvania, ou para aqueles que preferem, um jogo no estilo metroid. Imp of the Sun faz os jogadores explorarem as áreas e derrotar chefes e subchefes para receberem upgrades e power ups que vão ajudar em sua jornada. O jogo também permite que o player faça sua própria rota durante a jornada, algo que por si só, já lhe trás um fator replay, principalmente para os amantes de speedrun.



O game pode ser bem punitivo as vezes, principalmente na primeira vez em que você está jogando, pode ser normal por um acaso o jogador pegar um caminho achando que seria a melhor opção naquele momento e se deparar com um chefe muito mas muito difícil de ser batido, mas o lado bom é que o jogo possui um sistema muito bom de viagem rápida, algo que facilita bastante caso o jogador queira voltar para uma outra área distante que ele já havia visitado. A vantagem de viajar é que, à medida que você derrota inimigos, você ganha experiência e pode aumentar sua magia, saúde e danos, ou seja, como diria ET Bilu, "busquem conhecimento" e vão upar esse personagem!


Depois de terminar o jogo, o modo Eclipse+ será desbloqueado, no qual você é capaz de jogá-lo novamente, mas começando com todas as habilidades que adquiriu ao jogar pela primeira vez, em vez de ter que encontrar tudo de novo. A desvantagem é que você não é mais capaz de restaurar a magia; em vez disso, você terá que acender tochas em todos os níveis. Só então você poderá restaurar suas estatísticas durante este modo específico.



O som do jogo é algo que também foi feito e assim como a arte dele, o som também tem sua identidade. Não é nada em nível "master piece", mas faz muito bem seu papel e não compromete o jogo. O game também conta com legendas e menus totalmente em português.


Veredito
Imp of the Sun é um jogo muito agradável do começo ao fim. Eu realmente gostei do fato de que ele nem sequer remotamente tentou segurar minha mão, dizendo-me para descobrir meu caminho desde o início (algo que amo depois de ter jogado Zelda BotW). Eu também gostei muito de suas opções pós jogo, com um modo NG+ bastante decente (e desafiador) que tornou as coisas muito mais tensas na minha segunda jogada(Algo que os fãs mais hardcore vão amar, principalmente pelo fator replay). A repetibilidade de Imp of the Sun está acima e além do que a maioria dos jogos de seu tamanho e escopo oferecem. Se este gênero mexer com você, o conteúdo está lá para entretê-lo, então esta é uma recomendação fácil. O game pode não ser tão grande na sua primeira jogatina como no caso de Metroid Dread, mas seu fator replay é algo que com certeza compensa e poder jogar esse estilo de jogo no Nintendo Switch é mágico! Em qualquer lugar e a qualquer hora.
Nota: 8,5/10