• Andrey Daher Coelho

Review / Análise - Doom Eternal para Nintendo Switch é Brutal


DOOM Eternal, o jogo premiado e “um dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa de todos os tempos” de acordo com a GameRevolution, chegou ao Nintendo Switch. Desenvolvido pela id Software e Panic Button, DOOM Eternal é a sequência direta de DOOM, vencedor do The Game Awards 'Best Action Game de 2016.


Os exércitos do inferno invadiram a Terra. Torne-se o Slayer em uma campanha épica para um jogador para conquistar demônios em todas as dimensões e impedir a destruição final da humanidade. A única coisa que eles temem ... é você.

Características:


Nível máximo de ameaça do assassino

Experimente a combinação definitiva de velocidade e poder em DOOM Eternal - o próximo salto no combate em primeira pessoa movido pela idTech 7. Armado com um lança-chamas montado no ombro, lâmina montada no pulso, armas atualizadas, novas habilidades e muito mais, você é o maior matador de demônios que existe.

Combate Impulso

Pegue o que você precisa de seus inimigos. Faça Glory Kills nos demônios para recuperar saúde, incinere-os para receber armadura e derrube-os com a motosserra para estocar munição.

Sensor de movimento pronto

Melhore sua pontaria com uma opção de controle que permite mirar usando controles de giroscópio. A opção pode ser usada em conjunto com a alavanca de controle para a combinação perfeita de imersão e precisão.

BATTLEMODE

Uma nova experiência multijogador 2 contra 1 coloca um DOOM Slayer totalmente armado contra dois demônios controlados por jogadores, lutando em uma partida de melhor de cinco rounds de intenso combate em primeira pessoa.


Veja: Especial Doom 64 - 20 anos


Doom Eternal era um dos jogos mais aguardados pelos usuários de Nintendo Switch em 2020 e assim como o Doom 2016, o jogo chegou de repente no dia 8 de Dezembro, apenas uma semana após ter saído seu primeiro trailer mostrando o game rodando no Switch. Muita especulação e rumores começaram a surgir, alguns diziam que o jogo teria sido cancelado e outros dizendo que o game só chegaria em 2021 ao console, mas felizmente, eram todos falsos rumores e o jogo chegou de forma gloriosa.


Doom Eternal pega tudo o que o seu antecessor criou de bom e eleva a um outro patamar. É impressionante como a Id Software no repete o mesmo trabalho duas vezes, o que é algo muito bom, pois são exatamente dois jogos muito distintos em diversos sentidos.



Em Doom Eternal o mapa do game é realmente muito grande e aberto, o game se passa na terra durante o apocalipse, o que da uma dimensão ainda maior para obra, pois para quem não sabe, o jogo anterior se passa em uma base no planeta vermelho(Marte).


O game conta também com muitos elementos de plataforma, o que deixa ele com um DNA muito mais próximo de jogos como Metroid Prime por exemplo. Espere ter que consultar o mapa em 3D para saber onde deve ir, e espere usar muito as habilidades de pulo duplo, dash no ar e agarrão nas paredes, além é claro de toda brutalidade e do gancho da espingarda.


Veja: Doom 64 Remaster - 23 anos de Doom 64



Nosso personagem agora conta com um arsenal muito mais devastador e com novas habilidades, o que torna toda a mecânica muito diferente da do jogo anterior, você está mais brutal do do que nunca, com uma lamina no braço, com a serra elétrica tendo que ser usada com muito mais frequência, e acredite, você tem que usa-la para recuperar munição de suas armas que vão se tornar escassas, além é claro de armas secundárias que vão jogar nos inimigos desde granadas congelantes, como as de fragmentação, e também lança chamas que fazem os inimigos soltarem barras de escudo para o jogador.


Não pense que por todas as novas habilidades te deixaram um passo a frente dos inimigos, pois eles estão mais fortes do que nunca! Devo confessar que demorei um pouco para me adaptar com as novas mecânicas e com a dificuldade dos inimigos, pois eles estão muito brutais. O jogo não vai ter pena de você e a cada horda de demônios que você enfrentar, maior será o desafio. O jogo faz o jogador lutar com inteligência e descobrir o ponto fraco de cada tipo de inimigo, alguns você deve acertar seus canhões para ter vantagem sobre eles, outros você deve usar muito bem a esquiva para sair de situações complicadas e por ai vai, a riqueza do combate desse jogo é realmente impressionante e diria até que é um divisor de águas na indústria.



A inteligência artificial do jogo não vai pegar leve com você, mas também não será desonesta, então espere morre bastante, principalmente nas horas iniciais até se acostumar com todos os combates e ganhar uma dinâmica de luta, é preciso se transformar em uma força da natureza, um predador natural. Toda a mecânica do jogo é realmente surpreendente e fica ainda mais incrível ao se ver em movimento no Nintendo Switch.


O áudio do jogo é maravilhoso e conta com a dublagem em português brasileiro para o Nintendo Switch. Isso mesmo amigos, o jogo está 100% em português, desde as vozes até os textos. Para os jogadores que adoram embarcar em histórias de fundo, podem curtir mais ainda Doom Eternal, pois existem diversos arquivos espalhados pelos mapas onde o jogador encontra textos e imagens sobre personagens, inimigos e locais, o que torna toda a trama ainda mais profunda, como nunca antes na série Doom.



Os gráficos estão impressionantes no Nintendo Switch, é sério! A Panic Button é realmente uma empresa impressionante, e ela trabalhando junto com a Id Software, só poderia sair uma coisa incrível. Doom Eternal talvez seja o jogo third party mais impressionante que já vi rodando no Nintendo Switch. O jogo nao engasga em momento nenhum, ele é constante, rápido, brutal, mesmo com dezenas de inimigos e explosões na tela ao mesmo tempo. E os loadings? Meus amigos, o jogo praticamente não tem loadings! O loading para entrar na fase da primeira vez é o máximo que você verá e mesmo assim ele é bem rápido, principalmente em comparação ao jogo anterior onde o loading demorava um pouco. Assim que você morrer dentro do jogo, e acredite, você vai morrer bastante, o jogo praticamente carrega seu checkpoint de forma quase que instantânea, deve se levar menos de 5 segundos para se dar respawn, algo que me deixou impressionado, principalmente pela dimensão do game com cenários gigantes e muitos inimigos em tempo real.



O multiplayer do game é algo muito interessante, e inclusive, Doom Eternal ocupa apenas 18gb, já com o multiplayer incluso, o que realmente é impressionante, uma vez que o jogo anterior ocupa mais espaço.Diferente do Multiplayer do Doom lançado em 2017 no Switch, que era focado mais em batalhas multiplayer tradicionais como team deathmatch e Free-for-All, em Doom Eternal o jogo se limitou apenas a 3 jogadores por sala, onde 2 serão Demônios que se juntarão a uma orda para enfrentar um outro jogador sozinho mas com acesso a todo arsenal do Doom Slayer, É realmente divertido e diferente, minha recomendação é a seguinte, se você puder, tenha os 2 jogos, para poder desfrutar dos 2 multiplayers diferentes! Hell Yeah !



Veredito

Doom Eternal é um dos melhores jogos que eu joguei em 2020, se não for o melhor deles. Para todos que são fã da série desde muito tempo e para os que jogaram o clássico no Super Nintendo ou no Nintendo 64, esse jogo é um presente e tanto aos fãs. Para os mais novos, é também algo revolucionário e repleto de ação, velocidade, brutalidade, excelente trilha sonora, gráficos de nova geração, mecânicas de nova geração, uma história profunda como nunca antes na série e é claro, um multiplayer online bem original e divertido. Como se não fosse o bastante, ainda teremos expansões da história chegando futuramente ao jogo, deixando a vida útil dele ainda maior. Doom nunca esteve tão em forma como hoje em dia, e a Bethesda acertou em cheio deixando a Id Software usar todo o seu talento na criação do jogo, sem dúvidas Doom Eternal está um passo a frente de qualquer jogo de tiro lançado nessa geração. Jogar tudo isso em console híbrido, em qualquer lugar e a qualquer hora, é realmente incrível, e para os jogadores que comprarem o game até o dia 22 de Dezembro, vão ganhar automaticamente Doom 64 remaster e alguns brindes de skin para o multiplayer online. Doom é Eterno !

Nota: 10/10

Para quem quisier acompanhar alguns dos nóssos vídeos de Doom Eternal no Nintendo Switch em nosso canal:




Veja Doom Eternal de Nintendo Switch em uma TV 4K.