top of page
  • Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] Assassin's Creed Mirage é o Retorno Triunfal as Origens da Série


AC Mirage

Assassin's Creed Mirage é o retorno triunfal as origens da série. Nesse novo episódio da série os jogadores retornam para Bagdá em uma jornada que agradará tanto os jogadores mais antigos como os mais novos.


Mirage se passa em Bagdá do século 9, sob o domínio do califado abássida. Uma prequela de 11 anos de Valhalla, Mirage conta a história de fundo de seu progenitor Basim Ibn Ishaq, um ladrão de rua que é levado pelos Ocultos, uma organização precursora da Irmandade dos Assassinos. Não é preciso ter jogado AC Valhalla para entender e curtir Mirage.


Mirage1

E por falar em Basim, este é se dúvidas um dos melhores personagens criados pela série nos últimos anos. Filho de um funcionário público que viveu sua vida tentando ajudar o seu povo e morreu sem nenhuma reconhecimento, assim como acontece históricamente, Basim cresce com esta revolta interna e uma busca gritante de dentro para fora em tentar mudas as coisas para seus amigos e seu povo, que vivem em uma extrema pobreza.


A ambientação do jogo é simplesmente incrível, algo que a série Assassin's Creed sempre soube fazer bem, retratando como ningúem aquele povo e aquela cidade abordada, sua cultura e sua história. Como bisneto de árabe que sou, me identifiquei muito com certas coisas, como o uso de frases e palavras em árabes mesmo o jogo estando dublado 100% em português brasileiro.


Mirage2

Visualmente falando, esse pode ser facilmente apontado como o jogo mais bonito de toda série. A Ubisoft acertou em cheio na otimização do jogo, rodando com excelência no Xbox Series S, com uso do HDR10 e podendo escolher entre modo de fidelidade gráfica ou desempenho, o jogo é realmente deslumbrante gráficamente falando e mostra realmente o quão bonito os visuais da nova geração podem ser.


Aparentemente destinado a ser uma expansão para Valhalla, Mirage abandona a extensa paisagem inglesa que abrigou a invasão viking de seu antecessor para as ruas densamente lotadas de Bagdá, um punhado de aldeias periféricas e o deserto circundante.


Mirage3

Uma das grandes mudanças que vemos em AC Mirage é no combate. Aqui o jogo obriga os jogadores a tomarem muito mais cuidado com suas ações, tirando um proveito enorme da furtividade, assim cmo em jogos como Hitman ou Metal Gear Solid. Basim não é uma força imparável da natureza em combate, como vimos por exemplo em AC 3. Por outro lado, ele usa muito de sua furtividade e de habilidades como do arremesso de facas para dar uma outra perspectiva a jogabilidade do jogo e a aproximação dos combates.


Como dito anteriormente, o jogo conta com uma dublagem em português brasileiro muito boa e marcante. Os menus também estão todos em português e o jogo conta com opções de legenda além da opção de dublagem em árabe com a língua original usada em Bagda.


Mirage4
Veredito

Assassin's Creed Mirage é o retorno triunfal as origens da série. O game lembra muito o primeiro jogo em sua ambientação mas com um toque mais refinado dos dias atuais em uma fórmula mais voltada ao RPG como é hoje em dia na série AC. A história do jogo me prendeu desde o início, assim como algumas motivações do protagonista, o jogo consegue te dar bem o sentimento de empatia, uma vez que os jogadores se colocam bastante na pele de Basim. Trilha sonora incrível que ajuda muito na ambientação e gráficos maravilhosos. O jogo pode as vezes cair um pouco na famosa repetição que vemos na série, como por exemplo na exploração do mapa, com baús para coletar e coisas do tipo, algo já clássico em jogos da série, mas isso não é o bastante para tirar o foco dos jogadores na campanha principal e na belíssima obra criada. Assassin's Creed Mirage é um dos melhores jogos da série e um dos melhores jogos de 2023. Não consegui tirar o sorriso do rosto enquanto jogava e escutava aquelas melodias árabes ao fundo, me levando de voltar aos tempois em que joguei apaixonado o primeiro jogo da série em meu computador. Recomendado para os amantes de AC e para os que gostam de um ótimo jogo de mundo aberto com eventos históricos e RPG.

Nota: 9/10

Andrey Daher TGN

Comments


bottom of page