Andrey Daher Coelho

12 de fev de 20225 min

[Review] Shadow Man Remastered - Uma Obra Prima cultural do fim dos anos 90 está de volta!

Ele está chegando, perseguindo criminosos no mundo espiritual e no mundo real

Ele está chegando, perseguindo criminosos no mundo espiritual e no mundo real. Um homem possuído está chegando. Ele tem uma máscara de vodu no peito e linhas de força nas costas. Shadow Man está chegando e perseguindo o mal desde Liveside até Deadside. Para impedir um apocalipse. Para salvar sua alma.
 


 
Persiga criminosos em dois mundos: Explore cenas de crimes em Louisiana, Swamplands, um cortiço em Nova York, uma prisão no Texas, em um asilo e em vários outros locais.
 

 
Envie o Mal de volta às trevas: Entre munido com armas de alto calibre ou poderes de vodu destruidores de almas.
 

 
Desvende os mistérios do Deadside: Reúna artefatos de vodu sinistros para resolver quebra-cabeças.
 

 
Viva o pesadelo: Mais de 40 cenas imersivas e horas de fala no jogo.
 

 
Shadow Man: Remastered é uma reformulação completa do jogo clássico com conteúdo restaurado e previamente cortado!
 

 
3 novos níveis:
 
"Acampamento de verão, Florida" (Dia e Noite)
 
"Pátio de demolição, Deserto de Mojave" (Dia e Noite)
 
"Posto de Asilo 2 - salas de experiências"
 

 
Novo áudio (do compositor dos jogos originais, Tim Haywood):
 
Música remasterizada e SFX
 
Nova música e SFX para os níveis restaurados
 
Restauração do diálogo de voz cortado/não utilizado nos níveis
 


 
Atualizações de arte:
 
Texturas em HD para todos os níveis e objetos
 
Texturas nas cutscenes de introdução da Nvidia
 
HUD HD e ícones de inventário, além de um novo ícone para a Shadow Gun
 
Animações não utilizadas restauradas
 
Vários modelos cortados e censurados nos níveis originais agora restaurados
 
Ícones Gad do N64
 

 
Melhorias na jogabilidade:
 
Novo círculo de armas para selecionar armas mais rapidamente enquanto o tempo é desacelerado
 
Controles melhorados
 
Objetos destrutíveis aprimorados usando pêndulo balístico
 
Mira automática
 
Ajustes/melhorias na IA
 
Níveis rearranjados como originalmente pretendido
 
Uma tonelada de correções por todo o jogo e em todos os níveis, correções de objetos a geométricas
 
Correções na localização para inglês, francês, alemão, espanhol e italiano
 
Mais de 30 conquistas
 


 
Novas armas:
 
Um segundo Violador (consistente com a versão de N64)
 
Espingarda serrada (substitui a segunda espingarda normal)
 
Novo modelo e diversas variações de som para a Shadow Gun
 

 
Novos inimigos:
 
Yort
 
Yort Futuante
 
A Rainha Seraph
 
Seraph
 
Verme Morto
 
Zumbi não utilizado restaurado na Estação 2
 
Zumbi do cortiço de um braço só.
 

 
Melhorias de renderização:
 
Iluminação dinâmica por pixel
 
Mapeamento de sombra de avanço agrupado
 
Transparência independente de comandos
 

 
Novos efeitos de pós-processamento:
 
Oclusão ambiental
 
Antisserrilhamento
 
Filtragem anisotrópica
 
Desfoque de movimento
 
Granulação
 
Profundidade de campo
 

 
Segredos:
 
Todos os segredos do N64/Dreamcast/PC incluídos nesta remasterização
 
E muito mais a ser descoberto!

Shadow Man já era um jogo muito a frente de seu tempo quando foi lançado exclusivamente para o N64 em 1999. Foi um dos melhores jogos a usar o cartucho de expansão que melhorava os gráficos ainda ainda mais com texturas em HD no N64.

Sua história chegou a ganhar revista em quadrinhos, e até mesmo legendas em português do Brasil oficialmente na versão do jogo vendida pela antiga Gradiente. Shadow Man é um jogo com uma temática muito adulta e super violenta, e o mais engraçado de tudo é que durante aquele momento da década de 90, era algo meio comum ver jogos com temáticas bem violentas e obscuras.

Shadow Man se tornou uma espécie de símbolo de sua época, uma jóia que não foi tão conhecida mas que graças aos avanços tecnologicos atuais, está ganhando sua versão definitiva para que pessoas que não tiveram contato na época, hoje possam desfrutar dessa obra.

Uma curiosidade sobre Shadow Man é que a história original era de uma revista em quadrinhos de uma produtora chamada Valiant, que depois de um período acabou sendo comprada pela Acclain, a produtora de Shadow Man, Turok entre outros jogos grandes da época.

Uma das coisas mais impressionantes de Shadow Man é sua pegada obscura, foi um dos primeiros jogos em terceira pessoa, totalmente em 3D a usar um tema tão obscuro. E isso era algo marcante também em seus gráficos, como na sua iluminação que é muito marcante e ficou ainda melhor nessa versão remastered. Um dos pontos fortes do jogo é sua iluminação, que cria toda uma atmosphera sombria para cada região, e isso foi elevado e um nível ainda maior agora com o uso da engine HEX e com o auxílio de programas da Nvidia. É possível ver sombras em tempo real tanto do protagonista como dos inimigos em contraste com o ambiente e com iluminações diretas de objetos.

Aqui em Shadow Man, você é Michael LeRoi, um guerreiro voodoo que caminha entre o mundo dos vivos e dos mortos. Você é o senhor do Deadsite, e sai em busca de reunir darksouls, ou almas das trevas para evitar o apocalipse no mundo dos vivos. Personagens icônicos do mundo real como Jack the Ripper, ou Jack o Estripador, fazem parte do jogo, além de referências bíblias a legiões de demônios que querem "purificar" o mundo dos vivos, matando a todos. Seu personagem além de ter uma história forte de fundo, ele tem uma missão árdua pelas sombras, agindo literalmente no submundo para evitar que a vida de todos sejam perdidas. Michael LeRoi é como uma verdadeira entidade trabalhando para evitar que o mal vença.

O som do game também é algo que merece destaque, e nessa versão remastered o audio do jogos foi ainda mais caprichado. O game conta com legendas em português brasileiro, algo que vai alegrar a muitos jogadores da nossa terra tupiniquin. O visual e o som do jogo em conjunto, formam uma das atmosferas mais sombrias dos jogos em todos os tempos, até mesmo pros padrões atuais.

O level design do jogo é muito bom e da a ele um sentimento do estilo metroidvania. Aqui você vai ter que ir e voltar em alguns lugares por diversas vezes para abrir novos caminhos ao ganhar novas habilidades que vão te fazer acessar novos lugares. O jogo é como uma mistura de Zelda, Metroid Prime, Castlevania 64 e Tomb Raider, só que muito mais sombrio.

Veredito

Shadow Man Remastered é uma aula de como uma remasterização deve ser feita. O jogo manteve todo o aspécto do original, foi produzido com a ajuda dos produtores originais, teve a inclusão de novos mapas que tinham sido retirados do jogo no passado, além da correção de diversas partes da geometria do mundo para se aproximarem mais do que os produtores pensavam na época, mas que não tinha sido possível de colocar devido ao curto prazo de tempo que tiveram na produção do jogo. A iluminação soberba dessa remasterização é uma das coisas mais legais desse remaster, e a possibilidade de ajustar os gráficos para jogar inclusive com os visuais iguais os da época do N64 e Dreamcast, são algo que achei incrível e vai agradar muito aos mais saudosistas. Shadow Man Remastered é uma ótima oportunidade para quem não jogou o game na época ou para quem gostaria de revisitá-lo nos dias atuais, a Nightdive Studios está de parabéns e com o Nintendo Switch, em qualquer lugar e a qualquer hora, é realmente uma excelente pedida!

Nota: 9/10